Topo
pesquisar

Exercícios sobre o Governo Figueiredo

Exercícios de História do Brasil

Lembre-se do processo de abertura política e crise econômica para realizar os exercícios sobre o Governo Figueiredo. Publicado por: Tales dos Santos Pinto
questão 1

(Unicamp-SP) O movimento pelas Diretas Já provocou uma das maiores mobilizações populares na história recente do Brasil, tendo contado com a cobertura nos principais jornais do país. Assinale a alternativa correta.

a) O movimento pelas Diretas Já, baseado na emenda constitucional proposta pelo deputado Dante de Oliveira, exigia a antecipação das eleições gerais para deputados, senadores, governadores e prefeitos.

b) O fato de que os protestos populares pelas Diretas Já pudessem ser veiculados nas páginas dos jornais indica que o governo vigente, ao evitar censurar a imprensa, mostrava-se favorável às eleições diretas para presidente.

c) O movimento pelas Diretas Já exigia que as eleições presidenciais de 1985 ocorressem não de forma indireta, via Colégio Eleitoral, mas de forma direta por meio do voto popular.

d) As manifestações populares pelas Diretas Já consistiram nas primeiras marchas e protestos civis no espaço público desde a instituição do AI-5, em dezembro de 1968. 

questão 2

(Cftmg-MG) A Lei da Anistia, de 1979, teve como significado político a(o)

a) alteração na ordem constitucional para perpetuar os mecanismos de controle estatal.

b) regulamentação legal da violência praticada pelo Estado contra os opositores do governo.

c) engajamento da população na defesa das reformas de base propostas pelos trabalhadores e estudantes.

d) desdobramento do processo de abertura política, marcado pelas lutas contra a limitação das liberdades democráticas. 

questão 3

Continuando o processo de abertura política da ditadura militar, João Batista Figueiredo realizou uma grande reforma partidária que substituiu o bipartidarismo de tempos da ditadura pelo pluripartidarismo. Sobre esses partidos, podemos afirmar que:

a) da Arena surgiu o PFL; do MDB, o PMDB; surgindo ainda o PT, o PDT e o PP.

b) da Arena surgiu o PDS; do MDB, o PMDB; aparecendo ainda o PSDB, o DEM e o PT.

c) da Arena surgiu o PDS; do MDB, o PMDB; formando-se ainda o PT, o PDT e o PP.

d) da Arena surgiu o PFL; do MDB, o PMDB; formando-se ainda o PT, o PSDB e o Prona.

e) da Arena surgiu o PFL; do MDB, o PMDB; formando-se ainda o PT, o PSTU e o PSB.

questão 4

O governo de João Batista Figueiredo economicamente teve que enfrentar diversos problemas e crises, marcando o fim do chamado “milagre econômico brasileiro”, cujas causas foram tanto de ordem interna quanto externa. Dentre as últimas, podemos destacar:

a) a moratória do México, em 1982, e a estagflação nos EUA.

b) a moratória do México, em 1982, e a crise do petróleo, em 1979.

c) a crise do petróleo, em 1974, e a queda das bolsas de valores na Rússia.

d) a recessão inglesa no início da década de 1980 e a moratória do México em 1982.

e) a estagflação nos EUA e as consequências do neoliberalismo no Chile.

respostas
Questão 1

Letra C. O objetivo principal das Diretas Já era a realização de eleições diretas para a presidência da República, já que tal tipo de eleição era feito indiretamente pelo Colégio Eleitoral, mas a proposta não foi aceita. Porém, as manifestações não foram as primeiras desde o AI-5, já que houve greves em 1978 e 1979, por exemplo.

Voltar a questão
Questão 2

Letra D. A Lei de Anistia foi um dos elementos que compuseram a chamada “distensão lenta, gradual e segura” do fim da ditadura militar. A Lei de Anistia permitiu que os torturadores não fossem julgados e presos, bem como permitiu a volta ao Brasil de opositores ao regime que haviam sido exilados do país.

Voltar a questão
Questão 3

Letra C. Com a reforma e o pluripartidarismo, novas siglas foram constituídas. A primeira eleição com elas no páreo ocorreu em 1982. Porém, não foi possível realizar eleições diretas para presidente em 1985.

Voltar a questão
Questão 4

Letra B. A moratória mexicana levou investidores a diminuírem os capitais destinados ao Brasil. Antes, a crise do Petróleo de 1979 resultou em desequilíbrio nas contas externas brasileiras.

Voltar a questão
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
artigo
relacionado
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Exercícios Brasil Escola