Exercícios sobre a vitória de JK em 1955

Ao realizar os exercícios sobre a vitória de JK em 1955, tenha em mente o contexto político conturbado do período, que havia uma grande polarização na sociedade brasileira. Publicado por: Tales dos Santos Pinto
Questão 1

(Cesgranrio) A famosa portaria 113 da SUMOC (Superintendência da Moeda e do Crédito) do Ministério da Fazenda, na gestão de Café Filho, foi uma das bases para a implantação de um dos principais programas de governo de JK, os "cinquenta anos em cinco", porque:

a) possibilitou a ampliação das exportações brasileiras para atrair divisas.

b) atraiu investimentos estrangeiros para o setor agroindustrial, que precisava se modernizar.

c) inseriu o Brasil no mercado econômico internacional, por alterar as taxas cambiais.

d) possibilitou a atração do capital estrangeiro associado ao capital nacional.

e) diminuiu a oferta de moedas e dificultou a concessão de empréstimos para conter a inflação.

Ver resposta
Resposta

Letra D. Essa atração a que se refere a questão está relacionada com as vantagens oferecidas aos capitalistas estrangeiros que investissem no país, que poderiam investir no país sem cobertura cambial, o que possibilitou posteriormente a JK colocar em prática seus projetos de modernização apresentados em campanha.

Questão 2

(Puc-SP) Leia o trecho abaixo para responder às questões i e ii.

"O suicídio de Vargas não interrompeu um possível golpe udenista, tanto que Café Filho assumiu a Presidência da República e governou com um ministério conservador. A grande derrota da direita, aí sim, foi em outubro de 1955, quando Juscelino Kubitschek venceu as eleições presidenciais em aliança com João Goulart. A crise de 1961 acabou fortalecendo a democracia como valor fundamental da República."

Marco Antônio Vila. "Jango. Um perfil (1945-1964)". São Paulo: Globo, 2004, p. 240

i – A partir dos vários episódios políticos relacionados pelo texto e de seus conhecimentos sobre o período 1945-1964, pode-se afirmar que a

I) disputa entre direita e esquerda se expressava no confronto que opunha militares e políticos da UDN (União Democrática Nacional) a partidários do PSD (Partido Social Democrático), as duas principais forças políticas da época.

II) morte de Getúlio Vargas, ao contrário do que a história oficial conta, foi provocada por uma ação conservadora de políticos ligados ao PTB (Partido Trabalhista Brasileiro).

III) vitória eleitoral de Juscelino Kubitschek e João Goulart, políticos de esquerda, favoreceu a imediata realização do golpe militar de direita que impediu a posse de JK e depôs Goulart da Presidência em 1964.

IV) renúncia de Jânio Quadros, em 1961, provocou uma profunda crise política e, apesar de tentativas golpistas, negociações políticas asseguraram o respeito à Constituição e a posse do Vice-Presidente João Goulart.

V) eleição presidencial de 1955 definiu o fim da influência varguista, dado o apoio que os sindicatos e as centrais operárias deram à candidatura de João Goulart à Presidência da República.

ii – A frase

I) “O suicídio de Vargas não interrompeu um possível golpe udenista” indica que o autor acredita que o suicídio do Presidente, em agosto de 1954, não impediu a ascensão política da direita.

II) “A grande derrota da direita, aí sim, foi em outubro de 1955” indica que o autor acredita que a vitória eleitoral de Juscelino Kubitschek tenha sido um histórico triunfo político dos comunistas brasileiros.

III) “A crise de 1961 acabou fortalecendo a democracia como valor fundamental da República” indica que o autor acredita que, após a renúncia de Jânio Quadros, o Brasil se tornou definitivamente uma democracia.

IV) “Café Filho assumiu a Presidência da República e governou com um ministério conservador” indica que o autor acredita que a direita conseguiu impor seu projeto de governo de 1954 em diante.

V) “Juscelino Kubitschek venceu as eleições presidenciais em aliança com João Goulart” indica que o autor acredita que não havia, em 1955, qualquer risco para a continuidade da hegemonia política do varguismo.

Escolha a alternativa que contém as duas respostas corretas.

a) i-IV e ii-V.

b) i-V e ii-IIII.

c) i-IV e ii-I.

d) i-II e ii-I.

e) i-III e ii-II.

Ver resposta
Resposta

Letra C. O item IV da questão i refere-se à tentativa de impedimento de posse de João Goulart, que foi garantida com o recurso ao parlamentarismo. O item I da questão i mostra que a direita se manteve no poder com Café Filho, mas foi derrotada nas eleições de 1955 para a chapa de JK e Jango.

Questão 3

A campanha presidencial de Juscelino Kubitschek, em 1955, foi caracterizada pelo discurso da necessidade da modernização brasileira, baseada principalmente no incentivo à industrialização, e que ficou expresso no slogan “50 anos em 5”. Entre as promessas de campanha de JK que efetivariam essas propostas encontram-se:

a) a Transamazônica e a construção da Companhia Siderúrgica Nacional.

b) a construção de Brasília e o Plano de Metas.

c) as Reformas de Base e a construção de Brasília.

d) o combate à corrupção e o Plano de Metas.

e) a construção da Usina de Itaipu e o Plano Salte.

Ver resposta
Resposta

Letra B. Com o Plano de Metas, JK pretendia desenvolver cinco setores da sociedade: alimentação, transporte, energia, educação e indústria de base, além da construção de Brasília.

Questão 4

 “Decreto Legislativo nº 22, de 1956.

Art. 1º: É concedida anistia, ampla e irrestrita, a todos os civis e militares que, direta ou indiretamente, se envolveram, inclusive recusando-se a cumprir ordens de seus superiores, nos movimentos revolucionários ocorridos no país a partir de 10 de novembro de 1955 até 1º de março de 1956, ficando em perpétuo silêncio quaisquer processos criminais e disciplinares relativos aos mesmos fatos.”

BONAVIDES, Paulo, AMARAL, Roberto. Textos políticos da História do Brasil. 3ª ed. Brasília: Senado Federal, Conselho editorial, 2002. v. 7, p. 34.

O decreto, cujo trecho está acima exposto, refere-se a uma tentativa de golpe militar no Brasil:

a) contra a posse de JK, em episódio conhecido como Levante de Aragarças.

b) contra a posse de João Goulart, em episódio conhecido como Levante de Jacareacanga.

c) contra a posse de João Goulart, em episódio conhecido como Protesto dos Marinheiros.

d) contra a posse de Juscelino Kubitschek, em episódio conhecido como Levante de Jacareacanga.

e) contra a posse de Café Filho, em episódio conhecido como Atentado na Rua Tonelero.

Ver resposta
Resposta

Letra D. No fim de 1955 e início de 1956, grupos militares conservadores tentaram impedir a posse de JK, alegando ilegitimidade de sua eleição, em decorrência da pequena margem de vitória sobre os demais candidatos.

Assista às nossas videoaulas


Leia o artigo