Topo
pesquisar

Exercícios sobre a Política do Café com Leite

Exercícios de História do Brasil

Com estes exercícios sobre a Política do Café com Leite, você pode testar os seus conhecimentos sobre o tipo de política que se fazia durante a República Velha. Publicado por: Cláudio Fernandes
questão 1

(ENEM)

Até que ponto, a partir de posturas e interesses diversos, as oligarquias paulista e mineira dominaram a cena política nacional na Primeira República? A união de ambas foi um traço fundamental, mas que não conta toda a história do período. A união foi feita com a preponderância de uma ou de outra das duas frações. Com o tempo, surgiram as discussões e um grande desacerto final. (FAUSTO, B. História do Brasil. São Paulo: EdUSP, 2004 [adaptado]).

A imagem de um bem-sucedido acordo café com leite entre São Paulo e Minas, um acordo de alternância de presidência entre os dois estados, não passa de uma idealização de um processo muito mais caótico e cheio de conflitos. Profundas divergências políticas colocavam-nos em confronto por causa de diferentes graus de envolvimento no comércio exterior. (TOPIK, S. A presença do estado na economia política do Brasil de 1889 a 1930. Rio de Janeiro: Record, 1989 [adaptado]).

Para a caracterização do processo político durante a Primeira República, utiliza-se com frequência a expressão Política do Café com Leite. No entanto, os textos apresentam a seguinte ressalva sobre a sua utilização:

a) A riqueza gerada pelo café dava à oligarquia paulista a prerrogativa de indicar os candidatos à presidência, sem necessidade de alianças.

b) As divisões políticas internas de cada estado da federação invalidavam o uso do conceito de aliança entre estados para esse período.

c) As disputas políticas do período contradiziam a suposta estabilidade da aliança entre mineiros e paulistas.

d) A centralização do poder no executivo federal impedia a formação de uma aliança duradoura entre as oligarquias.

e) A diversificação da produção e a preocupação com o mercado interno unificavam os interesses das oligarquias.

questão 2

A oligarquia paulista na época da República Velha era um dos dois pontos de apoio da “política do café com leite”, por conta do grande potencial econômico movimentado pelos fazendeiros produtores de café. É correto dizer que a economia cafeeira paulista dessa época:

a) limitou-se a suprir o mercado interno brasileiro.

b) auxiliou o desenvolvimento industrial do Brasil.

c) não sofreu nenhum impacto com a Crise de 1929.

d) sofreu intensa rejeição por parte do presidente Washington Luís.

e) não tinha grande importância do ponto de vista político.

questão 3

(Fatec) "Cabo de enxada engrossa as mãos - o laço de couro cru, machado e foice também. Caneta e lápis são ferramentas muito delicadas. A lida é outra: labuta pesada, de sol a sol, nos campos e nos currais (...) Ler o quê? Escrever o quê? Mas agora é preciso: a eleição vem aí e o alistamento rende a estima do patrão, a gente vira pessoa." (Palmério, Mario. VILA DOS CONFINS).

Com base no texto, é correto afirmar que, na República velha:

a) o predomínio oligárquico, embora vinculado à manipulação do processo eleitoral, estava longe de estabelecer qualquer compromisso entre "patrão" e empregados.

b) a campanha eleitoral levada a cabo pelos chefes políticos locais visava a atingir, principalmente, os trabalhadores urbanos já alfabetizados e menos embrutecidos pela "labuta pesada".

c) a transformação operada no trabalhador durante o período eleitoral representava a marca de um sistema político que estendia o poder dos grandes proprietários rurais, dos "campos e currais", aos Municípios e, daí, à capital do Estado.

d) o predomínio oligárquico, baseado em favores pessoais, buscava, sobretudo, dissolver os focos de tensão social e oposição política, representados nas diversas formas de organização dos trabalhadores rurais naquele momento.

e) o período eleitoral era o único momento em que os chefes locais se voltavam para os seus subordinados, impondo-lhes seus candidatos e dispensando-os dos trabalhos que "engrossavam as mãos".

questão 4

A “Política do Café com Leite” tornou-se algo realmente atrelado ao exercício do poder político no Brasil a partir do governo de Campos Sales, como um desdobramento de um pacto maior conhecido como:

a) Política do Feijão com Arroz

b) República da Espada

c) Política dos Governadores

d) Política dos Empresários

e) Revolução Constitucionalista

respostas
Questão 1

Letra C

As disputas políticas entre as oligarquias durante a República Velha eram intensas, mas ainda assim o pacto federativo firmado com a “política dos governadores”, proposta por Campos Sales, garantia certa estabilidade ao sistema por meio da alternância entre São Paulo e Minas no poder. As oligarquias de outros estados orbitavam em torno dessas duas.

Voltar a questão
Questão 2

Letra B

A produção de café nas lavouras paulistas contribuiu para uma expansão econômica que transformou o mercado interno brasileiro, possibilitando o investimento no setor industrial. Isso foi importante para a formação dos grandes centros urbanos do Brasil.

Voltar a questão
Questão 3

Letra E

A questão refere-se ao fenômeno que estava na base da política do café com leite: o coronelismo. Os líderes locais, chamados de “coronéis”, garantiam que o processo eleitoral durante o período da República Velha atendesse aos interesses das oligarquias regionais. Essa garantia era dada pelos recursos usados contra a população votante, geralmente composta por pessoas social e economicamente dependentes do “coronel”. Entre esses recursos, estava a coerção e a ameaça.

Voltar a questão
Questão 4

Letra C

A política dos governadores foi articulada pelo governo de Campos Sales a partir de 1898. Essa política tinha em vista reduzir as disputas entre as oligarquias e chegar a um acordo básico entre estados e União (o poder central). Isso era feito pela negociação de recursos, fraude das eleições contra facções regionais que não atendiam aos interesses dos conchavos, entre outras medidas.

Voltar a questão
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
artigo
relacionado
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Exercícios Brasil Escola