Topo
pesquisar

Exercícios sobre o acidente nuclear em Chernobyl

Exercícios de História

Com estes exercícios sobre o acidente nuclear em Chernobyl, você pode avaliar os seus conhecimentos sobre esse acontecimento catastrófico que marcou os anos 1980. Publicado por: Cláudio Fernandes
questão 1

É correto dizer que a principal causa do acidente ocorrido com o reator 4 da usina nuclear de Chernobyl em 1986, na Ucrânia, deveu-se:

a) a uma sabotagem elaborada pelo serviço secreto americano.

b) a um atentado terrorista da Al-Qaeda, que lançou um avião sobre a usina.

c) ao superaquecimento do reator, em virtude das falhas no sistema hidráulico de resfriamento.

d) ao terremoto que devastou a região do Leste europeu em 1986.

e) a um míssil disparado pela OTAN contra a Ucrânia.

questão 2

(Enem) O acidente nuclear de Chernobyl revela brutalmente os limites dos poderes técnico-científicos da humanidade e as “marchas-à-ré” que a “natureza” nos pode reservar. É evidente que uma gestão mais coletiva se impõe para orientar as ciências e as técnicas em direção a finalidades mais humanas. [GUATTARI, F. As três ecologias. São Paulo: Papirus, 1995 (adaptado)].

O texto trata do aparato técnico-científico e suas consequências para a humanidade, propondo que esse desenvolvimento:

a) defina seus projetos a partir dos interesses coletivos.

b) guie-se por interesses econômicos, prescritos pela lógica do mercado.

c) priorize a evolução da tecnologia, se apropriando da natureza.

d) promova a separação entre natureza e sociedade tecnológica.

e) tenha gestão própria, com o objetivo de melhor apropriação da natureza.

questão 3

Leia o texto abaixo e, em seguida, assinale a alternativa correta:

Os prestadores de socorro das primeiras horas receberam em Chernobyl doses tão altas que sua morte pode ser atribuída com toda certeza ao acidente. Mas, para todas as pessoas que sofreram, na hora ou em seguida, doses médias ou fracas, as coisas são mais complexas. Em princípio, uma pesquisa epidemiológica poderia avaliar, retrospectivamente, o excesso das doenças malignas que afetaram as populações atingidas sobre a taxa normalmente esperada. Mas essa pesquisa não pôde ser feita corretamente em Chernobyl, pois as populações mais afetadas, os bombeiros e as pessoas que puderam ser deslocadas dispersaram-se pelo território da União Soviética, e nenhum acompanhamento pôde ser efetuado. (DUPUY, Jean Pierre. “A catástrofe de Chernobyl vinte anos depois.” Estudos Avançados 21(59). USP. 2007.

A partir do texto de Jean Pierre Dupuy, podemos afirmar que:

a) a União Soviética não se preocupou em amenizar os danos provocados pelo acidente.

b) o número de vítimas é muito superior ao que é afirmado pelo relatório oficial.

c) não houve contaminação de outras cidades ucranianas.

d) não houve contaminação de outras áreas da União Soviética.

e) o número de vítimas diretas é bem menor que o que diz o relatório oficial.

questão 4

Uma das medidas empreendidas pela União Soviética a fim de minimizar os efeitos da explosão do reator 4 da usina nuclear de Chernobyl foi:

a) transportar o material radioativo para outra usina.

b) liberar o material radioativo para dentro do rio próximo à usina.

c) construir uma espessa camada de concreto armado, chamada “sarcófago”, em cima da área do reator.

d) demolir os outros reatores para que não houvesse novas explosões.

e) aterrar o material radioativo na Sibéria.

respostas
Questão 1

Letra C

O acidente com o reator 4 da usina nuclear de Chernobyl ocorreu em 25 de abril de 1986. A causa principal foi uma falha no sistema de resfriamento do referido reator. Essa falha ocorreu por causa de um erro técnico de cientistas que estavam fazendo um teste sobre a capacidade de funcionamento do sistema de refrigeração a um baixo nível de energia. O reator superaqueceu por causa do erro e explodiu, lançando grande quantidade de material radioativo na atmosfera.

Voltar a questão
Questão 2

Letra A

Após o acidente nuclear de Chernobyl, o mundo ficou em alerta para os perigos do uso de energia nuclear por usinas. Se esse tipo de energia já gerava receio por conta das bombas atômicas, após Chernobyl, o medo ganhou outra face. O autor do texto, Félix Guattari, tomou o exemplo desse acidente para fazer um alerta sobre os usos da tecnologia e o que eles significam para a humanidade como um todo.

Voltar a questão
Questão 3

Letra B

Dupuy alerta para o fato de que as vítimas indiretas do acidente ocorrido em Chernobyl podem chegar a números muito superiores aos dos relatórios oficiais. Todavia, é difícil contabilizar tais vítimas, pois elas se dispersaram por vários territórios.

Voltar a questão
Questão 4

Letra C

A principal medida adotada pela União Soviética para inibir os efeitos da explosão de Chernobyl e evitar novas explosões foi vedar o reator com concreto armado. O trabalho de vedação durou cerca de 7 meses, dadas as dificuldades para executar a ação. A camada espessa de concreto foi denominada de “sarcófago”. Antes da vedação, dezenas de helicópteros sobrevoaram o reator e despejaram algumas toneladas de chumbo e areira com o objetivo inicial de restringir o vazamento nuclear.

Voltar a questão
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
artigo
relacionado
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Exercícios Brasil Escola