Topo
pesquisar

Exercícios sobre as invasões bárbaras

Exercícios de História

As invasões bárbaras contribuíram para a dissolução do Império Romano, proporcionando ainda as instituições que iriam caracterizar a Idade Média na Europa. Publicado por: Tales dos Santos Pinto
questão 1

Todos eles têm membros compactos e firmes, pescoços grossos, e são prodigiosamente disformes e feios que os poderíamos tomar por animais bípedes ou pelos toros desbastados em figuras que usam nos lados das pontes. [...] Tendo porém o aspecto de homens, embora desagradáveis, são rudes no seu modo de vida, de tal maneira que não tem necessidade nem de fogo nem de comida saborosa; comem as raízes das plantas selvagens e a carne semicrua de qualquer espécie de animal que colocam entre suas coxas e os dorsos dos cavalos para as aquecer um pouco.”

Citado em EPINOSA, Fernanda. Antologia de textos históricos medievais. Lisboa: Sá da Costa, 1972.

O texto acima demonstra a impressão de um bispo sobre povos cuja organização social e cultural diferia da sua. Analisando os elementos descritos no texto, pode-se dizer:

  1. que é a fala de um português ao entrar em contato com os indígenas no atual Brasil.
  2. que é a fala dos puritanos ingleses após o conhecimento travado com os índios da América do Norte.
  3. que é a fala dos astecas, definindo as características dos invasores espanhóis.
  4. que é a fala de um romano sobre os povos bárbaros que invadiram o Império.
  5. que é a fala dos hebreus, definindo os egípcios.
questão 2

(UFG – adaptado) No contexto da passagem do mundo antigo para o mundo medieval, duas ondas migratórias, cada uma com suas especificidades, caracterizaram o movimento de populações a que denominamos de “invasões germânicas” ou de “invasões bárbaras”. A primeira instalou Visigodos na Espanha, ostrogodos na Itália, vândalos na Tunísia, burgúndios no norte da Itália. A segunda vaga é a da conquista da Gália (pelos francos) e da Inglaterra (pelos anglo-saxões). Sobre esses deslocamentos populacionais, suas características e relevância, julgue os itens:

I – Algumas tribos germânicas foram pressionadas pelo avanço dos hunos e uma forma de negociação (a federação) permitiu a instalação pacífica de ostrogodos e visigodos no interior das fronteias do Império.

II – Os germanos eram originários da Península Escandinava, falavam uma língua indo-europeia, praticavam a agricultura, a pecuária, a pilhagem e tinham uma organização social baseada no clã.

III – O fortalecimento da civilização urbana, o progresso das relações comerciais e o crescimento das vilas (centros de produção agrícolas autossuficientes e voltados para o mercado) são características da primeira onda migratória.

Estão corretas:

  1. Todas as alternativas.
  2. As alternativas I e II.
  3. As alternativas II e III.
  4. As alternativas I e III.
  5. Nenhuma das alternativas.
questão 3

(UFPR) As invasões germânicas têm início no século IV d.C. e promovem importantes transformações no panorama mediterrâneo, as quais atingem as estruturas do mundo clássico. Identifique, dentre as transformações abaixo, a que corresponde à raiz da protofeudalização da Europa Ocidental: 

a) Substituição do cristianismo pelos cultos celtas e godos nos reinos germânicos.
b) Ruralização e fragmentação do poder político.

c) Desaparecimento do latim como língua escrita e falada, substituída pelos dialetos germânicos.

d) Imposição da maneira de viver dos povos germânicos e consequente destruição da cultura dos povos dominados.

e) Substituição do Direito Romano pelos costumes dos povos invasores.

questão 4

Analise as afirmativas abaixo sobre as invasões bárbaras, indicando se estão certas ou erradas.

I – ( ) C ( ) E - Os vândalos conquistaram o norte da África e, sob o comando de Genserico, formaram seu reino com capital em Cartago. Em 455, aproveitaram de seu fortalecimento econômico e militar para saquear a cidade de Roma;

II – ( ) C ( ) E - As bloquearam qualquer possibilidade de intercâmbio cultural, mantendo inalterada a formação étnica, política, econômica, linguística e religiosa do mundo ocidental;

III – ( ) C ( ) E - Alguns germânicos eram contratados para realizar a guarda pessoal dos imperadores. Na fronteira do Império, os povos que a habitavam foram reconhecidos como federados, tendo a função de evitar que outros povos estrangeiros adentrassem os domínios romanos;

IV – ( ) C ( ) E - Durante o século IV, os povos germânicos foram gradativamente atraídos pela disponibilidade de terras férteis e o clima ameno das possessões romanas. Ao mesmo tempo sofriam com a pressão militar exercida pelos hunos, habilidosos guerreiros mongóis que forçavam a entrada dos germânicos no Império Romano.

A alternativa que indica corretamente a avaliação das afirmativas é:

  1. C-E-C-E
  2. C-E-C-C
  3. E-E-C-E
  4. C-E-E-C
  5. E-E-C-C
respostas
Questão 1

Letra D. O texto do bispo Amiano Marcelino refere-se aos hunos, povos de origem mongólica que realizaram inúmeras guerras em solo europeu.

Voltar a questão
Questão 2

Letra B. O item III está incorreto em decorrência das invasões bárbaras, em nenhuma de suas ondas migratórias, fortalecer a civilização urbana. Pelo contrário, o que houve foi o fortalecimento do mundo rural, a diminuição do comércio e o recrudescimento das vilas.

Voltar a questão
Questão 3

Letra B. A alternativa a está incorreta, pois não houve substituição do cristianismo; a c por não ter sido a alteração da língua o motivo da feudalização; a d por não haver imposição nos modos de viver, mas sim um processo de assimilação das instituições, o que explica também a incorreção de e, no que se refere à questão das instituições jurídicas.

Voltar a questão
Questão 4

Letra B. Ao contrário do que está escrito em II, as invasões bárbaras proporcionaram uma assimilação de vários elementos das culturas bárbaras e romanas, criando os elementos do mundo ocidental da Idade Média.

Voltar a questão
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
artigo
relacionado
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Exercícios Brasil Escola