Topo
pesquisar

Exercícios sobre a arte barroca

Exercícios de História

A arte barroca foi uma concepção estética que buscava afirmar os valores católicos. Realize esta lista de exercícios e saiba mais sobre o barroco. Publicado por: Tales dos Santos Pinto
questão 1

O barroco representou um novo padrão estético para a produção artística do ocidente no século XVII, fortemente influenciado pela religiosidade. Entretanto, o barroco tinha também um conteúdo de interesse político, que o inseria em um conflito característico da Idade Moderna. Explique sucintamente qual era este conflito e como o barroco era utilizado neste contexto.

Ver Resposta
questão 2

O barroco surge como uma resposta no campo artístico ao protestantismo, buscando reafirmar os valores católicos, recorrendo principalmente ao uso de imagens e de santos. Entretanto, o barroco se coloca como oposição a outro movimento artístico do século XVI, baseado na racionalidade e na busca da simetria em suas produções artísticas. Qual é este movimento?

  1. Classicismo.
  2. Modernismo.
  3. Renascimento.
  4. Romantismo.
Ver Resposta
questão 3

(Fuvest-SP) O Estado moderno absolutista atingiu seu maior poder de atuação no século XVII. Na arte e na economia suas expressões foram respectivamente:

  1. rococó e liberalismo.
  2. renascentismo e capitalismo.
  3. barroco e mercantilismo.
  4. maneirismo e colonialismo.
  5. classicismo e economicismo.
Ver Resposta
questão 4

O Barroco como afirmação artística religiosa buscava se opor aos conceitos do Renascimento, principalmente a utilização do antropocentrismo e da racionalidade na produção estética. Sobre o barroco, qual das afirmativas abaixo é incorreta:

  1. Há no barroco o surgimento de pinturas e esculturas marcadas por formas retorcidas e tensas.
  2. A preocupação do barroco era reforçar o racionalismo e equilibrá-lo com as emoções, e não em criar uma arte mais emotiva e cotidiana.
  3. A história e atributos de santos e mártires católicos se viam representados com bastante frequência na pintura, nas esculturas e construções do período, sendo que os elementos eram dispostos de maneira pouco simétrica, assumindo na maioria das vezes uma organização diagonal.
  4. A valorização das cores e a contraposição de luzes e sombras tinham grande importância na demonstração dos gestos e estados de espírito do homem.
Ver Resposta
respostas
Questão 1

O barroco estava inserido no conflito religioso da Reforma protestante e da Contrarreforma católica, sendo utilizado para frear os avanços do protestantismo, principalmente através da arte como meio de reafirmação dos valores católicos. As imagens pretendiam causar impacto emotivo, estimulando a reafirmação do sentimento cristão.

Voltar a questão
Questão 2

Letra C. O barroco se opunha ao Renascimento, tanto no conteúdo religioso quanto na forma, pois sua preocupação não era tanto a simetria nas produções artísticas.

Voltar a questão
Questão 3
Questão 4

Letra B. Pelo contrário, a arte emotiva era um dos objetivos do barroco, sendo que tal perspectiva distanciava esta concepção estética das produções mais racionais do renascentismo.

Voltar a questão
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
artigo
relacionado
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Exercícios Brasil Escola