Topo
pesquisar

Exercícios sobre Revolta da Vacina

Exercícios de História do Brasil

Por meio destes exercícios sobre Revolta da Vacina, você pode testar o que aprendeu sobre esse fato que ocorreu no Rio de Janeiro em 1904. Publicado por: Cláudio Fernandes
questão 1

(Cesgranrio) O governo Rodrigues Alves (1902-1906) foi responsável pelos processos de modernização e urbanização da Capital Federal - Rio de Janeiro. Coube ao prefeito Pereira Passos a urbanização da cidade e ao Dr. Oswaldo Cruz o saneamento, visando a combater principalmente a febre amarela, a peste bubônica e a varíola. Essa política de urbanização e saneamento público, apesar de necessária e modernizante, encontrou forte oposição junto à população pobre da cidade e à opinião pública porque:

a) mudava o perfil da cidade e acabava com os altos índices de mortalidade infantil entre a população pobre.

b) transformava o centro da cidade em área exclusivamente comercial e financeira e acabava com os infectos quiosques.

c) desabrigava milhares de famílias, em virtude da desapropriação de suas residências, e obrigava a vacinação antivariólica.

d) provocava o surgimento de novos bairros que receberiam, desde o início, energia elétrica e saneamento básico.

e) implantava uma política habitacional e de saúde para as novas áreas de expansão urbana, em harmonia com o programa de ampliação dos transportes coletivos.

questão 2

Oswaldo Cruz, médico sanitarista e especialista em micro-organismos, foi um dos principais defensores e articuladores da campanha pela vacinação obrigatória no governo Rodrigues Alves. Quais ideias científicas guiavam o pensamento do Cruz?

a) positivismo, cujo criador foi August Comte.

b) higienismo, cujo principal difundidor foi Louis Pasteur.

c) sociologismo, defendido por Émile Durkheim.

d) fascismo, criado por Benito Mussolini.

e) pragmatismo, desenvolvido nos Estados Unidos por William James.

questão 3

Uma das medidas aplicadas à cidade do Rio de Janeiro, a partir de 1903, que auxiliou as práticas de higienismo que culminariam na Revolta da Vacina, em 1904, foi:

a) a criação do aterro do Flamengo.

b) a construção da ponte Rio-Niterói.

c) a deportação de imigrantes.

d) a reforma urbana de Pereira Passos.

e) a criação de campos de concentração para doentes de varíola.

questão 4

(Unitau) No governo Rodrigues Alves (1902-1906), ocorreu a revolta da vacina, que estava contextualizada:

a) na modernização e no saneamento do Rio de Janeiro.

b) na modernização e no saneamento do Brasil como um todo.

c) no combate às doenças epidêmicas promovido pela ONU.

d) na recepção aos imigrantes.

e) na oposição entre os setores rural e urbano.

respostas
Questão 1

Letra C

A população revoltou-se contra a campanha de vacinação obrigatória porque, em primeiro lugar, havia uma atmosfera de dúvida com relação à eficácia do profilático, visto que algumas pessoas faleciam logo após receber a injeção. Em segundo lugar, porque o direto de não querer se submeter à ação da política pública de saúde não foi respeitado.

Voltar a questão
Questão 2

Letra B

O higienismo (termo que provém de higiene) foi uma das principais correntes da medicina da virada do século XIX para o século XX. Essa corrente tinha raízes em vários lugares do mundo, inclusive no Brasil, e influenciou tanto ações científicas quanto políticas de saúde pública.

Voltar a questão
Questão 3

Letra D

A cidade do Rio de Janeiro foi amplamente reformada no governo do prefeito Pereira Passos, que também era engenheiro. Passos procurou promover uma reforma urbana que, ao mesmo tempo, fosse também uma medida intensiva de saneamento básico. Um dos principais objetivos era erradicar doenças, como a febre amarela e a varíola.

Voltar a questão
Questão 4

Letra A

A cidade do Rio de Janeiro, no governo de Rodrigues Alves, teve como prefeito Pereira Passos, um engenheiro que promoveu uma grande reforma urbana na cidade, começada em 1903. Algumas doenças, como a varíola e a febre amarela, precisavam ser erradicadas, e a reforma urbana fazia parte dessa erradicação. Associada a ela, estava a campanha da vacinação obrigatória ocorrida no ano seguinte, em 1904. 

Voltar a questão
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
artigo
relacionado
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Exercícios Brasil Escola