Topo
pesquisar

Exercícios sobre a Era Vargas – 2º período

Exercícios de História do Brasil

A lista de exercícios do segundo período da Era Vargas o auxiliará a aprofundar seus conhecimentos sobre um dos mais importantes presidentes do Brasil. Publicado por: Tales dos Santos Pinto
questão 1

O chamado governo democrático de Getúlio Vargas (1951-1954) ocorreu em um contexto mundial de tensão causado pela Guerra Fria. Explique sucintamente como Vargas tentou conciliar os interesses decorrentes deste conflito na política brasileira.

questão 2

 Em seu segundo governo, Getúlio Vargas sofreu uma forte pressão política por parte de setores conservadores da sociedade. O principal partido que polarizou esta oposição foi a União Democrática Nacional, a UDN, que tinha como mais destacado líder:

  1. João Goulart.

  2. Café Filho.

  3. Luís Carlos Prestes.

  4. Carlos Lacerda.

  5. Juscelino Kubitschek.

questão 3

(Cesgranrio - RJ) A eleição, em 1950, de Getúlio Vargas para um novo mandato presidencial apresentou um dos momentos mais representativos do chamado Estado populista, porque Vargas:

  1. fora eleito com o apoio do grande capital conservador, interessado em conter o avanço das camadas populares e a entrada de capital estrangeiro.
  2. inverteu a política econômica que vinha sendo seguida pelo governo Dutra, liberando as importações e a remessa de lucros pelas empresas estrangeiras.
  3. buscava apoio das massas populares para os seus programas econômicos, através de suas ligações com o movimento trabalhista.
  4. esvaziou, em definitivo, o partido que lhe fazia oposição desde o Estado Novo, ao derrotar o candidato da UDN.
  5. foi beneficiário do clima de conciliação nacional, reunindo todas as forças políticas, aterrorizadas pela Guerra Fria.
questão 4

Durante o Governo Vargas (1951-1954) foi organizada uma Comissão Mista Brasil-EUA com o objetivo de definir as diretrizes da política econômica brasileira. Dos trabalhos desta comissão resultou a criação:

  1. da Sudene.
  2. da Eletrobrás.
  3. do BNDE.
  4. da Petrobras.
  5. da Hidrelétrica de São Francisco.
respostas
Questão 1

A tentativa de conciliação de Vargas esse baseava em adequar sua política aos interesses dos liberais, de um lado, e dos nacionalistas, de outro. O “Estado de Compromisso” manteria condições de funcionamento econômico que servissem aos liberais, como a abertura aos investimentos estrangeiros. Agradando os nacionalistas, criou a Petrobrás e a Eletrobrás, como garantia para a industrialização. Ainda nomeou João Goulart como ministro do Trabalho, que defendia o aumento do salário mínimo. O resultado da tentativa de conciliação foi seu suicídio em 1954, cometido em decorrência da pressão política que sofria.

Voltar a questão
Questão 2

letra d. O jornalista Carlos Lacerda se notabilizou na oposição a Vargas, acusando o governo do então presidente de promover a esquerdização do país. Lacerda sofreu um atentado a tiros em 1954 que intensificou os conflitos políticos no país.

Voltar a questão
Questão 3

letra c. A eleição de Vargas se construiu sobre a imagem criada enquanto ditador, de “Pai dos Pobres” e também com o controle que exercia sobre os sindicatos, que garantia a inserção de seus projetos econômicos entre as massas trabalhadoras do Brasil.

Voltar a questão
Questão 4

letra c. O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico (BNDE), resultado dos trabalhados desta comissão, foi constituído para ser o órgão formulador e executor da política nacional de desenvolvimento econômico, investindo principalmente em infraestrutura e na criação de empresas estatais.

Voltar a questão
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Exercícios Brasil Escola