Topo
pesquisar

Exercícios sobre Inquisição no Brasil Colônia

Exercícios de História do Brasil

Por meio destes exercícios sobre Inquisição no Brasil Colônia, você poderá testar os seus conhecimentos a respeito da chegada e atuação do Tribunal do Santo Oficio no Brasil. Publicado por: Cláudio Fernandes
questão 1

O Brasil começou a ser colonizado efetivamente na década de 1530, quando foram aqui montados os primeiros Governos-Gerais. O processo de colonização exigiu, com o tempo, um aparato completo de controle da vida social, tal como havia na metrópole. Entre esse aparato, estava o Tribunal da Inquisição, que chegou no Brasil em:

a) 1534

b) 1591

c) 1640

d) 1555

e) 1570

questão 2

(ENEM-2009) No final do século XVI, na Bahia, Guiomar de Oliveira denunciou Antônia Nóbrega à Inquisição. Segundo o depoimento, esta lhe dava “uns pós não sabe de quê, e outros pós de osso de finado, os quais pós ela confessante deu a beber em vinho ao dito seu marido para ser seu amigo e serem bem-casados, e que todas estas coisas fez tendo-lhe dito a dita Antônia e ensinado que eram coisas diabólicas e que os diabos lha ensinaram”. (ARAÚJO, E. O teatro dos vícios. Transgressão e transigência na sociedade urbana colonial. Brasília: UnB/José Olympio, 1997.)

Do ponto de vista da Inquisição:

a) o problema dos métodos citados no trecho residia na dissimulação, que acabava por enganar o enfeitiçado.

b) o diabo era um concorrente poderoso da autoridade da Igreja e somente a justiça do fogo poderia eliminá-lo.

c) os ingredientes em decomposição das poções mágicas eram condenados porque afetavam a saúde da população.

d) as feiticeiras representavam séria ameaça à sociedade, pois eram perceptíveis suas tendências feministas.

e) os cristãos deviam preservar a instituição do casamento recorrendo exclusivamente aos ensinamentos da Igreja.

questão 3

Dos mais de mil acusados de práticas religiosas heréticas, a grande maioria encontrava-se na cidade do Rio de Janeiro. Entre as acusações, estava a prática de “judaizar”. Quem era suspeito de efetuar tal prática?

a) Escravos malês

b) Judeus hassídicos

c) Huguenotes

d) Cristãos-novos

e) Puritanos

questão 4

A partir do século XVI, a Igreja Católica teve um fortalecimento substantivo em Portugal, assim como na Espanha, o que se viu refletido na montagem do sistema colonial no Brasil, incluindo a implantação do Tribunal do Santo Ofício. Qual fator está ligado a esse fortalecimento do catolicismo português?

a) ao movimento místico dos carmelitas descalçados.

b) às imposições da Companhia de Jesus.

c) à influência do radicalismo islâmico dos mouros.

d) à Contrarreforma.

e) à Revolução dos Cravos.

respostas
Questão 1

Letra B

O Tribunal do Santo Ofício de Lisboa chegou ao Brasil no ano de 1591 e fez-se atuante em três cidades principais: Recife, Salvador e Rio de Janeiro.

Voltar a questão
Questão 2

Letra E

As práticas mágicas, associadas ao demonismo, eram comuns no Brasil Colonial. O caso em questão demonstra o uso de uma feitiçaria praticada por uma mulher com fins aplicáveis ao casamento. Como, para a Igreja Católica, o casamento é um sacramento, permeado de orientações doutrinais, as práticas mágicas eram inteiramente condenáveis.

Voltar a questão
Questão 3

Letra D

Os cristãos-novos vieram para o Brasil ainda no século XVI. Muitos deles foram denunciados ao Tribunal do Santo Ofício de Lisboa sob a acusação de “judaizar”, isto é, mesmo convertidos ao catolicismo, continuavam com as práticas ritualísticas do judaísmo tradicional – o que era considerado heresia.

Voltar a questão
Questão 4

Letra D

O movimento contrarreformista, desencadeado na segunda metade do século XVI, impulsionou reinos católicos, como Portugal e Espanha, a reafirmarem os fundamentos do catolicismo em seus territórios, quer na Metrópole, quer nas Colônias. O serviço dos jesuítas e do Tribunal do Santo Ofício (A Inquisição) estavam entre as ações empregadas pelo reino português.

Voltar a questão
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Exercícios Brasil Escola