Exercícios sobre o Período Regencial

Teste seus conhecimentos sobre o Período Regencial com alguns exercícios comentados. Publicado por: Tales dos Santos Pinto
Questão 1

O Período Regencial (1831-1840) foi marcado por uma série de revoltas em vários pontos do Brasil. Sobre as revoltas ocorridas no Período Regencial, indique qual das alternativas abaixo está incorreta:

a)      Balaiada, no Maranhão.

b)      Sabinada, na Bahia.

c)      Inconfidência Mineira, em Minas Gerais.

d)     Revolta Farroupilha, no Sul do país.

Ver resposta
Resposta

Letra c. Ao contrário das demais, a Inconfidência Mineira ocorreu durante o período colonial.

Questão 2

Responda brevemente por que o Período Regencial (1831-1840) é considerado um período de transição na história da formação do Estado brasileiro.

Ver resposta
Resposta

Este período foi considerado de transição na história da formação do Estado brasileiro por ter sido formado entre a saída de Dom Pedro I, quando retornou a Portugal para assumir o trono, e a chegada à maioridade de Dom Pedro II, o príncipe herdeiro que em 1840 subiu ao trono no Brasil. A transição entre os governos dos dois imperadores representou também o fortalecimento do poder do estado central no Rio de Janeiro sobre as províncias, ao conter diversas revoltas separatistas ocorridas em vários pontos do país. Além disso, este também é o período em que políticos nascidos no Brasil, como Francisco de Lima e Silva e Diogo Antônio Feijó, começaram a consolidar de fato as instituições políticas nacionais exercendo a regência. O embate de ideias com outras personalidades brasileiras, como o José Bonifácio de Oliveira Sobrinho foi, fundamental para esta consolidação. 

Questão 3

(UEL-PR) “[...] explodiu na província do Grão-Pará o movimento armado mais popular do Brasil [...]. Foi uma das rebeliões brasileiras em que as camadas inferiores ocuparam o poder.”

Ao texto podem-se associar:

a)      a Regência e a Cabanagem.

b)      o Primeiro Reinado e a Praieira.

c)      o Segundo Reinado e a Farroupilha.

d)     o Período Joanino e a Sabinada.

e)      a abdicação e a Noite das Garrafadas.

Ver resposta
Resposta

Letra a. Ocorrida na província do Grão-Pará, a Cabanagem foi uma rebelião popular ocorrida no Período Regencial. As demais não ocorreram no Grão-Pará ou não se caracterizaram como revoltas populares.

Questão 4

Considere a quadrinha popular a seguir:

Do Folclore pernambucano

“Por subir Pedrinho ao trono

Não fique o povo contente

Não pode ser coisa boa

Servindo com a mesma gente”

(In: CALMON, Pedro. História do Brasil na poesia do povo. Rio de Janeiro: A Noite, s/d.)

a)      Os versos representam qual fato da história do Brasil?

b)      Comente sucintamente os motivos que apontaram o Segundo Reinado como um período de Estado centralizador e aristocrático.

Ver resposta
Resposta

a)      Os versos representam a subida de Dom Pedro II ao trono, quando houve o chamado Golpe da Maioridade, com o imperador assumindo o trono aos 14 anos.

b)     Essas afirmações se devem ao fato de que durante o final do Período Regencial houve o fortalecimento da centralidade dos poderes executivos existentes no Império em detrimento da função legislativa das províncias, sendo revogada, em 1840, a autonomia legislativa dessas. A contenção de todas as tentativas de separação territorial, expressas nas reivindicações das várias revoltas regionais do período, e a manutenção da unidade territorial garantiram prestígio ao governo central e à aristocracia, classe proprietária de terras que controlava o Estado à época.

Assista às nossas videoaulas


Leia o artigo