Topo
pesquisar

Exercícios sobre as Cruzadas e o desenvolvimento do comércio

Exercícios de História

Com estes exercícios sobre as Cruzadas e o desenvolvimento do comércio, você pode testar os seus conhecimentos sobre alguns dos tópicos mais importantes da Idade Média. Publicado por: Cláudio Fernandes
questão 1

 (PUC-RS) Responda à questão, com base nas afirmativas a seguir, sobre as Cruzadas na Baixa Idade Média:

Vários setores da sociedade europeia tinham interesses nas Cruzadas: a Igreja, o Império Bizantino, os nobres sem terra e as cidades comerciais italianas.

As Cruzadas fracassaram como empreendimento religioso militar, inclusive porque terminaram interrompendo o rico comércio europeu com o Oriente Médio.

Uma nova classe social surgiu, ligada à atividade comercial, e o poder dos nobres começou gradualmente a declinar.

Foi a partir da renovação do poder da Igreja, com o movimento das Cruzadas, que se construíram as grandes catedrais românicas na Europa Ocidental.

 

Pela análise das alternativas, conclui-se que somente estão corretas:

 

a) I e II.

b) I e III.

c) I, II e III.

d) II e IV.

e) III e IV.  

questão 2

 2) As Cruzadas tiveram grande impacto no chamado “Mundo Mediterrânico”, isto é, nas regiões que dependiam diretamente do Mar Mediterrâneo para a sua subsistência. Que civilização controlava majoritariamente o Mar Mediterrâneo antes do movimento cruzadista?

 

a) a civilização bizantina.

b) a civilização assíria.

c) a civilização fenícia.

d) a civilização islâmica.

e) a civilização egípcia.  

questão 3

 (Unesp) No período denominado de Baixa Idade Média, houve desenvolvimento do comércio e florescimento de cidades. O crescimento econômico da Europa Ocidental intensificou-se com a expansão ultramarina do século XV. Considera-se essencial para tal expansão:

 

a) a crise e o enfraquecimento comercial das cidades-Estado italianas, fornecedoras na Europa dos produtos orientais.

b) a centralização do poder político e a possibilidade de investimento de recursos monetários estatais em expedições marítimas.

c) a ocupação de Constantinopla pelos turco-otomanos e o fim dos contatos pacíficos entre Ocidente e Oriente.

d) a abundância de metais na Europa e o crescimento de circulação monetária em condições de financiar empreendimentos dispendiosos.

e) a ruptura da unidade cristã do Ocidente e a formação de religiões cristãs adaptadas à ética da acumulação capitalista.

questão 4

 4) Quais cidades italianas mais se beneficiaram comercialmente com as ações do movimento cruzadista na Baixa Idade Média?

 

a) Gênova e Antuérpia.

b) Amsterdã e Paris.

c) Turim e Milão.

d) Roma e Lyon.

e) Gênova e Veneza.  

respostas
Questão 1

Letra B

O tópico II está incorreto porque as Cruzadas não interromperam o fluxo comercial com o Oriente. Ao contrário, isso foi intensificado. Já o erro do tópico IV está no fato de que o modelo de catedrais construídas foi o gótico, e não o românico.  

Voltar a questão
Questão 2

Letra D

A civilização árabe, que dominou, no século VIII, a região do norte da África, do Oriente Médio e parte do sul da Europa, usava o Mar Mediterrâneo como elo de junção entre todos esses territórios. Foi com as Cruzadas que a hegemonia islâmica sobre o Mediterrâneo deixou de existir.  

Voltar a questão
Questão 3

Letra B

Foi da formação dos grandes centros comerciais durante a Baixa Idade Média que nasceram as primeiras organizações financeiras e estatais modernas. Os estados espanhol e português, por exemplo, foram pioneiros na expansão marítima por estarem envolvidos nesse universo comercial do Mar Mediterrâneo.

Voltar a questão
Questão 4

Letra e

Gênova e Veneza, por serem cidades portuárias, beneficiaram-se grandemente com a abertura comercial do Mar Mediterrâneo provocada pelas Cruzadas. A burguesia europeia começou a se formar na atmosfera das trocas econômicas que ocorriam nessa cidade.  

Voltar a questão
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Exercícios Brasil Escola