Topo
pesquisar

Exercícios sobre Arquitetura Medieval

Exercícios de História

Por meio destes exercícios sobre Arquitetura Medieval, você pode averiguar seus conhecimentos a respeito dessa composição artística típica da Baixa Idade Média. Publicado por: Cláudio Fernandes
questão 1

(Unesp) A vida cultural europeia, na Baixa Idade Média (do XI ao XV séculos), pode ser caracterizada pelo(a):

a) esforço de Ptolomeu para estruturar os conceitos geográficos.

b) multiplicação das Universidades e difusão da arquitetura gótica.

c) deslocamento, de Córdoba para Paris, do centro de gravidade da cultura muçulmana.

d) difusão do dogma escolástico baseado na negação da união entre a fé e a razão para a busca da verdade.

e) decadência do ensino urbano seguido de sua ruralização.

questão 2

(Fuvest) Já se observou que, enquanto a arquitetura medieval prega a humildade cristã, a arquitetura clássica e a do Renascimento proclamam a dignidade do homem. Sobre esse contraste pode-se afirmar que:

a) corresponde, em termos de visão de mundo, ao que se conhece como teocentrismo e antropocentrismo;

b) aparece no conjunto das artes plásticas, mas não nas demais atividades culturais e religiosas decorrentes do humanismo;

c) surge também em todas as demais atividades artísticas, exprimindo as mudanças culturais promovidas pela escolástica;

d) corresponde a uma mudança de estilo na arquitetura, sem que a arte medieval como um todo tenha sido abandonada no Renascimento;

e) foi insuficiente para quebrar a continuidade existente entre a arquitetura medieval e a renascentista.

questão 3

Leia o texto a seguir: “A planta da igreja gótica era em forma de cruz latina. Sua implantação era feita de forma que a nave e a capela-mor se situassem no braço longitudinal no sentido Leste-Oeste. Assim o altar-mor ficaria a Leste, onde nasce o sol, o que costumou-se chamar de cabeceira. A fachada ocidental ficaria preferencialmente a Oeste, onde o sol se põe, numa nítida alusão à necessidade do homem de percorrer um longo caminho para chegar até Deus. Desta forma, o braço do transepto ficaria no sentido Norte-Sul, sendo o lado do Evangelho para o Norte e o lado da Epístola para o Sul. A parte inferior do braço longitudinal da cruz era normalmente dividida em três naves, sendo a central maior que as outras duas, tanto em altura quanto em largura”. (MAIOLINO, C. F. A arquitetura religiosa neogótica em Curitiba entre os anos de 1889 e 1930. Dissertação de Mestrado. Porto Alegre: UFRGS, 2007. p.12)

A partir da descrição do plano arquitetônico de uma catedral gótica, como está expresso no trecho acima, é possível:

a) negar que as doutrinas católicas tenham influenciado em qualquer sentido a construção das catedrais.

b) negar que haja elementos sofisticados da arte arquitetural nas construções das catedrais.

c) afirmar que havia um conhecimento precário de orientação geográfica e de geometria na cultura medieval.

d) afirmar que havia uma forte influência pagã esotérica na composição das catedrais góticas.

e) afirmar que a liturgia católica (ritos e símbolos sagrados) orientava toda a construção das catedrais.

questão 4

Leia o texto a seguir: “Em geral, a educação espiritual deslocou-se das escolas monásticas para instituições mais urbanas que rurais, de caráter antes cosmopolita que regionalista e, por assim dizer, apenas semieclesiásticas, a saber: as escolas, catedrais, as universidades e as studia das novas ordens mendicantes que surgiram quase todas no século XIII e cujos membros desempenharam papel de crescente importância mesmo nas universidades.” (PANOFSKY, E. A arquitetura gótica e escolástica: sobre a analogia entre a arte, filosofia e teologia na Idade Média. Trad. Wolfe Höernke. São Paulo: Martins Fontes, 1991. p. 15.)

Nesse trecho, o estudioso de arte E. Panofsky descreve a atmosfera urbana que surgiu no período conhecido como Baixa Idade Média e também o ambiente cultural que nela se formou. Sobre a relação entre arquitetura das catedrais góticas e a filosofia escolástica, é possível afirmar que:

a) não possuíam qualquer relação.

b) possuíam uma relação mínima, haja vista que os escolásticos não se interessavam pela cultura cristã.

c) possuíam uma relação de total completude. O pensamento de S. Tomás de Aquino, inclusive, é comparado com uma catedral gótica.

d) não havia uma relação direta porque as catedrais eram feitas exclusivamente para a população pobre e iletrada.

e) havia apenas uma relação parcial, já que os filósofos escolásticos só se interessavam pela forma como as catedrais eram construídas.

respostas
Questão 1

Letra B

A arquitetura medieval, em especial a arquitetura empregada nas catedrais góticas, é, ao lado das Universidades, o cenário do florescimento cultural da Baixa Idade Média. Tanto a disposição arquitetônica das catedrais quanto a arte dos vitrais, em seu interior, e as esculturas em alto-relevo, em seu exterior, compõem um conjunto artístico altamente sofisticado.

Voltar a questão
Questão 2

Letra A

A arquitetura medieval, sobretudo as catedrais, traduzia o sentido de totalidade da divindade sobre os homens. A experiência que se tinha no interior de uma catedral gótica era a de se estar junto a Deus. Toda a sua construção tinha o objetivo de deixar isso explícito. Sendo assim, havia a expressão de uma cosmovisão teocêntrica.

Voltar a questão
Questão 3

Letra E

A arquitetura gótica tinha um vínculo direto com o conjunto de símbolos e ritos desenvolvido pela Igreja Católica ao longo dos séculos e orientava-se por eles. Toda a disposição do prédio da catedral, a começar pela sua forma em cruz latina, traduzia o sentido da liturgia, sobretudo daquilo que estava vinculado aos dogmas principais do cristianismo: o nascimento, morte e ressurreição de Jesus Cristo.

Voltar a questão
Questão 4

Letra C

A filosofia escolástica como um todo e a filosofia de S. Tomás de Aquino, em especial, possuem uma similaridade completa com a arte arquitetural gótica. Isso porque em ambos há uma completa busca pela compreensão dos dogmas e dos mistérios da fé cristã e a composição minuciosa de uma estrutura em cujo centro está o mistério da morte e ressurreição de Cristo.

Voltar a questão
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
artigo
relacionado
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Exercícios Brasil Escola