Exercícios sobre a Guerra da Cisplatina

Teste os seus conhecimentos: Faça exercícios sobre a Guerra da Cisplatina e veja a resolução comentada. Publicado por: Rainer Gonçalves Sousa
Questão 1

Defina o contexto em que a região da Cisplatina foi incorporada ao território brasileiro.

Ver resposta
Resposta

Antes da independência, o imperador D. João VI realizou a anexação desse território como meio de se evitar uma possível invasão francesa ao território americano. Ao mesmo tempo, essa anexação foi realizada para atender aos anseios da rainha Carlota Joaquina, que ambicionava ser regente desse território originalmente controlado pelo seu irmão Fernando VII, rei da Espanha.

Questão 2

Quais as consequências que a ocupação da Cisplatina trouxe ao Brasil no período joanino.

Ver resposta
Resposta

Deixando a conquista territorial em segundo plano, podemos observar que o controle da Cisplatina não trouxe nenhuma vantagem significativa para o Brasil. Na verdade, para custear esse conflito, Dom João VI empregou uma alta quantidade de recursos financeiros. Além disso, impôs uma alta dos impostos que despertou a insatisfação de vários setores da população brasileira.

Questão 3

Estabeleça a relação existente entre o processo de independência brasileiro e a deflagração da Guerra da Cisplatina.

Ver resposta
Resposta

Oficializada a independência do Brasil, percebemos que diversas províncias do território ainda fiéis ao governo lusitano entraram em luta contra a autoridade de Dom Pedro I. Aproveitando de tal instabilidade, os moradores da região da Cisplatina aproveitaram do momento para articular um processo de independência da região.

Questão 4

De que modo a declaração de guerra contra a Cisplatina acabou prejudicando a imagem política de Dom Pedro I?

Ver resposta
Resposta

Do ponto de vista histórico e cultural, o envolvimento do Brasil nessa guerra era tida como desnecessária na medida em que a região era habitada por população de origem hispânica. Além disso, as dificuldades econômicas internas do Brasil indicavam que os gastos do conflito colocavam em  xeque o compromisso imperial em promover o desenvolvimento da economia nacional.