Topo
pesquisar

Exercícios sobre feminismo no Brasil

Exercícios de História do Brasil

Com estes exercícios sobre feminismo no Brasil, você pode testar os seus conhecimentos a respeito da luta das mulheres ao longo da história do país. Publicado por: Cláudio Fernandes
questão 1

(UFRN) O texto abaixo analisa as relações entre o homem e a mulher no Brasil, no período da Colônia e do Império.

Muitas mulheres foram enclausuradas, desprezadas, vigiadas, espancadas, perseguidas. Em contrapartida, várias reagiram às violências que sofriam. Parte da população feminina livre esteve sob o poder dos homens, outra parte rompeu uniões indesejáveis e tornou-se senhora do próprio destino. As práticas consideradas "mágicas" foram uma das maneiras pelas quais as mulheres enfrentaram as contrariedades do cotidiano. Chegaram até mesmo a causar temor entre os homens. Acreditava-se que as "feiticeiras" tinham o poder de "cura" ou o poder sobre o amor e a fertilidade masculina e feminina através de "poções mágicas". (Adaptado de: MOTA, Myriam Becho; BRAICK, Patrícia Ramos. História: das cavernas ao terceiro milênio. São Paulo: Moderna, 1997. p. 239.)

A partir do texto, é possível concluir que, na sociedade brasileira colonial e imperial,

a) as mulheres ocupavam o centro decisório das famílias, mesmo que homens praticassem atos violentos contra elas, ferindo o estabelecido pela lei.

b) o modelo de família patriarcal, apesar de dominante, era subvertido por vários procedimentos adotados pelas mulheres.

c) o rompimento de uma relação matrimonial por parte da mulher era considerado um ato de feitiçaria, passível de punição pela Inquisição católica.

d) as mulheres tinham poder de decisão quanto ao número de filhos, satisfazendo, assim, o modelo feminino característico da sociedade patriarcal.

questão 2

No contexto do início da Era Vargas, a figura de Carlota Pereira de Queirós foi importante porque:

a) foi a esposa de Getúlio Vargas.

b) ajudou a criar a escola literária do parnasianismo.

c) foi a primeira mulher a conseguir publicar um livro no Brasil.

d) foi a primeira mulher a ser eleita deputada federal, em 1934.

e) nenhuma das alternativas.

questão 3

(ENEM – 2013)

Na imagem, da década de 1930, há uma crítica à conquista de um direito pelas mulheres, relacionado com a:

a) redivisão do trabalho doméstico

b) liberdade de orientação sexual

c) garantia da equiparação salarial

d) aprovação do direito ao divórcio

e) obtenção da participação eleitoral

questão 4

Antes da Revolução de 1930, o Partido Republicano do Rio Grande do Norte conseguiu lançar a candidatura e eleger, pela primeira vez na história do Brasil, a primeira mulher para um cargo político, o de prefeita do município de Lajes, em 1929. Essa mulher era:

a) Janete Clair

b) Patrícia Galvão

c) Carlota Pereira de Queirós

d) Maria Bonita

e) Alzira Soriano

respostas
Questão 1

Letra B

Parte da população feminina no Brasil Colonial conseguia desvencilhar-se da estrutura de relações do modelo patriarcal, assumindo uma postura diferente daquela recomendada e apreciada, prezando pela independência e pela insubordinação com relação à autoridade masculina.

Voltar a questão
Questão 2

Letra D

Carlota Pereira foi a primeira parlamentar brasileira, tendo participado da Constituinte de 1934, que inauguraria a fase constitucional da Era Vargas.

Voltar a questão
Questão 3

Letra E

A caricatura da imagem retrata, entre outras coisas, a pressão que as mulheres exerciam no início da Era Vargas para terem os direitos eleitorais de votar e candidatar-se a cargos políticos.

Voltar a questão
Questão 4

Letra E

Alzira Soriano foi a primeira mulher a ser eleita no Brasil, antes mesmo de Carlota Pereira Queirós. Sua candidatura foi lançada pelo Partido Republicano potiguar com base em um mandado de segurança que a escritora e advogada mineira Mietta Santigo havia elaborado um ano antes para concorrer a um cargo político em seu estado. O mandado de segurança interpretava o artigo 70 da Constituição de 1891 como favorável à candidatura de mulheres, haja vista que não havia especificação de gênero.

Voltar a questão
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
artigo
relacionado
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Exercícios Brasil Escola