Topo
pesquisar

Exercícios sobre o antissemitismo

Exercícios de História

Construído ao longo dos séculos, o antissemitismo ainda é uma prática presente nos dias atuais. Publicado por: Tales dos Santos Pinto
questão 1

(Fatec - SP) “Até setembro de 1944, não existiam crianças em Auschwits: eram todas mortas a gás na chegada. Depois dessa data, começaram a chegar famílias inteiras de poloneses: todos eles foram tatuados, inclusive os recém-nascidos.”

LEVI, Primo. Os afogados e os sobreviventes. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1990. p. 71-72.

O texto acima se refere:

  1. ao chamado holocausto do povo palestino.
  2. ao chamado holocausto do povo judeu.
  3. à Primeira Guerra Mundial e à política de Anchluss.
  4. à Segunda Guerra Mundial e à política de Anchluss.
  5. ao terror retratado pelo palestino Levi ao ver seu povo sendo dominado pelos ingleses.
questão 2

(UFU) O depoimento a seguir, escrito por uma pesquisadora polonesa em 1985, relembra momentos de sua adolescência entre judeus em Varsóvia. Trecho 1: anos finais da década de 1930; trecho 2: meados da década de 1940.

Trecho 1

"Àquela época, era difícil para qualquer um ingressar na escola de medicina da Universidade de Varsóvia - para uma moça ou um rapaz judeu, era quase impossível. Embora as universidades polonesas não tivessem chegado a adotar a exclusão total, havia não obstante uma clara restrição extraoficial ao número de judeus admitidos como alunos, em especial nos cursos que preparavam profissionais liberais, como o de medicina."

Trecho 2

"Os guardas obrigam mais e mais pessoas a entrarem, até que fica difícil respirar. Crianças gritam, homens praguejam e blasfemam, uma pessoa fica histérica.

- Vamos botar essas três judias pra fora! - exclama de repente uma mulher. - Estaremos bem melhor sem elas.

Uma forte reprimenda faz com que ela se cale.

- Mais uma palavra - um homem mutilado diz asperamente - e quem vai ser jogada pra fora é você."

BAUMAN, Janina. "Inverno na Manhã. Uma jovem no Gueto de Varsóvia". Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2005, p. 17 e 198.

Considerando a narrativa apresentada e o contexto a que se refere, assinale a alternativa correta.

a) A perseguição nazista aos judeus não causou inicialmente muita estranheza, pois diferentes práticas antissemitas eram comuns no dia a dia em várias partes da Europa.

b) O catolicismo e o anglicanismo eram muito difundidos na Polônia já naquela época. Fato este que justificava o forte preconceito contra outras religiões, até mesmo antes do surgimento do nazismo.

c) O convívio entre praticantes de diferentes religiões é indesejável sobretudo em regiões com culturas tradicionais ou em espaços muito habitados, devido ao risco de violências.

d) Hostilidades, restrições e perseguições são sempre lembradas por escritores que viveram o holocausto, mas não se repetem atualmente devido à grande tolerância religiosa.

questão 3

“A existência de um ódio específico dirigido contra os judeus antecede a era moderna e a criação do próprio termo antissemitismo. Entre suas manifestações mais comuns e destrutivas, estão os pogroms, palavra russa que descreve os grandes ataques de violência contra os israelitas, muitas vezes apoiados por autoridades governamentais. Os pogroms eram normalmente provocados por “libelos de sangue”, falsos rumores de que os judeus usavam o sangue de crianças cristãs em seus rituais.”

Retirado de: ushmm.org – Enciclopédia do Holocausto

De acordo com o texto acima, indique a alternativa incorreta sobre o antissemitismo.

  1. As origens da aversão aos judeus estão assentadas na questão das diferenças religiosas que foram estabelecidas entre judeus e cristãos na Antiguidade.
  2. No processo de formação dos reinos ibéricos, podemos ver que a Reconquista não só marcou a expulsão dos árabes daquele território, mas também a perseguição ou a conversão forçada dos judeus em “cristãos-novos”.
  3. Os cristãos diziam que os praticantes do judaísmo teriam uma índole duvidosa, pois seriam eles mesmos os responsáveis diretos pela morte de Jesus.
  4. Por não pertencerem a um Estado próprio, os judeus eram preconceituosamente vistos como “aproveitadores” que vagueavam pelos países, interessados em se apropriarem das riquezas nacionais.
  5. A questão antissemita foi superada com a criação do Estado de Israel, na região da Palestina. A ocupação feita pelos judeus desse território ocorreu de forma fraterna com os árabes palestinos que lá se encontravam antes da formação do Estado judaico.

 

questão 4

Leia abaixo um trecho de uma entrevista concedida pelo ex-presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, à revista Newsweek, em que ele expõe sua opinião sobre o Holocausto judeu.

Na Segunda Guerra, muitos crimes foram cometidos. Mais de 60 milhões de pessoas foram mortas e um número maior do que esse se tornou refugiado. A questão que eu tenho é, por que em meio de tudo isso que aconteceu na Segunda Guerra, o Holocausto é enfatizado mais do que qualquer outro [evento]? A segunda questão é, por que os políticos do Ocidente se focam tanto neste assunto? Se o evento aconteceu, onde ocorreu, quem foram os responsáveis e qual o papel dos palestinos? Que crime eles cometeram para merecer o que receberam como resultado? Qual o papel deles no Holocausto? Nós vemos o Holocausto como um pretexto para cometer genocídio contra o povo palestino.”

Retirado de: blog.estadao – O que Ahmadinejad fala do Holocausto

A fala do ex-presidente do Irã foi utilizada pela imprensa ocidental como uma afirmação de que Ahmadinejad negava a existência do Holocausto. Essa postura é apresentada ainda como uma nova vertente do:

  1. sionismo.
  2. antissemitismo.
  3. bolchevismo.
  4. judaísmo.
respostas
Questão 1

Letra B. Os campos de concentração criados pelos nazistas durante as décadas de 1930 e 1940 serviram para exterminar uma grande parte da população de origem judaica que vivia na Alemanha e em territórios conquistados – fenômeno histórico conhecido como holocausto judeu. Porém, não foram apenas os judeus a serem vítimas dos nazistas, pois ciganos e homossexuais também foram mortos nesses locais.

Voltar a questão
Questão 2

Letra A. O antissemitismo desenvolveu-se na Europa desde a Antiguidade, quando os romanos ocuparam a Palestina e expulsaram os judeus do local. Após esse fato e principalmente durante a Idade Média, os cristãos hostilizaram os judeus, desenvolvendo uma oposição que iria contribuir para o ideário antissemita do nazismo.

Voltar a questão
Questão 3

Letra E. Ao contrário do que afirma a alternativa, o antissemitismo foi intensificado com a criação do Estado de Israel na Palestina. Isso ocorreu, principalmente, pelo fato de o Estado de Israel ter ampliado seu território através de guerras que expulsaram os palestinos de terras habitadas por seus ancestrais há séculos.

Voltar a questão
Questão 4

Letra B. As falas proferidas pelo ex-presidente do Irã foram tomadas como exemplo de antissemitismo, por ele condenar a prática de expulsão dos árabes do território palestino por parte do Estado de Israel.

Voltar a questão
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
artigo
relacionado
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Exercícios Brasil Escola