Topo
pesquisar

Exercícios sobre o governo João Goulart

Exercícios de História do Brasil

Esta lista de exercícios apresenta questões sobre o governo de João Goulart, um período de extrema tensão política na história da República do Brasil. Publicado por: Tales dos Santos Pinto
questão 1

(Santa Casa-SP) Após a renúncia de Jânio Quadros, em 25 de agosto de 1961, os ministros militares julgaram inconveniente à segurança nacional o regresso do presidente João Goulart (então no estrangeiro) ao Brasil, a fim de tomar posse. Temendo a deflagração de uma guerra civil ou golpe militar, o Congresso contornou a crise aprovando um Ato Adicional à Constituição de 1946, para limitar os poderes do novo presidente. Por esse Ato Adicional:

  1. Foi instaurado o sistema parlamentarista de governo.
  2. O vice-presidente não seria mais considerado presidente do Congresso Nacional.
  3. Admitia-se a pena de morte para os casos de subversão.
  4. Instalava-se a Revolução de 1964
  5. Estabeleceu-se o Ato Institucional nº 5, e o Congresso entrou em recesso.
questão 2

(UFMG) No Nordeste do Brasil, desde 1955, a luta pela terra assumiu a importância de luta política. Nesse ano surgiu, no município de Vitória de Santo Antão, a Sociedade Agrícola e Pecuária dos Plantadores, mais tarde denominada Ligas Camponesas. As ligas Camponesas constituíram, sob a liderança de Francisco Julião, o centro de mobilização popular no campo.

Buscando solucionar o problema agrário, o governo João Goulart tomou, a partir de 1963, algumas medidas concretas.

  1. Apresente uma das medidas adotadas pelo Governo João Goulart que visavam à resolução o problema agrário no Brasil.
  2. Cite duas dificuldades encontradas pelo governo na implantação dessas medidas.
  3. Apresente a posição das Ligas camponesas
questão 3

O governo João Goulart representou um período de intensa tensão política no Brasil, levando o país à beira de uma guerra civil. Associe corretamente, em uma única alternativa, as duas colunas abaixo, que tratam sobre este período.

1 - Marcha da Família com Deus Pela Liberdade

I - Medidas de alteração constitucional, agrária, fiscal e administrativa.

2 - Comício da Central do Brasil

II - Movimento a favor da posse de João Goulart como presidente após a renúncia de Jânio Quadros.

3 - Reformas de Base

III - Ação que buscava influenciar a opinião pública contra as medidas tomadas por João Goulart

4 - Campanha da Legalidade

IV - Ação que buscava criar apoio popular às Reformas de Base

  1. 1-IV; 2-III; 3-I; 4-II
  2. 1-II; 2-IV; 3-I; 4-III
  3. 1-III; 2-IV; 3-I; 4-II
  4. 1-II; 2-III; 3-I; 4-IV
questão 4

(UFPE) A renúncia de Jânio Quadros causou transtornos políticos que abalaram o Congresso Nacional. A solução encontrada, para a posse de João Goulart na presidência, em 1961:

  1. conseguiu harmonizar os interesses e afastar as dificuldades políticas, com Tancredo Neves, político da UDN, como primeiro-ministro.
  2. não teve a participação de militares; mas, apenas, do partido político mais forte, a UDN, sob a liderança de Tancredo Neves.
  3. não conseguiu desfazer as tensões políticas por inteiro, sobretudo a insatisfação de grupos da burguesia e de militares que temiam as propostas defendidas por Jango.
  4. não teve a participação de forças de esquerda, em razão das relações que o novo presidente tinha com o varguismo.
  5. teve amplo apoio dos militares mais expressivos politicamente e dos partidos políticos de ideologia liberal, como a UDN e o PSD.
respostas
Questão 1

Letra A. Para garantir a posse de João Goulart, o Congresso adotou o parlamentarismo, diminuindo os poderes do presidente.

Voltar a questão
Questão 2

Letra A: Uma das medidas propostas por João Goulart era a Reforma Agrária, sendo que o presidente chegou a decretar, em 1963, que as terras subutilizadas estariam disponíveis para a distribuição aos trabalhadores rurais.

Letra B: Uma foi a oposição do Congresso Nacional em apoiar a Reforma Agrária. A outra foi o apoio popular à Reforma que desagradava tanto as elites agrárias, que detinham um forte poder político no país, quanto os setores conservadores do exército, que viam nesta movimentação um caminho para a esquerdização do país.

Letra C: As Ligas Camponesas eram a favor da Reforma Agrária, transformando-se em um movimento nacional pela redistribuição de terras. Passaram a ocupar as terras e um dos seus lemas era “Reforma Agrária: na lei ou na marra”.

Voltar a questão
Questão 3
Questão 4

Letra C. A medida encontrada pelo Congresso Nacional, o parlamentarismo, não foi suficiente para superar a polarização política do governo de Jango, já que a burguesia e a os militares orquestraram o golpe de 1964, após Jango apresentar suas Reformas de Base.

Voltar a questão
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
artigo
relacionado
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Exercícios Brasil Escola