Topo
pesquisar

Exercícios sobre o governo Dutra

Exercícios de História do Brasil

Surgido ao fim do Estado Novo, o governo Dutra inaugurou um curto período de democracia no Brasil. Publicado por: Tales dos Santos Pinto
questão 1

Durante o governo Dutra (1946-1951) a política externa brasileira sofreu mudanças em relação à praticada durante o Estado Novo. Neste caso, podemos dizer que a afirmativa incorreta sobre as características da política externa é:

  1. No contexto da Guerra Fria, o Brasil se alinhou aos EUA, como medida para impedir a influência da URSS sobre os países do continente.
  2. A assinatura do Tratado Interamericano de Assistência Recíproca (TIAR).
  3. A participação na criação da Organização dos Estados Americanos (OEA), através da assinatura da Carta de Bogotá.
  4. O fim das relações diplomáticas com a União Soviética.
  5.  A adoção de uma política externa distante da influência dos EUA, com o objetivo de desenvolver uma política imperialista brasileira junto aos países subdesenvolvidos, em especial na América Latina.
Ver Resposta
questão 2

Explique o que foi o Plano Salte e qual seu impacto na sociedade brasileira.

Ver Resposta
questão 3

O general Eurico Gaspar Dutra foi eleito presidente em 1945, após uma articulação política comandada por Getúlio Vargas, junto às forças que o apoiaram durante o Estado Novo. Por sua vez, Dutra pretendeu dar uma nova dinâmica econômica ao país, abrindo o mercado nacional para a entrada de mercadorias importadas. No aspecto político, Dutra promulgou uma nova Constituição ampliando alguns direitos, como, por exemplo, o voto direto para eleição de representantes.

Em relação ao governo Dutra, analise as seguintes afirmações:

I – Durante seu governo, Dutra colocou o Partido Comunista na ilegalidade e todos os funcionários públicos pertencentes ao mesmo partido foram exonerados de seus cargos;

II – Pela Constituição promulgada em 1946, decidiu-se que militares e analfabetos poderiam votar, o voto feminino foi mantido e sua idade mínima reduzida para os 18 anos de idade;

III – Por ser um mercado consumidor de grande interesse, o Brasil absorveu uma significativa quantidade de bens de consumo, principalmente dos Estados Unidos;

IV – Durante o governo de Dutra, o Brasil anunciou o rompimento de suas relações diplomáticas com a União Soviética.

Está(ão) incorreta(s) a(s) afirmativa(s):

  1. II e IV
  2. I e II
  3. I e III
  4. Apenas a afirmativa III
  5. Apenas a afirmativa II.
Ver Resposta
questão 4

(FGV-SP) A gestão do presidente Eurico Gaspar Dutra foi marcada pela adoção de medidas que visavam à modernização das instituições políticos-administrativas. Entre estas mudanças, pode ser destacada:

  1. a aprovação de uma nova constituição que, embora seguisse princípios liberais e democráticos, mantinha a proibição ao direito de voto das mulheres.
  2. a aproximação com a União Soviética, em função do enorme prestígio dos parlamentares ligados ao PCB.
  3. a extinção do corporativismo, com a regulamentação das centrais sindicais livres da tutela do Estado.
  4. a implantação de um plano de metas (Plano Salte) que visava a atender às necessidades da industrialização e do abastecimento doméstico.
  5. a recusa na participação na Organização dos Estados Americanos, por considerá-la um instrumento de consolidação da hegemonia norte-americana na América Latina.
Ver Resposta
respostas
Questão 1

Letra E. O Brasil durante o governo Dutra não buscou uma política externa fora da influência estadunidense. Pelo contrário, o que houve foi um alinhamento à politica externa dos EUA no contexto da Guerra Fria.

Voltar a questão
Questão 2

O Plano Salte foi um plano de metas elaborado pelo governo de Gaspar Dutra com vistas à reorganização dos gastos estatais nas áreas de saúde, alimentação, transporte e energia. Apesar de não conseguir cumprir com todas as propostas expressas no Plano, o país conseguiu crescer a uma taxa média de 6% ao ano. Entretanto, este crescimento foi afetado negativamente pelo uso das reservas cambiais e pela expansão da dívida externa.

Voltar a questão
Questão 3

Letra E. Apesar de manter o voto feminino, a Constituição de 1946 proibia o voto de militares e analfabetos.

Voltar a questão
Questão 4

Letra D. O Plano Salte foi a principal medida do governo Dutra para incentivar a economia nacional e reorganizar os gastos públicos, buscando resolver os problemas na saúde, alimentação, transporte e energia. Entretanto, o plano foi um fracasso.

Voltar a questão
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
artigo
relacionado
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Exercícios Brasil Escola