Topo
pesquisar

Exercícios sobre Pré-história brasileira

Exercícios de História do Brasil

Com estes exercícios sobre Pré-história brasileira, você pode avaliar os seus conhecimentos sobre os primeiros povos que habitaram nosso país. Publicado por: Cláudio Fernandes
questão 1

(UFSCAR) “(...) Pré-História do Brasil compreende a existência de uma crescente variedade linguística, cultural e étnica, que acompanhou o crescimento demográfico das primeiras levas constituídas por poucas pessoas (...) que chegaram à região até alcançar muitos milhões de habitantes na época da chegada da frota de Cabral. (...) não houve apenas um processo histórico, mas numerosos, distintos entre si, com múltiplas continuidades e descontinuidades, tantas quanto as etnias que se formaram constituindo ao longo dos últimos 30, 40, 50, 60 ou 70 mil longos anos de ocupação humana das Américas.” (Pedro Paulo Funari e Francisco Silva Noeli. "Pré- História do Brasil", 2002.)

Considerando o texto, é correto afirmar que:

a) as populações indígenas brasileiras são de origem histórica diversa e, da perspectiva linguística, étnica e cultural, constituíram-se como sociedades distintas.

b) uma única leva imigratória humana chegou à América há 70 mil anos e dela descendem as populações indígenas brasileiras atuais.

c) a concepção dos autores em relação à Pré-História do Brasil sustenta-se na ideia da construção de uma experiência evolutiva e linear.

d) os autores descrevem o processo histórico das populações indígenas brasileiras como uma trajetória fundada na ideia de crescente progresso cultural.

e) na época de Cabral, as populações indígenas brasileiras eram numerosas e estavam em um estágio evolutivo igual ao da Pré-História europeia.

questão 2

No Nordeste do Brasil, uma das tradições pré-históricas mais impressionantes é a tradição itacoatiara, que em tupi-guarani quer dizer “pedra riscada”. Uma das mais famosas inscrições rupestres da tradição itacoatiara encontra-se na Pedra do Ingá, na Paraíba. Essa inscrição produziu rumores de que, em vez de ter sido feita por homens da Pré-história, teria, na verdade, sido feita:

a) por alienígenas.

b) pela civilização egípcia.

c) pela civilização asteca.

d) pela civilização fenícia.

e) por impostores, no século XIX.

questão 3

(UFPI) Nas últimas décadas o Piauí vem figurando como um tema obrigatório nas discussões sobre o primitivo povoamento do território americano, o que decorre, principalmente, dos achados arqueológicos da Serra da Capivara, no município piauiense de São Raimundo Nonato. Sobre esse assunto, assinale, nas alternativas a seguir, aquela que está INCORRETA:

a) Os municípios de São Raimundo Nonato, no Piauí, e de Central, na Bahia, detêm os mais antigos vestígios da presença humana na região nordeste.

b) O acervo arqueológico de São Raimundo Nonato é administrado pela FUMDHAM - Fundação Museu do Homem Americano.

c) A arqueóloga Niéde Guidon, personalidade mais conhecida entre os profissionais que atuam junto ao acervo arqueológico de São Raimundo Nonato, tem protagonizado, ao longo dos anos, vários conflitos e polêmicas com o governo do Piauí, com órgãos federais como o IBAMA e, até mesmo, com nativos do município de São Raimundo Nonato.

d) Os achados arqueológicos de São Raimundo Nonato, no Piauí, assim como aqueles encontrados na Bahia, impõem uma revisão das teorias sobre o povoamento da América e não deixam dúvidas quanto à natureza autóctone do homem americano.

e) Hoje, apesar de ainda ser forte a tese do povoamento da América ter-se dado através do Estreito de Behring, os estudiosos, a partir de acervos arqueológicos como os do Piauí, consideram seriamente a hipótese de múltiplas correntes de povoamento. Quanto à data da chegada dos primeiros povoadores, ainda há muitas controvérsias, não estando, em rigor, nada definitivamente estabelecido.

questão 4

A região de Lagoa Santa, em Minas Gerais, foi um dos primeiros sítios arqueológicos brasileiros, tendo sido, inicialmente, alvo das escavações do naturalista dinamarquês Peter Lund, no século XIX. Essa região tornou a ficar famosa na década de 1970 porque foi (foram) encontrado(s) nela:

a) ossadas de 3.000 Homens de Neandertal.

b) “Lucy”, considerado o fóssil mais antigo do mundo.

c) vestígios de acampamentos vikings do século V d.C.

d) vestígios da civilização de Atlântida.

e) “Luzia”, considerado o fóssil mais antigo da América.

respostas
Questão 1

Letra A

As pesquisas arqueológicas no Brasil apontam para diversas formações de nichos culturais em nosso território ao longo de milhares de anos. Cada nicho desses formou uma tradição específica. Muitas delas desapareceram séculos antes de o Brasil ser descoberto pelos Portugueses; outras permaneceram e tiveram sua organização estudada, primeiro por jesuítas, depois por naturalistas, arqueólogos e antropólogos profissionais.

Voltar a questão
Questão 2

Letra D

Uma das lendas que foram construídas no Brasil, a partir do século XIX, diz respeito às inscrições rupestres da tradição itacoatiara encontradas em Pedra do Ingá, na Paraíba. Algumas interpretações fantasiosas creditaram a autoria das inscrições à civilização dos antigos fenícios, que, exímios navegadores que eram, teriam chegado ao sertão brasileiro após cruzarem o Oceano Atlântico.

Voltar a questão
Questão 3

Letra D

As hipóteses levantadas pelos arqueólogos que investigam sítios como os da Serra da Capivara, no Piauí, indicam que os homens pré-históricos daqui podem ser tão antigos quanto os da Europa e Ásia, portanto, isso mudaria a compreensão que se tem sobre o povoamento da América. Entretanto, essas hipóteses não são incontestáveis e restam, sim, algumas dúvidas na comunidade científica internacional a respeito delas.

Voltar a questão
Questão 4

Letra E

Na década de 1970, foi encontrado por uma expedição científica franco-brasileira, liderada pela arqueóloga francesa Annette Laming-Emperaire, o fóssil de Luzia. Considerado o mais antigo das Américas, o fóssil Luzia, que foi batizada assim pelo biólogo Walter Alves, tem entre 10.500 e 11.000 anos.

Voltar a questão
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
artigo
relacionado
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Exercícios Brasil Escola