Topo
pesquisar

Exercícios sobre Invasões holandesas (E.F.)

Exercícios de História do Brasil

Teste os seus conhecimentos: Faça exercícios sobre Invasões holandesas e veja a resolução comentada. Publicado por: Rainer Gonçalves Sousa
questão 1

Retomando o conteúdo já estudado, explique como se desenvolvia as relações entre portugueses e holandeses antes das invasões.

questão 2

Responda às seguintes questões relacionadas às invasões holandesas:

a) O que foi a União Ibérica?

b) Qual a relação entre a União Ibérica e as invasões promovidas pelos holandeses no Brasil?    

questão 3

Sobre o governo de Mauricio de Nassau, faça as seguintes considerações:

a) Quais os principais feitos de Nassau durante o tempo em que administrou as terras brasileiras?

b) Aponte as diferenças entre a colonização portuguesa e a colonização holandesa no Brasil.

questão 4

Explique por que, em um dado momento, os colonos brasileiros uniram esforços para expulsarem os holandeses.

 

questão 5

O que aconteceu com a economia açucareira do Brasil logo que os holandeses foram expulsos?

respostas
Questão 1

Antes de invadirem o Brasil, os holandeses atuavam como parceiros de Portugal na produção de açúcar. Em geral, os holandeses assumiam a tarefa de buscar o açúcar na cidade de Lisboa e promover a distribuição do mesmo em outros pontos do continente europeu. Em outros casos, os holandeses atuavam como financiadores da empresa açucareira, realizando vários empréstimos para a construção de engenhos em terras brasileiras.

Voltar a questão
Questão 2

a) A União Ibérica foi um período, entre 1580 e 1640, em que a coroa espanhola assumiu o trono e os domínios coloniais portugueses. Dessa forma, o Brasil transformou-se em colônia da Espanha no período acima citado.

b) No momento em que o Brasil se tornou uma possessão colonial da Espanha, os espanhóis proibiram terminantemente que os comerciantes holandeses continuassem a participar dos negócios que envolviam o açúcar. Dessa forma, o governo holandês (que havia se tornado independente da Espanha) resolveu invadir as terras brasileiras, para dessa forma não perder os lucros obtidos com tal atividade econômica.

Voltar a questão
Questão 3

a) No tempo em que administrou o espaço colonial nordestino, Nassau promoveu a ampliação das plantações de cana-de-açúcar e da criação de gado. Além disso, promoveu várias obras públicas, permitiu a realização do livre comércio e deixou que todas as religiões fossem praticadas nas terras por ele controladas. De modo geral, o governo de Nassau foi claramente marcado pelo desenvolvimento e pela ampliação das liberdades entre os colonos.

b) Realizando uma breve comparação, notamos que os holandeses tiveram um comportamento empreendedor ao buscar a criação de novos engenhos e a ampliação das atividades econômicas de um modo geral. Além disso, tiveram a preocupação de criar lugares que acomodassem melhor o interesse dos colonos e ofereceram várias liberdades a essa mesma população. Em contrapartida, a colonização portuguesa empreendia uma série de proibições e não oferecia recursos satisfatórios para que o ambiente e a economia coloniais se desenvolvessem.  

Voltar a questão
Questão 4

 A expulsão dos holandeses começou a partir do momento em que a Holanda passou a realizar a cobrança sobre os empréstimos oferecidos aos senhores de engenho do Brasil. Incomodados com as constantes cobranças, os proprietários de terra brasileiros concentraram esforços para que os colonizadores holandeses fossem expulsos daqui.

Voltar a questão
Questão 5

Após serem expulsos, os holandeses passaram a investir na plantação de açúcar na região das Antilhas. Em pouco tempo, os produtores brasileiros não suportaram a concorrência comercial imposta pelo açúcar antilhano. Dessa maneira, sem poder contar com o apoio da Coroa Portuguesa – que enfrentava uma grave crise econômica – a atividade açucareira vivenciou uma época de franco declínio. 

Voltar a questão
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
artigo
relacionado
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Exercícios Brasil Escola