Topo
pesquisar

Exercícios sobre o Período Pré-Colonial

Exercícios de História do Brasil

Teste os seus conhecimentos: Faça exercícios sobre o Período Pré-Colonial e veja a resolução comentada. Publicado por: Rainer Gonçalves Sousa
questão 1

Qual era o objetivo inicial dos portugueses com o seu envolvimento nas “Grandes Navegações”?

questão 2

Por que o período que vai de 1500 a 1530 é conhecido como o período “Pré-Colonial”? E quais as atividades desenvolvidas pelos portugueses em terras brasileiras nesse tempo?

questão 3

Indique alguns dos motivos que explicam a inicial falta de interesse dos portugueses em colonizar as terras do Brasil?

questão 4

Qual o interesse dos portugueses na extração do pau-brasil?

questão 5

Como a atividade de extração do pau-brasil era organizada nessa época? 

respostas
Questão 1

Os portugueses desejavam encontrar uma rota marítima que os levasse para as Índias. Através do descobrimento dessas rotas, eles esperavam obter diversas especiarias que seriam revendidas no continente europeu.

Voltar a questão
Questão 2

Esse período da história do Brasil tem esse nome porque os portugueses não fixaram nenhum foco de colonização ao longo desse período. Em geral, os portugueses organizaram algumas expedições que visavam proteger e reconhecer o litoral brasileiro. Além disso, várias embarcações vieram até aqui para realizarem a coleta e o transporte do pau-brasil. 

Voltar a questão
Questão 3

Entre os motivos que explicam a falta de interesse dos portugueses em relação ao Brasil, podemos apontar: a preferência na consolidação de laços comerciais com o mundo oriental; a inexistência de metais preciosos nas regiões litorâneas; a falta de pessoas dispostas a se fixarem no território brasileiro e a falta de recursos financeiros para o desenvolvimento de outras atividades econômicas no Brasil.

Voltar a questão
Questão 4

O pau-brasil se mostrou economicamente interessante para os portugueses, pois essa madeira continha uma tinta vermelha muito utilizada na coloração de tecidos. Além disso, essa mesma madeira era de grande serventia na construção de casas, móveis e embarcações.

Voltar a questão
Questão 5

 Os portugueses utilizavam da força de trabalho voluntária dos índios para a extração do pau-brasil. Em troca do serviço prestado, os portugueses ofereciam pequenos utensílios, instrumentos e pequenas armas para recompensarem os índios responsáveis pela extração. Essa relação de troca era conhecida como escambo. Uma vez retirado das matas, o pau-brasil era armazenado nas feitorias, uma espécie de armazém localizado no litoral, de onde os portugueses abasteciam seus navios com os carregamentos de madeira.

Voltar a questão
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
artigo
relacionado
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Exercícios Brasil Escola