Topo
pesquisar

Exercícios sobre Insurreição Pernambucana

Exercícios de História do Brasil

Teste os seus conhecimentos: Faça exercícios sobre Insurreição Pernambucana e veja a resolução comentada. Publicado por: Rainer Gonçalves Sousa
questão 1

Faça um paralelo entre as ações administrativas da Companhia das Índias Ocidentais durante e após a administração de Maurício de Nassau.

 

questão 2

Discorra sobre a situação econômica dos senhores de engenho após a saída de Maurício de Nassau e a sua relação com a deflagração da Insurreição Pernambucana.

questão 3

Por qual razão Portugal apoiou o processo de expulsão dos holandeses do Brasil?

questão 4

A expulsão dos holandeses foi somente promovida pela força das armas? Justifique sua resposta.

questão 5

Qual foi a grande ação econômica dos holandeses assim que estabeleceram a sua saída definitiva do Brasil?

respostas
Questão 1

No período em que esteve a frente da colonização holandesa, Maurício de Nassau ofereceu empréstimos aos senhores de engenho interessados na ampliação das unidades produtoras de açúcar. Em diversos casos, Nassau protelava a cobrança das dividas contraídas como uma forma de preservar a sua liderança no espaço colonial nordestino. Com a saída de Nassau, a Companhia de Comércio das Índias Ocidentais passou a intensificar a cobrança dos recursos emprestados e ameaçou os produtores de confiscar as suas terras.

Voltar a questão
Questão 2

Nessa época, os produtores de açúcar enfrentavam dificuldades diversas advindas da queda dos preços do açúcar no mercado europeu; a recorrência de pragas, incêndios e inundações que dizimavam lavouras inteiras; e a consequente falência de muitos produtores da época. Mediante essa situação delicada, os senhores de engenho se mobilizaram em favor da expulsão dos holandeses do Brasil, já que a cobrança dos empréstimos se somava a todas essas outras adversidades.

Voltar a questão
Questão 3

: Passado um trégua de dez anos assinada junto aos holandeses, Portugal decidiu apoiar as mobilizações militares nativas que se voltaram contra a presença holandesa no Brasil. Nesse momento, o governo português tinha grande interesse em recuperar o espaço colonial nordestino para então se recuperar dos grandes gastos realizados na reconquista de seu trono. De tal forma, os portugueses apoiaram a expulsão holandesa com o envio de tropas e embarcações de guerra. 

Voltar a questão
Questão 4

Não. Além dos conflitos que marcam o fim da dominação holandesa, devemos também destacar que Portugal negociou o pagamento de uma indenização equivalente a 63 toneladas de ouro para garantir a recuperação do Nordeste Brasileiro. Sob o ponto de vista político, o pagamento dessa compensação financeira poderia ser bem mais ágil e interessante do que uma guerra que provocaria vários desgastes ao governo de Portugal.

Voltar a questão
Questão 5

Após a saída do Brasil, os holandeses iniciaram o desenvolvimento da empresa açucareira em suas colônias localizadas nas Antilhas. Se valendo de técnicas mais apuradas, os holandeses conseguiram produzir açúcar com valores menores. Mediante tal concorrência, a economia açucareira do Brasil passou por uma delicada crise econômica.

Voltar a questão
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Exercícios Brasil Escola