Topo
pesquisar

Exercícios sobre a Revolta do Juazeiro

Exercícios de História do Brasil

Com estes exercícios sobre a Revolta do Juazeiro, você poder averiguar os conhecimentos que tem do período da República dos Oligarcas. Publicado por: Cláudio Fernandes
questão 1

A chamada Revolta ou Sedição do Juazeiro pode ser enquadrada em que período da história política brasileira:

a) República da Espada

b) Período Regencial

c) Segundo Império

d) Invasões Holandesas

e) República dos Oligarcas

questão 2

Leia o texto a seguir: “O padre Cícero chocou-se com as autoridades da Igreja Católica e, ao mesmo tempo, integrou-se no sistema coronelista. Ele se transformou em um misto de padre e coronel que se envolveu com suas forças militares, nas lutas políticas da região. Sua gente disciplinada foi posta a serviço de atividades diversas. Na época da colheita do algodão, milhares de moradores de Juazeiro, em sua maioria mulheres, dirigiam-se ao sertão da Paraíba. A mão de obra necessária à construção de açudes, nos anos de 1920, foi recrutada graças a seu prestígio. Mesmo após sua morte, em 1934, a devoção ao padre Cícero continuou no Nordeste, chegando a nossos dias.” (FAUSTO, Boris. História do Brasil. São Paulo: EDUSP, 2013. p.253)

A partir das informação dos historiador Boris Fausto, podemos dizer que a pessoa de Padre Cícero:

a) restringia-se à atividade religiosa, atuando como pregador no sertão.

b) só tinha prestígio popular por conta de seu poder político que se sobrepunha ao poder religioso.

c) construiu um misto de poder político e religioso, cativando, assim, o prestígio e a confiança do povo.

d) valia-se da religião apenas como um charlatão, como ficaria comprovado após a sua morte.

e) sua autoridade política era quase nula, apesar de ter comprado o título de coronel.

questão 3

A guerra que estourou no Ceará em 1914 entre as autoridades políticas locais (lideradas pela família Acioly) e as forças do governo federal (representadas por Franco Melo) teve uma guinada diferente após uma decisão tomada por Pe. Cícero. Essa decisão foi:

a) impedir que os sertanejos de Juazeiro do Norte lutassem ao lado das forças locais.

b) conclamar os sertanejos de Juazeiro do Norte para combaterem ao lado das forças locais.

c) retirar-se, com seus fiéis, das terras de Juazeiro do Norte.

d) dar um golpe de Estado no governo do Ceará.

e) unir-se com as forças do governo federal contra a família Acioly.

questão 4

A Revolta de Juazeiro explica-se, em parte, em razão das atitudes políticas do então Presidente da República, que se impunha autoritariamente aos estados da federação para que se ajustassem às suas determinações. Quem era presidente?

a) Nilo Peçanha

b) Getúlio Vargas

c) Prudente de Morais

d) Deodoro da Fonseca

e) Hermes da Fonseca

respostas
Questão 1

Letra E

A Revolta do Juazeiro foi um dos principais conflitos da chamada República dos Oligarcas (1894-1930), que se caracterizavam por serem levantes de lideranças locais contra o governo federal, fossem essas lideranças tipicamente políticas, fossem estritamente religiosas, como ocorreu em Canudos, na Bahia, em 1898, sob a liderança de Antônio Conselheiro.

Voltar a questão
Questão 2

Letra C

O prestígio de Padre Cícero, “Padim Ciço”, como diziam os seus seguidores, era resultado de sua habilidade como político e de homem religioso, de padre dedicado à sua comunidade. Padre Cícero foi e ainda é considerado por muitos seguidores como um homem santo.

Voltar a questão
Questão 3

Letra B

Padre Cícero aliou-se à família Acioly e às demais autoridades locais do Ceará contra o governo federal e seu representante. Conclamou, assim, os sertanejos que lhe atribuíam prestígio para a guerra, que foi vencida pelos locais.

Voltar a questão
Questão 4

Letra E

O marechal Hermes da Fonseca desenvolveu um tipo de operação política conhecido como “salvacionismo” ou “Política da Salvação”, que pretendia “depurar” o sistema político brasileiro por meio da autoridade militar. Os confrontos com os regimes locais foram inevitáveis, sobretudo no Nordeste, em especial no Ceará e em Alagoas.

Voltar a questão
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
artigo
relacionado
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Exercícios Brasil Escola