Topo
pesquisar

Exercícios sobre a Rebelião dos Malês

Exercícios de História do Brasil

Teste os seus conhecimentos: Faça exercícios sobre a Rebelião dos Malês e veja a resolução comentada. Publicado por: Rainer Gonçalves Sousa
questão 1

Explique quem eram os negros malês, que habitavam a cidade de Salvador.

questão 2

Em que medida a Revolta dos Malês pode ser distinguida de qualquer outra rebelião acontecida nessa mesma época? 

questão 3

Por qual razão podemos entender que a Revolta dos Malês assumiu um caráter essencialmente radical? 

questão 4

Descreva de que modo a Revolta dos Malês acabou sendo desarticulada.

questão 5

Qual o efeito que essa rebelião teve entre as elites daquele tempo?

respostas
Questão 1

“Male” era um termo comumente utilizado para designar todo e qualquer escravo que fosse praticante da religião muçulmana e dominasse a leitura e a escrita da língua árabe. Geralmente, por conta de seu grau de instrução, esses escravos atuavam como escravos de ganho, realizando a prestação de serviços ou o comércio de produtos diversos. Ao longo do tempo, esses escravos articulavam uma rede de contatos entre diferentes escravos que habitavam a cidade.

Voltar a questão
Questão 2

A Revolta dos Malês se singularizou em relação às demais rebeliões da época ao contar somente com a liderança de negros e não ser influenciada por nenhum participante ligado às elites econômicas e intelectuais da época. Escravos de diferentes etnias se uniram para lutar contra as imposições da ordem escravista de seu tempo e enfrentar a superioridade das armas das forças oficiais.

Voltar a questão
Questão 3

A Revolta dos Malês apresentou caráter essencialmente radical ao defender a perseguição e a morte de mulatos e brancos, vistos como os grandes traidores dos levantes populares. Sob tal aspecto, vemos que o conflito assumiu a natureza de um conflito racial em que os negros determinavam a perseguição daqueles que não compartilhassem de sua condição social e étnica.

Voltar a questão
Questão 4

Após a delação feita por uma escrava liberta, as autoridades locais se adiantaram em relação à rebelião que estava marcada para o dia 25 de janeiro de 1835. Os escravos foram perseguidos, o que ocasionou na fuga dos mesmos para o Recôncavo Baiano. Vencidos nas áreas rurais, os escravos capturados sofreram os mais rigorosos tipo de punição, sendo alguns deportados para a costa africana.

Voltar a questão
Questão 5

A ocorrência de uma rebelião de escravos despertava o receio de que outros eventos de natureza semelhante e maiores proporções pudessem se desenvolver no Brasil. Afinal de contas, o exemplo da Revolução Haitiana perturbava os grandes proprietários que dependiam da sistemática exploração da mão de obra escrava. 

Voltar a questão
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
artigo
relacionado
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Exercícios Brasil Escola