Topo
pesquisar

Exercícios sobre a Revolta da Chibata

Exercícios de História do Brasil

Teste os seus conhecimentos: Faça exercícios sobre a Revolta da Chibata e veja a resolução comentada. Publicado por: Rainer Gonçalves Sousa
questão 1

Faça um breve comentário destacando a situação dos membros da Marinha de Guerra brasileira no início do século XX.

Ver Resposta
questão 2

Descreva a ação revoltosa que de início à chamada Revolta da Chibata.

Ver Resposta
questão 3

Quais foram as providencias tomadas pelo governo Hermes da Fonseca com a eclosão daquela revolta?

Ver Resposta
questão 4

Qual a significação histórica que a liderança de João Candido tem no desenvolvimento desse episodio de conflito.

Ver Resposta
respostas
Questão 1

Nesta época, os integrantes mais baixos da marinha brasileira estavam submetidos a uma dura rotina de trabalhos e o recebimento de um salário bem abaixo do conjunto de suas funções exercidas. Quando cometiam faltas leves, os marinheiros eram submetidos à prisão na solitária e ao cometerem algum tipo de delito mais grave, eram humilhantemente submetidos à uma punição de vinte e cinco chibatadas. Desse modo, os marinheiros viviam em péssimas condições de vida e recebia um salário insatisfatório.

Voltar a questão
Questão 2

Não suportando os maus tratos e as péssimas condições de vida e trabalho, um grupo de marinheiros atracados na baia de Guanabara, em novembro de 1910, se voltaram contra a manutenção dos castigos físicos. Sob a liderança do marinheiro João Cândido, os revoltosos ameaçaram bombardear capital do país se não tivesse as suas reivindicações a atendidas. Naquele instante, o governo federal se via pressionado pelas demandas de traço popular.

Voltar a questão
Questão 3

Inicialmente, o governo federal estabeleceu um decreto que aboliu o uso de castigos físicos na Marinha e determinou a anistia de todos os participantes da Revolta da Chibata. No entanto, assim que os marinheiros se renderam, Hermes da Fonseca expulsou todos os envolvidos da  Marinha e promoveu a prisão de vários envolvidos naquele incidente. Muitos dos envolvidos acabaram morrendo encarcerados ou foram executados pelas forças oficiais.

Voltar a questão
Questão 4

Do ponto de vista histórico, a participação de João Candido, o Almirante Negro, representava o teor das graves desigualdades que afetavam a sociedade como um todo. Além disso, ao se portar como líder de tal movimento, João Candido também enfrentou o preconceito racial que ainda circulava fortemente na sociedade daquele tempo, mesmo sendo feita a abolição dos escravos no ano de 1888.

Voltar a questão
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
artigo
relacionado
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Exercícios Brasil Escola