Topo
pesquisar

Exercícios sobre os índios do Brasil

Exercícios de História do Brasil

Por meio destes exercícios sobre os índios do Brasil, você poderá verificar seus conhecimentos e também aprender mais sobre o assunto. Publicado por: Cláudio Fernandes
questão 1

(Fuvest) Os portugueses chegaram ao território, depois denominado Brasil, em 1500, mas a administração da terra só foi organizada em 1549. Isso ocorreu porque, até então:

a) os índios ferozes trucidavam os portugueses que se aventurassem a desembarcar no litoral, impedindo assim a criação de núcleos de povoamento.

b) a Espanha, com base no Tratado de Tordesilhas, impedia a presença portuguesa nas Américas, policiando a costa com expedições bélicas.

c) as forças e atenções dos portugueses convergiam para o Oriente, onde vitórias militares garantiam relações comerciais lucrativas.

d) os franceses, aliados dos espanhóis, controlavam as tribos indígenas ao longo do litoral bem como as feitorias da costa sul-atlântica.

e) a população de Portugal era pouco numerosa, impossibilitando o recrutamento de funcionários administrativos.

questão 2

(Mackenzie) Enquanto os portugueses escutavam a missa com muito "prazer e devoção", a praia encheu-se de nativos. Eles sentavam-se lá surpresos com a complexidade do ritual que observavam ao longe. Quando D. Henrique acabou a pregação, os indígenas se ergueram e começaram a soprar conchas e buzinas, saltando e dançando (...) (Náufragos Degredados e Traficantes (Eduardo Bueno)

Este contato amistoso entre brancos e índios foi preservado:

a) pela Igreja, que sempre respeitou a cultura indígena no decurso da catequese.

b) até o início da colonização quando o índio, vitimado por doenças, escravidão e extermínio, passou a ser descrito como sendo selvagem, indolente e canibal.

c) pelos colonos que escravizaram somente o africano na atividade produtiva de exportação.

d) em todos os períodos da História Colonial Brasileira, passando a figura do índio para o imaginário social como "o bom selvagem e forte colaborador da colonização".

e) sobretudo pelo governo colonial, que tomou várias medidas para impedir o genocídio e a escravidão.

questão 3

São esses canibais que conhecerão com Montaigne uma consagração duradoura. Tornam-se a má-consciência da civilização, seus juízes morais, a prova de que existe uma sociedade igualitária, fraterna, em que o Meu não se distingue do Teu, ignorante do lucro e do entesouramento, em suma, a da Idade de Ouro. Suas guerras incessantes, não movidas pelo lucro ou pela conquista territorial, são nobres e generosas.”. (CUNHA, Manuela Carneiro da. Imagens de índios do Brasil: o século XVI. Estud. av., São Paulo, v. 4, n. 10, Dec. 1990, p. 100.)

O trecho acima se refere ao impacto que a figura de certos índios canibais brasileiros teve sobre os europeus no século XVI e, em especial, sobre o pensador francês Michel de Montaigne. Os índios canibais de que Montaigne teve notícia à época eram:

a) Os índios da tribo tupinambá.

b) Os índios do Alto do Xingu.

c) Os índios Tupi-Guarani, do litoral paulista.

d) Os índios da fronteira entre Brasil e Bolívia.

e) Os índios da tribo xavante.

questão 4

Durante o século XIX, começaram as primeiras tentativas de construção de uma identidade brasileira e de uma tentativa de se saber “qual era o lugar do Brasil na História”. A literatura do Romantismo, datada desse período, participou desse empreendimento. Uma das obras de maior destaque que integraram esse gênero indigenista foi:

a) “Macunaíma”, de Mário de Andrade.

b) “O Guarani”, de José de Alencar.

c) “A canção do exílio”, de Gonçalves Dias.

d) “Dom Casmurro”, de Machado de Assis.

e) “Noite na Taverna”, de Álvares de Azevedo.

respostas
Questão 1

LETRA C

Além do interesse nas atividades comerciais praticadas no Oriente durante as décadas iniciais do século XVI, os portugueses, ao contrário dos espanhóis, não chegaram a deparar-se com metais preciosos logo no início de seu contato com os índios, ou nativos, das terras brasileiras. Então, o interesse efetivo em ocupar e colonizar a colônia só ocorreu na década de 1540.

Voltar a questão
Questão 2

LETRA B

Os portugueses, inicialmente, nutriam uma imagem idílica (isto é, paradisíaca e ingênua) dos índios brasileiros. À medida que a colonização foi se afirmando e o contato com tribos nos rincões mais afastados do interior do Brasil foi se tornando mais acirrado, essa visão alterou-se, tornando-se em grande parte negativa.

Voltar a questão
Questão 3

LETRA A

A tribo dos tupinambás praticava rituais antropofágicos e foi a partir dos relatos das ações dessa tripo que Michel de Montaigne desenvolveu sua reflexão, que hoje consta em seu livro “Ensaios”.

Voltar a questão
Questão 4

LETRA B

José de Alencar foi um dos mais proeminentes escritores do romantismo a tratar do tema do indigenismo; e não apenas no romance “O Guarani”, mas também em obras como “Iracema” e “Ubirajara”.

Voltar a questão
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
artigo
relacionado
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Exercícios Brasil Escola