Topo
pesquisar

Exercícios sobre as alianças para a Primeira Guerra Mundial

Exercícios de História

Com estes exercícios sobre as alianças para a Primeira Guerra Mundial, você pode avaliar seus conhecimentos sobre as condições prévias da guerra. Publicado por: Cláudio Fernandes
questão 1

1) É correto dizer que a formação da Tríplice Aliança, em 1882, tendo à frente o Império Austro-húngaro e o Império Alemão, tinha como principal componente ideológico:

a) o comunismo internacionalista.

b) o pangermanismo, ou nacionalismo germânico.

c) o liberalismo clássico.

d) o pan-eslavismo, ou nacionalismo eslavo.

e) o anarquismo niilista.

questão 2

2) (UECE - modificada) A Primeira Guerra Mundial foi uma das mais sangrentas e dispendiosas guerras do mundo contemporâneo. Sabe-se que não foram, apenas, dois tiros de pistola, um único ato – o assassinato do arquiduque Francisco Ferdinando e de sua mulher, Sofia –, o que assinalou o conflito. Inúmeros outros fatores contribuíram para essa guerra. Como fatores que contribuíram para a Primeira Guerra Mundial foram listados os seguintes:

I. Desde o século XIX, os povos dominados por outros países desenvolveram sentimentos nacionalistas. Alguns se agruparam em alianças militares e disputaram a posse das colônias e de outras terras.

II. A intensa rivalidade entre a Alemanha e a Áustria-Hungria, na disputa por mercados consumidores para a venda de seus produtos industriais e a aquisição de matérias-primas, acirrou-se, tomando proporções mundiais.

III. Uma combinação de interesses geopolíticos e uma dose de anarquia internacional resultaram na combinação de competições econômicas, chauvinismos nacionais e rivalidades imperialistas. Entretanto, é correto afirmar que:

a) Apenas o I contribuiu.

b) Apenas II contribuiu.

c) Apenas o II e o III contribuíram.

d) Apenas o I e o II contribuíram.

e) Apenas o I e o III contribuíram.

questão 3

3) Uma das razões para a formação da Tríplice Aliança e da Tríplice Entente dizia respeito:

a) à falta de rivalidades entre as potências europeias na virada do século XIX para o XX.

b) à ascensão do fascismo na Itália, com Benito Mussolini à frente.

c) à ameaça representada pela Revolução Russa, em 1880.

d) às frequentes disputas nacionalistas entre germânicos e eslavos na região dos Bálcãs.

e) à invasão da Polônia pelos nazistas em 1939.

questão 4

4) (FGV-SP – modificada)

 

Primeira guerra
Fonte: Benoit. M. Histoire Cm. Paris: Hatier, 1985. p. 156.

Observe a foto acima. Nela, que é de 1914, ano em que começou a Primeira Grande Guerra, em meio a flores e bandeiras, três potências (França, Rússia e Inglaterra) celebram sua aliança, além de homenagearem a Bélgica, pequeno país que havia sido invadido. Considerando a política internacional da época, assinale a alternativa correta:

a) essa aliança teve como plano principal a invasão da Normandia, no “dia D”.

b) a Inglaterra, após dois anos de guerra, rompeu com essa aliança e passou para o lado alemão.

c) tal aliança, conhecida como Tríplice Entente, saiu-se vitoriosa na guerra.

d) a Rússia foi o país que mais se beneficiou da guerra, por isso saiu dela em 1917.

e) o que ameaçava os países-membros dessa aliança eram propósitos expansionistas do nazismo.

respostas
Questão 1

Letra B

A Tríplice Aliança foi encabeçada pela Alemanha, recém-unificada, e pelo Império Austro-húngaro, ambas nações de origem germânica. Havia uma forte tendência nacionalista na Europa nessa época, e o pangermanismo, que tinha em vista a criação de uma coligação militar, econômica e política germânica, era uma das principais.

Voltar a questão
Questão 2

Letra E

O segundo tópico está errado porque não havia rivalidade entre Alemanha e Áustria-Hungria nessa época. Ao contrário, havia uma nítida e precisa parceria entre as duas nações, tendo em vista os ideais pangermanistas de dominação imperial que as mantinham associadas. 

Voltar a questão
Questão 3

Letra D

A região dos Bálcãs foi historicamente ocupada por povos de várias etnias, como muçulmanos, germânicos, eslavos, italianos e romenos. Entre estes, germânicos e eslavos passaram a travar disputas cada vez mais acirradas a partir do século XIX. A Rússia, por exemplo, apoiava a criação de uma nação chamada Grande Sérvia, que congregaria outras porções de terras do Bálcãs à então já existente Sérvia. Alemanha e Áustria-Hungria eram contra esse projeto. O assassinato do arquiduque Francisco Ferdinando foi o estopim da guerra porque levou ao limite essa rivalidade.

Voltar a questão
Questão 4

Letra C

Os países da Tríplice Entente, com exceção da Rússia, que saiu da guerra antes do término, conseguiram vencer o conflito. Essa vitória de uma guerra que trouxe consequências devastadoras para todos os envolvidos resultou em uma série de tratados. O mais importante foi o Tratado de Versalhes, que impôs à Alemanha responsabilidades pela maior parte do ônus da guerra.  

Voltar a questão
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Exercícios Brasil Escola