Topo
pesquisar

Exercícios sobre arte egípcia

Exercícios de História

Com estes exercícios sobre arte egípcia, você pode testar seus conhecimentos sobre um dos principais legados do Egito Antigo para a humanidade. Publicado por: Cláudio Fernandes
questão 1

A imagem abaixo é uma fotografia das esculturas que estão na entrada dos Templos de Karnak, em Luxor, no Egito.

Esculturas do templo de Kanark
Esculturas do templo de Kanark

É correto dizer que os Templos de Karnak foram erguidos no contexto:

a) do Médio Império (2.000-1580 a.C.), e todos eram dedicados exclusivamente ao deus Anúbis.

b) de antes do tempo dos faraós, cerca de 5.000 a.C., por influência dos sumérios.

c) do período helenístico, e eram dedicados ao Panteão Grego, que chegou ao Egito por meio de Alexandre Magno.

d) do Novo Império (1580-1085 a.C.), e o mais importante deles dedicava-se ao deus Amon-Rá.

e) do Antigo Império (3.200-2.300 a.C.), e todos eram dedicados exclusivamente ao deus Hórus.

questão 2

(UFMS) Sobre a arte egípcia, é incorreto afirmar:

a) As grandes manifestações da arquitetura egípcia foram os magníficos templos religiosos, as pirâmides, os hipogeus e as mastabas.

b) Na pintura, as figuras eram representadas com os olhos e os ombros em perfil, embora com o restante do corpo de frente.

c) A escultura egípcia obedecia a uma orientação predominantemente religiosa. Eram numerosas as estátuas esculpidas com a finalidade de ficar dentro de túmulos. A escultura egípcia atingiu seu desenvolvimento máximo com os sarcófagos, esculpidos em pedra ou madeira.

d) A cultura egípcia foi profundamente marcada pela religião e pela supremacia política do faraó. Esses dois elementos exerceram grande influência nas artes (arquitetura, escultura, pintura, literatura) e na atividade científica.

e) A gradação, a mistura de tonalidades e o claro-escuro não eram utilizados.

questão 3

Leia o trecho abaixo:

[...] Em todo o caso, elas preservariam o seu corpo sagrado da decomposição. Pois os egípcios acreditavam que o corpo tinha que ser preservado a fim de que a alma pudesse continuar vivendo no além. Por isso impediam a desintegração do cadáver, graças a um elaborado método de embalsamar e enfaixar em tiras de pano.” (GOMBRICH, E.H. A História da Arte. 16ª edição. Trad. Álvaro Cabral. Rio de Janeiro: LTC, 1999. p. 55.)

O texto acima diz respeito a um complexo de monumentos bastante imponente e importante para a civilização egípcia. Trata-se:

a) da Biblioteca de Alexandria

b) do Taj Mahal

c) das grandes pirâmides do Vale de Gizé.

d) o templo da rainha Vasti

e) o Mausoléu de Helicarnasso.

questão 4

(UFSCAR/SP) Analise a imagem:

Pintura egípcia
Pintura egípcia

É correto afirmar que a imagem representa:

a) uma cena do cotidiano dos hititas, na pesagem de mercadorias comercializadas com o povo egípcio.

b) acontecimentos do sonho de Moisés, de libertação do povo hebreu, quando era prisioneiro do faraó egípcio.

c) o início do mundo para os antigos egípcios, quando Nut, deusa do céu e das estrelas, anuncia sua vitória diante de Chu, deus do Ar.

d) o livro dos mortos dos egípcios, com Osíris à direita e Anúbis ao centro, pesando o coração de um morto para avaliar sua vida.

respostas
Questão 1

Letra D

Os templos de Karnak constituem um dos mais prestigiados monumentos artísticos da arte egípcia. Todo o complexo, desde a estrutura arquitetônica dos templos até as esculturas, está bem preservado. Os cultos prestados no principal desses templos eram dedicados ao deus Amon-Rá. Esse templo de Amon-Rá tem mais de 100 metros e mais de 130 colunas com inscrição em hieróglifo.

Voltar a questão
Questão 2

Letra B

A principal característica da pintura egípcia é a frontalidade do corpo e dos olhos e a lateralidade dos membros superiores (braços) e inferiores (pernas). Essa técnica era utilizada como forma de valorização do corpo humano (os pés, por exemplo, eram mais bem representados de lado do que de frente) e também como forma de transmitir a ideia de movimento, de ação, para quem visse a pintura.

Voltar a questão
Questão 3

Letra C

O trecho de Gombrich diz respeito ao complexo de pirâmides do Vale de Gizé, no Egito, situado próximo à cidade do Cairo. O destaque é dado às três maiores pirâmides: Quéfren, Qéops e Miquerinos. É interessante notar que, além de mausoléus, as três grandes pirâmides também testemunham a grande capacidade de observação astronômica dos antigos egípcios, pois, quando vistas de cima, elas fazem um alinhamento perfeito com o “cinturão de Orion”, isto é, com as três principais estrelas da constelação de Orion.

Voltar a questão
Questão 4

Letra D

O livro dos mortos é um dos principais documentos da civilização do Egito Antigo. As quatro divindades mias importantes que fazem parte dos ritos presentes nesse livro são Isis, Hórus, Osíris e Anúbis. A tradução do Livro dos Mortos foi publicada pela primeira vez, em alemão, no ano de 1842, cujo trabalho foi empreendido por Karl Richard Lepsius.

Voltar a questão
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
artigo
relacionado
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Exercícios Brasil Escola