Topo
pesquisar

Exercícios sobre Intentona Comunista

Exercícios de História do Brasil

Com estes exercícios sobre Intentona Comunista, você pode testar os seus conhecimentos sobre um dos principais levantes político-militares ocorridos na Era Vargas. Publicado por: Cláudio Fernandes
questão 1

(Unesp) Decretada a extinção da Aliança Nacional Libertadora em 1935, seus membros, os não moderados, organizaram a insurreição comunista que foi abafada pelo Governo Vargas. Assinale a alternativa que apresenta a ação política subsequente e relacionada com a referida insurreição:

a) A proposta anti-imperialista e antilatifundiária, contida no programa da ANL, foi completamente abandonada.

b) Vargas, em proveito de seus planos ditatoriais, explorou o temor que havia ao comunismo.

c) Dois meses após a Intentona, todos os presos políticos que aguardavam julgamento foram colocados em liberdade.

d) A campanha anticomunista das classes dominantes contribuiu para que Vargas abandonasse seus planos continuístas.

e) Os revoltosos só se renderam depois de proclamada a suspensão definitiva do pagamento da dívida externa.

questão 2

Leia o texto a seguir e assinale a alternativa correta:

"Falo na qualidade de membro e dirigente do único partido verdadeiramente nacional... Nós, comunistas, que vivemos sempre na ilegalidade, sentimos bem o quanto difere esta nova época daqueles tempos de antes da guerra, em que vivíamos perseguidos, insultados e vilmente caluniados. Mas dez anos de guerra e perseguições contra o comunismo fizeram do nosso povo o mais comunista da América (...) Comunista para o nosso povo é aquele que de maneira mais firme e consequente luta contra o estado de coisas intoleráveis e injustas predominantes em nossa terra; comunista é o que quer a negação disso que aí temos, a negação da miséria e da fome, a negação do atraso e do analfabetismo... " (Discurso de Luiz Carlos Prestes, em 22 de maio de 1945, no Estádio do Vasco da Gama, São Januário, Rio de Janeiro)

Esse discurso público de Luís Carlos Prestes, um dos fundadores do Partido Comunista Brasileiro, evidencia o fato de:

a) Vargas ter se filiado ao PCB após a Segunda Guerra.

b) uma nova Intentona Comunista ter sido realizada no Rio de Janeiro.

c) o líder comunista ter sido anistiado pelo Estado Novo.

d) Luís Carlos Prestes ter comandado uma nova “Coluna”.

e) nenhuma das alternativas.

questão 3

A ação do levante comunista em 1935, iniciado em Natal, capital do Rio Grande do Norte, acabou suscitando uma série de perseguições políticas por parte do governo de Getúlio Vargas. Entre os perseguidos, esteve:

a) o então prefeito de Belo Horizonte, Juscelino Kubitschek

b) o então governador de Goiás, Pedro Ludovico Teixeira

c) o general Costa e Silva

d) o escritor alagoano Graciliano Ramos

e) o escritor paulista Plínio Salgado

questão 4

(UFSCar) Os anos trinta do século XX foram marcados por disputas ideológicas, por propostas revolucionárias e pela emergência de regimes centralizadores e autoritários. No Brasil, a polarização ideológica intensificou-se em 1935, opondo:

a) a Ação Integralista Brasileira, partido político simpatizante do fascismo, à Ação Nacional Libertadora, que lutava pela instalação de um governo popular revolucionário.

b) os anarcossindicalistas, líderes do movimento operário em toda a Primeira República, ao Partido Comunista do Brasil, de tendência revolucionária bolchevista.

c) os católicos ultramontanos do Centro Dom Vital, situado no Rio de Janeiro, aos partidários do fascismo italiano e, sobretudo, do nazismo hitlerista.

d) a social-democracia, representada pelo Partido Democrático de São Paulo, às tendências políticas autoritárias do movimento tenentista.

e) os constitucionalistas paulistas, que haviam combatido na Revolução de 1932, ao Estado Novo, dominado pelo presidente Getúlio Vargas.

respostas
Questão 1

Letra B

A insurreição comunista de 1935 tornou-se o grande ponto da argumentação do regime varguista para, em defesa da Segurança Nacional, transformar o Estado democrático em Estado policial, autoritário. A concretização disso ocorreu em 1937, com a criação do Estado Novo.

Voltar a questão
Questão 2

Letra C

O discurso de Prestes foi feito no momento em que ele havia sido anistiado pelo governo de Vargas. Era um momento em que Vargas já distendia um pouco o regime em virtude da aproximação com as potências aliadas – alguns meses depois o regime viria a ruir por completo.

Voltar a questão
Questão 3

Letra D

Graciliano Ramos foi perseguido após a Intentona Comunista por estar associado a figuras do PCB (Partido Comunista Brasileiro) à época. Ramos passou todo o ano de 1936 preso até ser liberto no início de 1937. Dessa experiência resultou a obra “Memórias do cárcere”.

Voltar a questão
Questão 4

Letra A

Frontalmente contrária à Ação Libertadora Nacional (ANL), que articulou a Intentona Comunista, em 1935, estava a Ação Integralista Brasileira (AIB), organização similar ao fascismo italiano e radicalmente oposta ao comunismo.

Voltar a questão
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
artigo
relacionado
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Exercícios Brasil Escola