Topo
pesquisar

Exercícios sobre a Revolução Pernambucana

Exercícios de História do Brasil

Também conhecida como Revolução dos Padres, a Revolução Pernambucana de 1817 buscou se separar da coroa portuguesa, formando uma República. Publicado por: Tales dos Santos Pinto
questão 1

(Unesp-SP) Leia os itens a respeito da Revolução Pernambucana de 1817:

I – Possui forte sentimento antilusitano, resultante do aumento dos impostos e dos grandes privilégios concedidos aos comerciantes portugueses;

II – Teve participação apenas de sacerdotes e militares, não contando com o apoio de outros segmentos da população;

III – Foi uma revolta sangrenta que durou mais de dois meses e deixou profundas marcas no Nordeste, com os combates armados passando do Recife para o sertão, estendendo-se também a Alagoas, Paraíba e Rio Grande do Norte;

IV – A Revolta foi sufocada apenas dois anos depois por tropas aliadas, reunindo forças armadas portuguesas, francesas e inglesas;

V – Propunha a República, com a igualdade de direitos e a tolerância religiosa, mas não previa a abolição da escravidão.

É correto apenas o afirmado em:

  1. I, II e III.
  2. I, III e V.
  3. I, IV e V.
  4. II, III, IV.
  5. II, III, V.
questão 2

(Unb-DF) A Inconfidência Mineira não foi um fato isolado. Ela está integrada ao contexto social, político e econômico do Brasil colonial. Na Capitania de Minas Gerais, houve muitos outros, e também importantes movimentos rebeldes. Considerando a História do Brasil como um todo, a Inconfidência Mineira também não foi única: ela se coloca ao lado de movimentos como a Conjuração dos Alfaiates (Bahia, 1798), a Conjuração do Rio de Janeiro (1794) e a Revolução Pernambucana de 1817, entre outros que também enfrentaram o domínio colonial.

Adaptado de ANASTASIA, Carla. Os temas da liberdade e da República na Inconfidência Mineira. São Paulo: Ática, 1995.

A esse respeito é incorreto afirmar que:

  1. Ao contrário do movimento de Vila Rica, fortemente marcado pela participação das elites locais, a Conjuração Baiana teve um cunho essencialmente popular.
  2. Todos os movimentos citados no texto inscrevem-se no quadro geral do antigo sistema colonial, quadro esse que também refletia as transformações vividas pela Europa a partir da Revolução Industrial e das revoluções liberais burguesas.
  3. A Revolução Pernambucana de 1817, que eclodiu durante a permanência do Estado Português no Brasil, traçou uma linha libertária que teve prolongamento na Confederação do Equador, dois anos após a Independência.
  4. A imagem de Tiradentes, cultuada durante o período monárquico, sofreu forte oposição por parte daqueles que proclamaram a República, pelo que poderia inspirar contra o novo regime.
questão 3

Os grandes proprietários de terra viram-se presos a dívidas com os comerciantes portugueses – que controlavam as atividades de importação e exportação – e com os altos impostos e taxas estabelecidos pela Coroa Portuguesa. Com isso, a aristocracia agrária e outros brancos livres pobres organizaram um movimento que eclodiu em 06 de março de 1817.

Como ficou conhecido esse movimento na História do Brasil?

  1. Conjuração Baiana
  2. Inconfidência Mineira
  3. Revolução Praieira
  4. Confederação do Equador
  5. Revolução Pernambucana
questão 4

Após derrotarem as tropas defensoras de Portugal, os revoltosos formaram um governo provisório composto por cinco membros. Além disso, estabeleceram a formação de um grupo de emissários que difundiriam o movimento em outras capitanias do Brasil e em algumas nações europeias.” (Disponível em: Revolução Pernambucana – Brasil Escola)

Esse fenômeno histórico, conhecido como Revolução Pernambucana, chegou através do governo provisório inclusive a:

  1. Abolir a escravidão
  2. Proclamar uma República
  3. Instaurar uma nova monarquia
  4. Expulsar os portugueses do Brasil
  5. Conseguir o reconhecimento internacional como órgão de poder no Brasil.
respostas
Questão 1

Letra B. Além de padres e militares, proprietários de terras estiveram na liderança da Revolução no primeiro momento. A Revolução durou 74 dias, proclamando a República na região.

Voltar a questão
Questão 2

Letra D. Ao contrário do que afirmou a alternativa, Tiradentes foi considerado herói nacional pelos republicanos.

Voltar a questão
Questão 3

Letra E. A Revolução Pernambucana chegou inclusive a proclamar uma República na região.

Voltar a questão
Questão 4

Letra B. A República chegou a ter uma lei orgânica baseada nos princípios de liberdade de consciência, de imprensa e de culto.

Voltar a questão
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
artigo
relacionado
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Exercícios Brasil Escola