Topo
pesquisar

Exercícios sobre Tropicalismo

Exercícios de História do Brasil

Por meio destes exercícios sobre Tropicalismo, você pode averiguar seus conhecimentos a respeito desse movimento musical que surgiu no Brasil em meados da década de 1970. Publicado por: Cláudio Fernandes
questão 1

(ENEM – 2013) Mesmo tendo a trajetória do movimento interrompida com a prisão de seus dois líderes, o tropicalismo não deixou de cumprir seu papel de vanguarda na música popular brasileira. A partir da década de 70 do século passado, em lugar do produto musical de exportação de nível internacional prometido pelos baianos com a “retomada da linha evolutória”, instituiu-se nos meios de comunicação e na indústria do lazer uma nova era musical. (TINHORÃO, J.R. Pequena história da música popular: da modinha ao tropicalismo. São Paulo: Art, 1986 [adaptado]).

A nova era musical mencionada no texto evidencia um gênero que incorporou a cultura de massa e se adequou à realidade brasileira. Esse gênero está representado pela obra cujo trecho da letra é:

a) A estrela d' alva/ no céu desponta/ E a lua tonta/ Com tamanho esplendor. (As pastorinhas, Noel Rosa e João de Barro).

b) Hoje/ Eu quero a rosa mais linda que houver/ Quero a primeira estrela que vier/ Para enfeitar a noite do meu bem. (A noite do meu bem, Dolores Duran).

c) No rancho fundo/ Bem pra lá do fim do mundo/ Onde a dor e a saudade/ Contam coisas da cidade. (No rancho fundo, Ary Barroso e Lamartine Babo).

d) Baby, Baby/ Não adianta chamar/ Quando alguém está perdido/ Procurando se encontrar. (Ovelha negra, Rita Lee.)

e) Pois há menos peixinhos a nadar no mar/ Do que beijinhos que eu darei/ Na sua boca. (Chega de Saudade, Tom Jobim e Vinícius de Moraes).

questão 2

Entre as propostas estéticas do movimento tropicalista, ou Tropicália, pode-se destacar:

a) Uma forte rejeição à contracultura e ao uso de elementos do rock'n roll.

b) O uso de elementos exclusivos da cultura primitiva dos índios brasileiros.

c) O uso da linguagem pop, que pode ser atestada inclusive na capa do álbum Tropicália, ou Panis et Circensis.

d) Ruptura total com a tradição da música brasileira, como o samba e a bossa nova.

e) Ruptura total com o Concretismo, movimento artístico dos anos 1950.

questão 3

Leia as três estrofes abaixo e, em seguida, aponte a alternativa correta.

No pulso esquerdo o bang-bang
Em suas veias corre
Muito pouco sangue
Mas seu coração
Balança um samba de tamborim


Emite acordes dissonantes
Pelos cinco mil alto-falantes
Senhoras e senhores
Ele põe os olhos grandes
Sobre mim

Viva Iracema ma, ma
Viva Ipanema ma, ma, ma, ma...

Os versos acima são da canção “Tropicália”, de Caetano Veloso. Partindo desses versos, é possível afirmar que:

a) Caetano Veloso não se preocupa em passar nenhuma mensagem com a música, apenas enumera palavras soltas, sem sentido algum.

b) Caetano Veloso faz uma crítica irônica ao bairro de Ipanema nos versos finais.

c) Apesar de levar o título de “Tropicália”, essa canção nada tem a ver com o movimento tropicalista.

d) A mistura de elementos aparentemente sem conexão dão o tom da proposta estética da Tropicália.

e) Um dos principais aspectos do movimento tropicalista era falar exclusivamente da cultura nacional.

questão 4

O tropicalismo teve como uma de suas propostas a reinterpretação da cultura brasileira e latino-americana. A capacidade de misturar elementos de culturas estrangeiras aos nossos era uma das principais características que os representantes da Tropicália reivindicavam. Essa característica já havia sido apontada por outro movimento artístico intelectual brasileiro, que era:

a) A “antropofagia cultural”, de Oswald de Andrade

b) O verde-amarelismo, de Cassiano Ricardo

c) O indianismo, de José de Alencar

d) O Parnasianismo, de Olavo Bilac

e) O movimento integralista, de Plínio Salgado.

respostas
Questão 1

Letra D

Rita Lee foi uma das representantes da Tropicália. Integrou o grupo “Os Mutantes”, que participou do álbum Tropicália, ou Panis et Circensis. Após a dissipação do movimento tropicalista, Rita Lee, assim como vários dos outros artistas que pertenceram a tal movimento, incluíram em seus projetos individuais muitos elementos do legado tropicalista.

Voltar a questão
Questão 2

Letra C

A linguagem pop (como o cinema e a música americana) e a propaganda foram de fundamental importância para o tropicalismo. Essa ideia de incluir elementos pop em arte já havia sido disseminada no Brasil com o Movimento Concretista nos anos 1950. Os tropicalistas foram influenciados por concretistas, como Décio Pignatari, os irmãos Augusto e Haroldo de Campos e Hélio Oiticica, e agregaram essas influências à sua proposta estética.

Voltar a questão
Questão 3

Letra D

Há na música elementos aparentemente díspares, como a referência ao “bang-bang” (dos EUA); logo depois ao samba e, mais adiante, à Iracema (romance de José de Alencar) e à Ipanema, bairro do Rio de Janeiro. Esses elementos são ressignificados e compõem a ideia de uma cultura mista, com referências pop, nacionais, locais etc.

Voltar a questão
Questão 4

Letra A

A Antropofagia oswaldiana, da década de 1922, foi uma das principais correntes artísticas e intelectuais que defenderam a assimilação de elementos da cultura estrangeira e sua integração aos nossos aspectos, produzindo assim algo novo.

Voltar a questão
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
artigo
relacionado
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Exercícios Brasil Escola