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Exercícios sobre o DIP

Exercícios de História do Brasil

Com a criação do DIP, Vargas pretendia irradiar seus feitos à frente da ditadura do Estado Novo e garantir a censura aos meios de comunicação. Publicado por: Tales dos Santos Pinto
questão 1

A partir de 1942 e estendendo-se até o final do Estado Novo, o Ministro do Trabalho, Indústria e Comércio de Getúlio Vargas falou aos ouvintes da Rádio Nacional semanalmente, por dez minutos, no programa “Hora do Brasil”. O objetivo declarado do governo era esclarecer os trabalhadores acerca das inovações na legislação de proteção ao trabalho.

GOMES, A. C. A invenção do trabalhismo. Rio de Janeiro: IUPERJ / Vértice. São Paulo: Revista dos Tribunais, 1988 (adaptado).

A criação do programa “Hora do Brasil” foi realizada pelo Departamento de Imprensa e Propaganda, que não tinha dentre seus objetivos:

a) praticar a censura contra as ideias contrárias ao Estado Novo de Vargas.

b) desvincular a imagem do presidente dos artistas nacionalmente famosos.

c) produzir a propaganda de enaltecimento de Getúlio Vargas.

d) colocar Vargas como doador dos benefícios trabalhistas.

e) utilizar o rádio como instrumento principal da propaganda do governo.

questão 2

(UFMG) “Em 1934, Getúlio Vargas criou o Departamento de Propaganda e Difusão Cultural junto ao Ministério da Justiça, esvaziando o Ministério da Educação não só da propaganda, mas também do rádio e do cinema. A decisão tinha como objetivo colocar os meios de comunicação de massa a serviço direto do poder executivo, iniciativa que tinha inspiração direta no recém-criado Ministério da propaganda alemão. Este foi o embrião do DIP [...] Em 1939, as atribuições do extinto Departamento de Propaganda e Difusão Cultural passaram para o Departamento de Imprensa e Propaganda, criado nesse ano.”

CAPELATO, Maria Helena. Propaganda Política e Controle dos Meios de Comunicação. ln: PANDOLFI, Dulce. (Org.)."Repensando o Estado Novo". Rio de Janeiro: Ed. FGV, 1999. p.172.

Com base nessas informações, é CORRETO afirmar que, durante o Estado Novo, o Departamento de Imprensa e Propaganda — DIP foi responsável pela

a) ampliação do raio de atuação do Estado e das suas formas de intervenção no âmbito da cultura.

b) desativação do sistema de comunicação encarregado da difusão das diretrizes econômicas do regime.

c) restrição à utilização do rádio e da imprensa para a difusão da propaganda política estado-novista.

d) utilização da cultura como um instrumento a serviço da divulgação dos ideais democráticos.

questão 3

Leia o trecho do Decreto-Lei nº 1.949, de 30 de dezembro de 1939.

CAPÍTULO I

DA IMPRENSA

Art. 2º Aos jornais e quaisquer publicações periódicas cumpre contribuir, por meio de artigos, comentários, editoriais e toda a espécie de noticiário, para a obra de esclarecimento da opinião popular em torno dos planos de reconstrução material e de reerguimento nacional.

Art. 3º A Divisão de Imprensa será assistida, no exercício de suas atribuições, como nos casos de aplicação de penalidades às empresas jornalísticas, por um Conselho Nacional de Imprensa, composto de seis membros, sendo três nomeados livremente pelo Presidente da República dentre jornalistas profissionais de notória reputação, e os demais eleitos, respectivamente, como delegados, em assembleias gerais convocadas para esse fim, pela Associação Brasileira de Imprensa, pelo Sindicato dos Proprietários de Jornais e Revistas do Rio de Janeiro e pelo Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Rio de Janeiro, até que estejam constituídas as Federações correspondentes.

O Decreto-Lei de criação do Departamento de Imprensa e Propaganda (DIP), promulgado por Getúlio Vargas, em seus artigos 2º e 3º, indica duas das principais atribuições do DIP, que eram:

a) enaltecer o regime e censurar os meios de comunicação.

b) enaltecer o regime e garantir a liberdade de imprensa.

c) permitir a crítica ao regime e a livre participação dos jornalistas no departamento.

d) garantir a comunicação popular e a representação de jornalistas no aparelho de Estado.

questão 4

“O rádio é o maior fator de expansão cultural e de educação cívica dos nossos tempos, pois com a facilidade de penetração e a rapidez da divulgação das ideias, vencendo o espaço e o tempo, para atingir os mais longínquos rincões da terra brasileira, leva em suas ondas misteriosas e encantadoras a palpitação e a certeza do progresso, divulgando os acontecimentos marcantes da civilização que se verificam nos centros mais adiantados do mundo, mantendo unidos, pelo contato direto e permanente de seus elementos vitais, os pontos mais afastados do território pátrio.”

SILVEIRA, Décio Pacheco. Revista Cultura Política, 1941.

Sobre a utilização do rádio pelo Departamento de Imprensa e Propaganda, é incorreto afirmar:

a) que foi criado o programa Hora do Brasil.

b) que servia como veículo de propagação de discursos de Vargas e seus ministros.

c) que apresentava diversos nomes da música nacional, como Carmem Miranda e Francisco Alves.

d) que o rádio naquela época não era popular, o que dificultava a sua utilização como meio de comunicação de massa.

respostas
Questão 1

Letra B. Ao contrário do que afirma a alternativa b, Getúlio Vargas pretendeu através do DIP vincular sua imagem aos artistas nacionalmente reconhecidos para dessa forma apresentar uma imagem positiva de si próprio, apesar de ser um ditador.

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Questão 2

Letra A. Com a criação do DIP, o Estado Novo de Vargas ampliou ainda mais o raio de atuação de sua máquina de propaganda política, além de exercer uma rígida censura sobre os meios de comunicação do país.

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Questão 3

Letra A. Com discurso de divulgar os planos de reconstrução material e de reerguimento nacional, Vargas pretendia enaltecer os feitos de seu regime, já com a aplicação de penalidades às empresas jornalísticas pela Divisão de Imprensa, garantir o exercício da censura.

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Questão 4

Letra D. O rádio já era à época popular no Brasil, motivo pelo qual foi escolhido como meio de comunicação pela ditadura varguista.

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