Topo
pesquisar

Exercícios sobre o golpe da maioridade

Exercícios de História do Brasil

Teste os seus conhecimentos: Faça exercícios sobre o golpe da maioridade e veja a resolução comentada. Publicado por: Rainer Gonçalves Sousa
questão 1

Qual partido controlou o cenário político nacional durante o período regencial? E quais eram suas características mais importantes?

questão 2

Descreva brevemente a situação política do país ao fim do período regencial.

questão 3

Em meio às conturbações do período, como os liberais aproveitaram do momento para conquistar maior espaço no governo imperial?

questão 4

A chegada de Dom Pedro II ao poder veio a configurar uma séria transformação do cenário político brasileiro da época? Justifique a sua resposta.

questão 5

O golpe da maioridade, datado de julho de 1840 e que elevou D. Pedro II a imperador do Brasil, foi justificado como sendo:

 

a) uma estratégia para manter a unidade nacional, abalada pelas sucessivas rebeliões provinciais;

b) o único caminho para que o país alcançasse novo patamar de desenvolvimento econômico e social;

c) a melhor saída para impedir que o partido Liberal dominasse a política nacional;

d) a forma mais viável para o governo aceitar a proclamação da República e a abolição da escravatura;

e) uma estratégia para impedir a instalação de um governo ditatorial e simpatizante do socialismo utópico.

respostas
Questão 1

Os conservadores controlaram o cenário político nacional, visto que elegeram os dois regentes que assumiram durante o período das regências unas. Entre outras determinações, os conservadores defendiam a autoridade imperial, o cumprimento irrestrito das determinações presentes na Constituição de 1824 e a promoção de um governo fortemente centralizado.

Voltar a questão
Questão 2

Nos últimos anos da década de 1830, o país estava tomado por uma série de revoltas que ameaçavam a autoridade imperial e a manutenção da integridade do território brasileiro. Deste modo, os conservadores enfrentavam sérias dificuldades para impor sua autoridade contra os grupos políticos e diversas rebeliões.

Voltar a questão
Questão 3

Visando tomar o lugar dos conservadores, os liberais passaram a organizar um movimento que defendia a imediata antecipação da maioridade do futuro imperador Dom Pedro II. No ano de 1840, fundaram o Clube da Maioridade e passaram a disseminar a chegada de D. Pedro II como uma solução viável para os diversos problemas que agitavam o país naquela época.

Voltar a questão
Questão 4

Não, porque os liberais e conservadores, apesar de suas divergências políticas, integravam uma mesma parcela da sociedade daquela época. Em sua maioria, estes eram grandes proprietários de terra e comerciantes que se beneficiavam muito com a estrutura política excludente e a manutenção da ordem escravista.

Voltar a questão
Questão 5

Letra A. Entre as várias justificativas encontradas em favor do Golpe da Maioridade, os liberais afirmavam que a chegada de Dom Pedro II ao poder seria uma forma de se garantir a contenção dos vários movimentos, revoltas e crises que ameaçaram a unidade do território brasileiro.

Voltar a questão
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
artigo
relacionado
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Exercícios Brasil Escola