Topo
pesquisar

Exercícios sobre Tenentismo

Exercícios de História do Brasil

Por meio desta lista de exercícios sobre Tenentismo, você poderá averiguar seus conhecimentos sobre esse importante movimento do período republicano brasileiro. Publicado por: Cláudio Fernandes
questão 1

(UFRJ) Segundo Anita Prestes, "o tenentismo vinha preencher o vazio deixado pela falta de lideranças civis aptas a conduzirem o processo revolucionário brasileiro que começava a sacudir as já caducas instituições políticas da República Velha". (PRESTES, Anita. "A Coluna Prestes". São Paulo: Brasiliense, 1995, p. 73.)

De acordo com o texto, é correto afirmar que:

a) os "tenentes" queriam moralizar a vida política nacional, propondo uma ampla aliança de esquerda.

b) os "tenentes" queriam deixar de ser meros "jagunços" nas mãos das oligarquias estaduais, amparados por um programa democrático.

c) os "tenentes" queriam pôr fim à política democrática instaurada com a República Velha e promover um regime ditatorial único e capaz de finalizar o atraso econômico representado pelas antigas oligarquias cafeeiras.

d) os "tenentes" apresentaram-se como substitutos dos frágeis partidos políticos de oposição aos regimes oligárquicos e à desorganização da sociedade.

e) o tenentismo representou um movimento que buscava romper com a tradição de intervenção militar na política, presente desde a Proclamação da República.

questão 2

(Pucpr) Assim, enquanto Prestes aderia ao comunismo - mostrando, ao mesmo tempo, que a vitória de Getúlio Vargas significaria a mera substituição de uns grupos oligárquicos por outros no poder, (...) os "tenentes se deixavam envolver pela campanha da Aliança Liberal...”. (Prestes, Anita Leocádia. "Uma epopeia brasileira - a Coluna Prestes", Editora Moderna, 1995, pág. 103)

Interpretando o texto e com ajuda de seus conhecimentos históricos, assinale a única alternativa correta:

a) Luiz Carlos Prestes, principal líder da "Coluna Prestes", pretendia derrubar o governo opressivo de Epitácio Pessoa.

b) a Aliança Liberal defendia a candidatura de Júlio Prestes, que governava São Paulo.

c) os Tenentes, expressão do movimento político do "Tenentismo", representavam a ideologia socialista e revolucionária.

d) os grupos oligárquicos substituídos representavam principalmente a cafeicultura.

e) A "Coluna Prestes" nunca foi completamente derrotada pelos legalistas, porque fazia a "guerra de posições", enquanto aqueles faziam a "guerra de movimento".

questão 3

Leia o texto abaixo:

Há uma história do tenentismo antes e depois de 1930. Os dois períodos dividem-se por uma diferença essencial. Antes de 1930, o tenentismo foi um movimento de rebeldia contra o governo da República; depois de 1930, os “tenentes” entraram no governo e procuraram lhe dar um rumo que promovesse seus objetivos.” (FAUSTO, Boris. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2013. p. 263)

Por que a data de 1930 é, como diz o autor, um “divisor de águas” para o Tenentismo?

a) Pelo fato de ter ocorrido em 1930 a restauração da monarquia brasileira.

b) Porque foi em 1930 que Getúlio Vargas saiu do poder, abrindo assim espaço para que os tenentes participassem do governo.

c) Porque foi nesse ano que começou a Revolução de 1930, que mudou toda a estrutura do regime republicano.

d) Pelo fato de a corrente comunista comandada por Luiz Carlos Prestes ter assumido o poder, destituindo os coronéis.

e) Porque foi em 1930 que começou a República dos Tenentes, em oposição à República dos Coronéis.

questão 4

Em que consistiu a Revolta dos 18 do Forte de Copacabana no contexto da República Velha?

a) Consistiu na revolta dos tenentes em Copacabana, Rio de Janeiro. Revolta que saiu vitoriosa, já que os tenentes conseguiram vencer as tropas do governo.

b) Consistiu na primeira manifestação revoltosa dos tenentes, em 5 de julho de 1922, fato que inaugurou o movimento tenentista.

c) Consistiu na junção de forças tenentistas e integralistas para a derrubada do governo Vargas.

d) Consistiu no primeiro levante fascista brasileiro, organizado em Copacabana, Rio de Janeiro.

e) Consistiu no primeiro levante anarquista brasileiro, que tinha por meta transformar a capital do Brasil em um centro de autogestão.

respostas
Questão 1

Letra D

A interpretação de Anita Prestes a respeito do movimento tenentista no contexto da República Velha permite inferir que tal movimento se apresentava como alternativa política aos partidos políticos e ao regime que então vigia. Regime esse caracterizado pelas articulações entre os governos oligárquicos.

Voltar a questão
Questão 2

Letra D

Os grupos oligárquicos que encabeçavam o sistema político da República Velha e eram alvos da crítica tenentista estavam terminantemente vinculados à política econômica da cafeicultura, que determinava, na época, as diretrizes políticas e econômicas do Brasil.

Voltar a questão
Questão 3

Letra C

A Revolução de 1930, que elevou Getúlio Vargas ao poder e desmontou o sistema político oligárquico, foi um divisor de águas da história da república brasileira e, sendo assim, afetou diretamente o movimento tenentista, que procurou brechas no novo governo para reivindicar os seus anseios políticos.

Voltar a questão
Questão 4

Letra B

Na Revolta dos 18 do Forte de Copacabana, os tenentes entraram em confronto com as tropas do governo, tendo o forte sido alvo de artilharia pesada e bombardeios. No dia 5 de julho de 1922, dezessete tenentes e um civil que aderira à Revolta saíram do Forte e marcharam contra os militares. Na troca de tiros, dezesseis morreram e dois saíram feridos, Siqueira Campos e Eduardo Gomes.

Voltar a questão
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
artigo
relacionado
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Exercícios Brasil Escola