Topo
pesquisar

Exercícios sobre França Antártica

Exercícios de História do Brasil

Teste os seus conhecimentos: Faça exercícios sobre França Antártica e veja a resolução comentada. Publicado por: Rainer Gonçalves Sousa
questão 1

Explique que contestação era feita por Francisco I, rei da França, quando perguntou sobre o “testamento de Adão” para o papa Alexandre VI.

questão 2

Identifique as motivações que levaram os franceses a invadirem o litoral brasileiro durante o período Pré-Colonial, entre 1500 e 1530.

questão 3

Sobre a França Antártica, responda as seguintes questões:

a) Em que região a França Antártica foi formada?

b) Qual a grande motivação dos franceses para promoverem essa invasão no território brasileiro?

questão 4

Qual a relação existente entre a Confederação dos Tamoios e o processo de ocupação ao Brasil realizado pelos franceses?

questão 5

Descreva brevemente as ações tomadas pelo governo de Mem de Sá que resultaram na expulsão dos franceses do Rio de Janeiro.

respostas
Questão 1

Nesse período, o governo francês questionava a validade do tratado de Tordesilhas, que dividiu o território colonial entre Portugal e Espanha. Sob o contexto das disputas mercantilistas, a França não só promove a validade desse acordo diplomático, bem como promove invasões aos territórios colonizados pelos ibéricos, principalmente na costa brasileira.

Voltar a questão
Questão 2

Nessa fase, os franceses aproveitaram a ausência de uma ocupação efetiva dos portugueses no litoral do Brasil para realizarem o contrabando de pau-brasil junto aos nativos aqui fixados. Em tal período, o pau-brasil se mostrava como um produto de grande valia no mercado europeu por conta de sua tinta vermelha empregada na coloração de tecidos e no uso de sua madeira para a construção de residências, embarcações e móveis.

Voltar a questão
Questão 3

a) A França Antártica foi formada na região da Baía de Guanabara, no Rio de Janeiro, e envolveu também a ocupação das ilhas de Paranapuã e Sergipe, conhecidas hoje como as ilhas do Governador e Villegaignon, respectivamente.  

b) O grupo de franceses envolvidos neste episódio de invasão ao Brasil tentava escapar dos conflitos religiosos ocorridos em sue país de origem. Na época, os protestantes franceses, também conhecidos como huguenotes, fugiram da perseguição católica oficialmente instituída. Desse modo, esperavam organizar aqui no Brasil onde pudessem exercer sua opção religiosa livremente.

Voltar a questão
Questão 4

Na mesma época em que os franceses ocupavam o território fluminense, um grupo de nações indígenas se uniu com o objetivo de lutar contra a ocupação portuguesa ao território brasileiro. Com união de forças entre os franceses e indígenas, Portugal enfrentou maiores dificuldades para conseguir resgatar a invasão que se realizava no litoral do Rio de Janeiro.

Voltar a questão
Questão 5

Durante o governo de Mem de Sá, uma primeira vitória foi conseguida através do apaziguamento que os jesuítas promoveram juntos aos índios envolvidos com a Confederação dos Tamoios. Logo em seguida, solicitando o envio de reforços de Portugal e consolidando o apoio dos índios termiminós, o governador-geral conseguiu vencer este confronto. Logo em seguida, um foco de colonização lusitana foi fundado na região do Rio de Janeiro. 

Voltar a questão
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
artigo
relacionado
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Exercícios Brasil Escola