Topo
pesquisar

Exercícios sobre a Revolução Federalista

Exercícios de História do Brasil

Com estes exercícios sobre a Revolução Federalista, você testará os seus conhecimentos sobre um dos principais conteúdos sobre o início da República no Brasil. Publicado por: Cláudio Fernandes
questão 1

Um dos motivos principais de a Revolução Federalista ter estourado no Rio Grande do Sul, na década de 1890, foi o fato de:

a) no Rio Grande Sul ter ocorrido uma tentativa de incorporação do Uruguai à força e à revelia da presidência.

b) no Rio Grande Sul haver um forte núcleo de monarquistas ferrenhos seguidores de Antônio Conselheiro.

c) o então governador ser o populista Getúlio Vargas.

d) o então governador ser o positivista republicano Júlio de Castilhos.

e) o então governador ser o progressista Lionel Brizola.

questão 2

(UEM) "A Proclamação da República não trouxe ao país um período de paz. Havia muita agitação e discordância dentro do próprio Partido Republicano. O motivo do grande descontentamento era o próprio Marechal Deodoro, que governava de modo muito semelhante ao de um Imperador. Depois de dois anos de governo, Deodoro da Fonseca acabou renunciando, isto é, abandonando a presidência; em seu lugar, assumiu o vice-presidente, Marechal Floriano Peixoto. O governo de Floriano Peixoto também foi um período agitado." (EITEL, L. S. Conhecendo o Paraná. São Paulo: Ática, 1992).

Foi durante o Governo de Floriano Peixoto que ocorreu a Revolução Federalista. Sobre esse assunto, assinale a(s) alternativa(s) correta(s).

01) Os federalistas invocavam o espírito da Federação e exigiam mais energia por parte do Governo central e, consequentemente, que ele tirasse a autonomia dos Estados.

02) A Revolução Federalista objetivava a realização de uma revolução socialista que suprimisse a propriedade privada dos meios de produção.

04) Os federalistas queriam que o presidente Floriano Peixoto governasse de uma forma menos centralizadora, dando mais autonomia aos Estados.

08) A Revolução Federalista teve, também, como palco as cidades paranaenses de Lapa e Curitiba. 16) Os líderes da Revolução Federalista almejavam depor o governo de Floriano Peixoto e reimplantar a monarquia constitucional no Brasil.

A somatória das proposições corretas dá:

a) 03

b) 17

c) 20

d) 16

e) 12

questão 3

A alcunha que os partidários sulistas da República da Espada deram aos seus inimigos, partidários do federalismo, foi:

a) mulas.

b) paraguaios.

c) guaranis.

d) gaúchos.

e) maragatos

questão 4

(FGV) Vai-se o marechal ingente, / vai-se o grande alagoano. / E eu leitor, digo somente: Floriano foi um prudente; / seja o Prudente um Floriano." Essa é uma quadrinha do escritor Artur de Azevedo. A respeito dos personagens e do período aos quais se refere podemos dizer que:

a) O escritor, como um crítico dos governos militares, posicionara-se contra a decretação do estado de sítio e o fechamento do Congresso por parte de Floriano Peixoto.

b) O escritor, como um defensor dos ideais socialistas no Brasil, fora contrário ao estado de sítio decretado por Deodoro da Fonseca e prorrogado por Floriano Peixoto.

c) O escritor, como um defensor do "marechal de ferro", mostrava-se satisfeito com a prudência do presidente que, com pulso firme, havia debelado a Revolta de Canudos.

d) O escritor, como um admirador de Floriano Peixoto, saudava a prudência do ex-presidente, que teve de lidar com a Revolução Federalista e com a Revolta da Armada.

e) O escritor, como um democrata, reconhecia o despojamento de Floriano, que aceitou a realização imediata de eleições logo após a renúncia de Deodoro da Fonseca.

respostas
Questão 1

Letra D

O grande difundidor do positivismo no Brasil foi Júlio de Castilho, que também participou ativamente da fundação da república, sendo o primeiro governador do Rio Grande do Sul após a queda da monarquia. A centralização do poder na presidência, na época comandada por militares, incomodava os inimigos políticos de Castilhos. Foi dessa tensão que nasceu a Revolução Federalista.

Voltar a questão
Questão 2

Letra E

As proposições corretas são apenas as de número 04 (Os federalistas queriam que o presidente Floriano Peixoto governasse de uma forma menos centralizadora, dando mais autonomia aos Estados.) e 08 (A Revolução Federalista teve, também, como palco as cidades paranaenses de Lapa e Curitiba).

Voltar a questão
Questão 3

Letra E

Os chamados maragatos eram liderados pelo sulista Gaspar da Silveira Martins. O apelido foi dado ao grupo pelos republicanos gaúchos contrários ao federalismo. O nome diz respeito ao lugar em que os revoltosos federalistas exilaram-se no Uruguai. Esse lugar era uma região colonizada por pessoas vindas da região de Maragateia, Espanha, daí o nome “maragatos”.

Voltar a questão
Questão 4

Letra D

Arthur Azevedo quis, nessa quadra, louvar os feitos de Floriano Peixoto contra as revoltas que lhe fizeram frente durante o seu governo, sobretudo aquelas que ocorreram no Sul do país, como a Revolução Federalista.

Voltar a questão
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
artigo
relacionado
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Exercícios Brasil Escola