Topo
pesquisar

Exercícios sobre Dom Pedro II

Exercícios de História do Brasil

Com estes exercícios sobre Dom Pedro II, você poderá avaliar os seus conhecimentos a respeito do segundo imperador do Brasil e de seu respectivo reinado. Publicado por: Cláudio Fernandes
questão 1

(Mackenzie) O Golpe da Maioridade, que colocou Pedro II no trono em 1840, representou:

a) a vitória dos liberais, que retornaram ao governo, convidados para formar o primeiro ministério do Segundo Reinado.

b) a ascensão dos conservadores afastados do poder desde o Avanço Liberal.

c) o enfraquecimento do regime monárquico e o crescimento do republicanismo.

d) o declínio da aristocracia rural, já que o novo governo não apoiava a manutenção de seus privilégios.

e) o fortalecimento da democracia, fato comprovado na primeira eleição do Segundo Reinado, a "eleição do cacete".

questão 2

O imperador Dom Pedro II, além da ascendência da aristocracia dos Bragança, de Portugal, estava também vinculado à qual outra casa aristocrática?

a) à casa de Mônaco.

b) à casa de Napoleão.

c) à casa dos Tudor.

d) à casa dos Habsburgo.

e) à casa dos Stuart

questão 3

(PUC-MG) No Brasil, D. Pedro II, durante o Segundo Reinado, manteve uma estrutura burocrático-administrativa muito centralizada, pois, EXCETO:

a) os juízes de paz, eleitos localmente, tiveram parte de seu poder absorvido pelos delegados de polícia nomeados pelo ministério da Justiça.

b) as despesas provinciais estavam incluídas no orçamento geral do Império, ficando o Presidente de Província com as suas funções limitadas.

c) os senadores e deputados das províncias eram nomeados pelo Imperador por meio do Poder Moderador, limitando assim a sua atuação.

d) a arrecadação de impostos estava diretamente submetida ao arbítrio central, impossibilitando que as províncias pudessem executar uma política fiscal própria.

e) as Assembleias Provinciais possuíam pequeno poder efetivo considerando a rigidez da estrutura burocrática do governo imperial.

questão 4

Uma das características de Dom Pedro II como pessoa, e não como chefe de Estado, era:

a) o gosto por rinhas de galos.

b) a prática de esportes, como boxe e regata.

c) a prática de escalada em montanhas.

d) a aversão a viagens a lugares históricos, como as Pirâmides do Egito.

e) o gosto pelas artes em geral, incluindo a fotografia.

respostas
Questão 1

Letra A

Esse golpe antecipou a ascensão de Pedro II ao trono e possibilitou que a junta liberal que o acercava voltasse ao poder e preparasse o terreno para o governo do jovem monarca.

Voltar a questão
Questão 2

Letra D

Dom Pedro II era filho de Leopoldina da Áustria, arquiduquesa, filha do imperador austríaco Francisco II e irmã de Maria Luísa, que foi esposa de Napoleão Bonaparte. Portanto, Dom Pedro II também descendia da casa dos Habsburgo.

Voltar a questão
Questão 3

Letra C

Entre as limitações do Poder Moderador, na época em que Dom Pedro II exercia-o, estava o impedimento de nomear deputados e senadores das províncias do Brasil. Todavia, era concedido ao imperador o poder de dissolver a Câmara dos deputados, aos moldes do parlamentarismo monárquico.

Voltar a questão
Questão 4

Letra E

Dom Pedro II não foi apenas um grande apreciador de artes em geral, mas era também muito entusiasmado com inovações tecnológicas que estavam na esteira das artes, como era o caso da fotografia, no fim do século XIX. Segundo o historiador Pedro Karnap Vasquez, Dom Pedro II chegou a levar um acervo de mais de 25 mil fotografias para a Biblioteca Nacional durante o período em que foi imperador.

Voltar a questão
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
artigo
relacionado
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Exercícios Brasil Escola