Topo
pesquisar

Exercícios sobre o Absolutismo francês

Exercícios de História

Considerado como modelo da organização política da Idade Moderna, o Absolutismo francês representou a centralização política total nas mãos de um monarca. Publicado por: Tales dos Santos Pinto
questão 1

(UFV-MG) A formação dos Estados Nacionais da Europa ocidental, durante a Época Moderna (século XV ao XVIII), embora tenha seguido uma dinâmica própria em cada país, apresentou semelhanças em seu processo de constituição. Sobre essas semelhanças é incorreto afirmar:

  1. politicamente, o regime instituído é a monarquia absoluta, da qual a França é o modelo clássico.
  2. o clero e a nobreza tinham posição e prestígio assegurados pela posse de terras e estavam sempre juntos na defesa de seus interesses.
  3. em termos sociais, esse período se caracterizou pela lenta afirmação da burguesia, que estava à frente de quase todos os empreendimentos da época.
  4. para fortalecer o Estado, os reis adotaram um conjunto de medidas para acumular riquezas e desenvolver a economia nacional, denominado de mercantilismo.
  5. a centralização do poder político na Itália ocorreu devido à grande influência da burguesia mercantil de Gênova e Veneza.
questão 2

(FATEC-SP)

A França é uma monarquia. O rei representa a nação inteira, e cada pessoa não representa outra coisa senão um só indivíduo ante o rei. Em consequência, todo poder, toda autoridade, reside nas mãos do rei, e só deve haver no reino a autoridade que ele estabelece. Deve ser o dono, pode escutar os conselhos, consultá-los, mas deve decidir. Deus que fez o rei dar-lhe-á as luzes necessárias, contanto que mostre boas intenções.

Luís XIV – Memórias sobre a arte de governar.

Podemos caracterizar o absolutismo monárquico posto em prática nos países europeus durante a Idade Moderna como:

  1. uma aliança entre um monarca absolutista e a burguesia mercantil, a fim de dominar e excluir o poder da nobreza.
  2. uma aliança bem-sucedida entre a burguesia e o proletariado.
  3. uma forma de governo autoritária, cujo poder estava centralizado nas mãos de uma pessoa que exercia todas as funções do Estado.
  4. um sinônimo de tirania exercida pelo monarca sobre seus súditos.
  5. um poder total concentrado nas mãos da nobreza, no qual cabia aos juízes e deputados a tarefa de julgar e legislar.
questão 3

Indique a alternativa que completa corretamente as palavras que faltam no trecho abaixo.

Chegado o século XVI, a dinastia _____ retomou o fortalecimento da autoridade monárquica em meio às sangrentas guerras religiosas que tomavam o país. No governo do rei ­­­­­_____ (1560 - 1574), vários conflitos entre a nobreza _____ e os burgueses ______ colocaram em risco a estabilidade do poder monárquico. Em 24 de agosto de 1572, a noite de ______ marcou um dos mais violentos confrontos com a morte de 30 mil moradores da cidade de Paris.

  1. Bourbon; Luís XIV; huguenote; católicos; São Patrício.
  2. Orleans; Henrique VI; católica; calvinistas; São Crispim.
  3. Valois; Carlos IX; católica; calvinistas; São Bartolomeu.
  4. Valois; Carlos X; aristocrática; capitalistas; São Bartolomeu.
  5. Bourbon; Carlos IX; católica; calvinista; Santo Antônio.
questão 4

Analise as afirmativas abaixo sobre o Absolutismo francês:

I – Para dar fim aos conflitos de ordem religiosa, o Henrique IV estabeleceu a assinatura do Edito de Nantes, acordo que concedia liberdade de culto aos protestantes.

II – o monarca Luís XIII chegou ao trono delegando amplos poderes ao ministro Richelieu, que tomou medidas que ampliavam os poderes da monarquia sobre os nobres e comerciantes do país, colocando ainda a França contra a dinastia dos Habsburgo durante a Guerra dos Trinta Anos (1618 – 1648).

III – Preparado para o cargo desde criança, o rei Luís XIV sintetizou a supremacia do governo absolutista ao dizer: “o Estado sou eu”. Com o auxílio do ministro Colbert, pôde consolidar o mercantilismo francês, estimulando a atividade burguesa.

Marque a alternativa:

  1. se apenas as alternativas I e II estão corretas.
  2. se apenas as alternativas I e III estão corretas.
  3. se apenas as alternativas II e III estão corretas.
  4. se todas as alternativas estão corretas.
  5. se nenhuma das alternativas está correta.
questão 5

Observe a imagem abaixo.

A família de Luís XIV, de Jean Nocret (1615-1672)
A família de Luís XIV
, de Jean Nocret (1615-1672).*

Nessa imagem é possível perceber o rei Luís XIV retratado como uma figura mitológica, semelhante a um deus. A centralização política de seu reinado chegou ao ápice durante a Idade Moderna, tanto que é atribuída a ele a seguinte frase:

  1. “O Estado sou eu”.
  2. “Vim, vi e venci”.
  3. “Saio da vida para entrar na história”.
  4. “Um homem que se curva não endireita os outros.”
  5. “Parecem-me muito mais seguro ser temido do que ser amado”.

Crédito da Imagem: Web Galery of Art.

respostas
Questão 1

Letra E. O processo de unificação política da Itália ocorreu apenas no século XIX, durante a Época Contemporânea, sendo que antes disso se mantinha dividida em diversos Estados independentes uns dos outros.

Voltar a questão
Questão 2

Letra C. A concentração de poder nas mãos do monarca foi a principal característica do absolutismo, como pode ser percebido pelo texto de Luís XIV, um monarca que chegou a afirmar: “O Estado sou eu”. Foi a concentração absoluta de poder em uma única pessoa.

Voltar a questão
Questão 3

Letra C. Foi durante o Reinado de Carlos IX que ocorreu a noite de São Bartolomeu, em que cerca de 30 mil pessoas morreram. Esse conflito se inseriu nos grandes conflitos religiosos do período da Reforma. No caso francês, apenas com o Édito de Nantes, de 1598, procurou-se conter os conflitos religiosos.

Voltar a questão
Questão 4
Questão 5
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
artigo
relacionado
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Exercícios Brasil Escola