Topo
pesquisar

Exercícios sobre a Ordem Jesuíta

Exercícios de História do Brasil

Fundada por um ex-combatente militar, a Ordem Jesuíta espalhou-se pelo mundo e cumpriu papel importante no aculturamento dos indígenas americanos. Publicado por: Tales dos Santos Pinto
questão 1

(PUC-MG) No processo de colonização do Brasil (sécs. XVI - XVIII), os jesuítas tiveram papel de destaque na difusão do catolicismo. Sobre eles é correto afirmar, exceto:

  1. Detinham o monopólio da educação e, na segunda metade do século XVI, fundaram colégios na cidade de Salvador e na Vila de São Vicente.
  2. Sua tarefa missionária era a catequização dos índios, convertendo-os à verdadeira fé e à recuperação de fiéis.
  3. Construíram as missões para impedir a escravidão dos indígenas pelos coloniais e manter o universo de valores culturais dos índios.
  4. Foram expulsos de Portugal e das possessões coloniais pelo Marquês de Pombal, após 1750, devido ao seu poder econômico e político.
questão 2

(UFJF/MG) – “Quando chega a época do amanho da terra e da sementeira, (...) o padre dá a cada índio duas ou três juntas de boi para o amanho da roça (...). Pois o padre chegou a um índio, que lhe parecia ser o mais aplicado. Que tinha ele feito dos bois, que o padre tinha lhe emprestado? (...) o coitado está com fome, desatrela o zebruno e o abate. (...) Desta maneira, o pobre boi do arado virou fumaça num único almoço (...) Aos europeus isto parecerá incrível, mas aqui entre nós é a pura verdade, que os índios deixam estragar as espigas de milho maduras e amarelas, se os padres não os ameaçam expressamente com 24 pancadas de sova como castigo. Castigar desta maneira paternal tem resultado extraordinário, também entre os bárbaros mais selvagens, de sorte que nos amam de verdade, como os filhos aos pais.”

(SEPP, Anton. (1655-1733). Viagem às missões jesuíticas e trabalhos apostólicos. São Paulo: Ed. Universidade de São Paulo, 1972, p. 87.)

A passagem acima se refere ao trabalho que os jesuítas desenvolviam junto aos índios do Brasil, nos séculos XVI e XVII. Sobre esse contexto histórico, aponte a alternativa correta:

  1. Os jesuítas desenvolveram a catequese junto aos índios, como forma de escravizá-los, aplicando constantes castigos físicos a quem não trabalhasse;
  2. Os jesuítas pregavam que os índios selvagens não tinham alma e que, portanto, era necessário convertê-los ao catolicismo, como forma de torná-los mais dóceis para serem escravizados pelos senhores de terras;
  3. As missões tinham como orientação integrar os índios nos princípios da civilização cristã, promovendo a educação religiosa e para o trabalho;
  4. O trabalho das missões foi interrompido, pois não alcançava resultados práticos e muitos padres acabavam adquirindo hábitos próprios dos índios, o que contrariava os interesses da Igreja;
  5. Apesar de conseguirem muitos resultados positivos nas atividades econômicas, pois castigavam os índios preguiçosos, no campo religioso não alcançaram resultados, sendo baixo o número de índios que se converteram ao cristianismo.
questão 3

A Ordem Jesuíta foi claramente inspirada em sua forma de organização nas estruturas militares da Idade Moderna. Inclusive seu fundador foi um militar ferido em combate, cujo nome era:

  1. José de Anchieta
  2. Manoel da Nóbrega
  3. António Vieira
  4. Inácio de Loyola
  5. Marquês de Pombal
questão 4

A Companhia de Jesus exerceu durante quase todo o período colonial um importante papel na atuação conjunta à Coroa Portuguesa no processo de colonização brasileira. Controlou a educação no período e realizou a assimilação de algumas tribos indígenas à nova sociedade que estava se constituindo. Porém, em decorrência dos ideais iluministas e da influência que exercia sobre alguns governantes do século XVIII, a Companhia de Jesus foi suprimida dos territórios portugueses:

  1. pelo Padre Antônio Vieira.
  2. pela Rainha Maria I.
  3. por d. João IV.
  4. pelo Marquês de Pombal.
  5. pelo papa Clemente XIV.
questão 5

A Companhia de Jesus foi uma ordem religiosa fundada por Inácio de Loyola no século XVI, que exerceu forte influência em diversas áreas coloniais controladas por europeus entre os séculos XVI e XVIII. Apesar de ter sido uma ordem religiosa muito próxima aos clérigos poderosos do Vaticano, somente no século XXI conseguiu fazer com que um de seus membros se tornasse papa.

Qual foi esse papa?

  1. João Paulo II.
  2. Bento XVI.
  3. Francisco I.
  4. João XXIII
  5. Pio XII.
respostas
Questão 1

Letra C. Não era objetivo dos jesuítas manter o universo cultural indígena, mas, pelo contrário, pretendiam com o catolicismo transformar essa cultura, fazendo-os adotar os preceitos cristãos.

Voltar a questão
Questão 2

Letra C. O objetivo dos jesuítas era tanto catequisar os indígenas quanto educá-los na disciplina do trabalho executado na Europa. Não era raro a utilização de castigos físicos para que essa disciplina fosse mantida.

Voltar a questão
Questão 3

Letra D. Foi o basco Inácio de Loyola que fundou a Companhia de Jesus, também conhecida como Ordem dos Jesuítas, junto a alguns estudantes da Universidade de Paris.

Voltar a questão
Questão 4

Letra D. O marquês de Pombal realizou uma forte oposição à Companhia de Jesus, combatendo sua presença nos territórios portugueses e prendendo diversos de seus membros.

Voltar a questão
Questão 5

Letra C. O papa Francisco I, argentino, foi o primeiro papa da Companhia de Jesus, iniciando seu mandato papal em 2013.

Voltar a questão
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
artigo
relacionado
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Exercícios Brasil Escola