Topo
pesquisar

Exercícios sobre rebeliões na República Velha

Exercícios de História do Brasil

Por meio destes exercícios sobre rebeliões na República Velha, você poderá avaliar seus conhecimentos acerca desse fenômeno típico do Brasil do início do séc. XX. Publicado por: Cláudio Fernandes
questão 1

(Unesp) A República Brasileira, na última década do Século XIX, caminhava para a consolidação da oligarquia dos coronéis-fazendeiros. A crise econômico-financeira agravava as condições de vida na cidade e no campo. A rebelião de Canudos pode ser entendida como movimento de:

a) hesitação dos mandatários políticos em desfechar medidas repressivas contra a gente oprimida.

b) tensão social agravada pela expulsão dos camponeses que atuavam nas frentes pioneiras catarinenses e paranaenses.

c) resistência da população sertaneja contra a estrutura agrário-latifundiária e as medidas repressivas oficiais.

d) descontentamento dos fanáticos que buscavam efetivar práticas liberais burguesas.

e) rebeldia dos jagunços que se opunham à rede de açudes e às campanhas de combate às secas.

questão 2

O anarquismo (anarco-sindicalismo), uma das correntes políticas do movimento operário na República Velha (1889 -1930), lutava:

a) pela organização do proletariado urbano em partidos políticos como forma de pressionar o governo a adotar uma legislação trabalhista que defendesse os direitos dos trabalhadores contra a exploração capitalista.

b) pela eleição de líderes sindicais para o Congresso, onde poderiam defender melhor as reivindicações operárias contra os interesses oligárquicos e da burguesia industrial exploradora.

c) pela formação de sindicatos mais combativos e dispostos a negociar com a burguesia industrial a manutenção da propriedade privada e a participação dos operários nos lucros das fábricas.

d) pela cooperação com o Estado, desde que este respeitasse o direito de greve, a livre negociação do operariado em sindicatos e aprovasse leis que defendessem melhores condições de trabalho nas fábricas.

e) pelo fim do sistema capitalista, da divisão da sociedade em classes, da propriedade privada e do Estado através da ação direta do operariado organizado em sindicatos.

questão 3

Em dezembro de 1904 ocorreu uma rebelião na cidade do Rio de Janeiro contra as medidas sanitaristas propostas pelo médico Oswaldo Cruz. Essa rebelião ficou conhecida como:

a) Revolta dos Cortiços

b) Revolta da Vacina

c) Rebelião do Morro do Castelo

d) Rebelião do morro do Salgueiro

e) Revolta dos alfaiates

questão 4

Uma das mais emblemáticas rebeliões da época da República Velha foi a “Revolta da Chibata”, ocorrida em 1910. Essa rebelião consistiu em um motim organizado por marinheiros na cidade do Rio de Janeiro, que se apossaram de embarcações da Marinha Brasileira em protesto contra os baixos salários e os castigos físicos que sofriam. O líder dessa revolta foi:

a) João Silvério

b) José Baptista.

c) João do Rio

d) José do Patrocínio

e) João Cândido

respostas
Questão 1

Letra C

O Arraial de Canudos, organizado em torno da figura de Antônio Conselheiro, foi um dos mais eminentes símbolos de resistência sertaneja contra a situação social e econômica na região Nordeste brasileira no início da instituição da República, que ocorreu em 1889.

Voltar a questão
Questão 2

Letra E

O anarquismo penetrou no Brasil nas primeiras décadas do século XX principalmente por meio de imigrantes italianos, já que na Itália havia, nessa época, um forte movimento anarquista articulado com o sindicalismo. As teses anarquistas, como o próprio nome indica, pregavam o fim de qualquer tipo de governo e defendiam a autogestão dos trabalhadores.

Voltar a questão
Questão 3

Letra B

A Revolta da Vacina caracterizou-se pela resistência contra a imposição da vacinação obrigatória que fez parte da campanha sanitarista proposta por Oswaldo Cruz, por isso levou esse nome associado à vacina.

Voltar a questão
Questão 4

Letra E

João Cândido ficou conhecido como “o Almirante Negro”. Esse marinheiro liderou o motim em dois couraçados da Marinha, chamados de “São Paulo” e “Minas Gerais”. Cândido acabou sendo inocentado pelo motim, mas terminou internado em um asilo de doentes mentais. Depois morreu sem prestígio, acometido por um câncer.

Voltar a questão
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
artigo
relacionado
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Exercícios Brasil Escola