Topo
pesquisar

Exercícios sobre as Obrigações Feudais

Exercícios de História

Questões sobre os impostos feudais e a exploração da força de trabalho dos camponeses. Publicado por: Rainer Gonçalves Sousa
questão 1

De que modo podemos ver que as relações de servidão estariam marcadas pela exploração da força de trabalho dos camponeses.

questão 2

De que modo as obrigações feudais eram justificadas pela ação dos clérigos?

questão 3

Partindo do seu conhecimento sobre as obrigações feudais, explique o que era:

a) A corveia

b) A talha

c) As banalidades

questão 4

Mediante as várias exigências impostas ao servo, podemos dizer que ele seria o mesmo que um escravo? Justifique a sua resposta.

respostas
Questão 1

A exploração da força de trabalho camponesa poderia ser notada pela dura rotina de trabalho a qual os servos estavam submetidos. Além disso, não bastando o fato de trabalharem nas terras do senhor feudal, o camponês era obrigado a pagar uma série de impostos que elevavam a quantidade de alimentos a serem entregues aos senhores feudais. Com isso, notamos que os camponeses acabavam se submetendo a duras condições de vida para satisfazer todas essas obrigações.

Voltar a questão
Questão 2

Analisando diversos textos medievais, notamos que os clérigos daquele tempo justificavam a exploração da força de trabalho camponesa através de uma argumentação religiosa. Nesta, a Igreja expunha que cada ordem da sociedade feudal era designada por Deus a exercer um tipo de função ou atividade. Desse modo, os padres, bispos e cardeais daquela época diziam que os servos tinham como função obedecer ao seu senhor feudal e executar o trabalho agrícola diário.

Voltar a questão
Questão 3

GABARITO A: A corveia era uma obrigação feudal em que o servo era obrigado a trabalhar de três a quatro dias nas terras do nobre proprietário de terras.

GABARITO B: Era uma taxa em que o camponês retirava parte da produção realizada no manso servil para repassá-la ao senhor feudal.

GABARITO C: As banalidades eram uma série de tributos cobrado pelo uso das instalações e ferramentas do senhor feudal no interior da propriedade. Com essa cobrança, a quantidade da produção agrícola a ser entregue ao senhor feudal crescia significativamente.

Voltar a questão
Questão 4

Não. Mesmo sendo submetido a uma dura rotina de trabalho, o servo não pode ser comparado ao escravo por uma diferença fundamental. O escravo assume a condição de mercadoria e, por essa razão, pode ser comercializado pelo seu proprietário a qualquer tempo. O servo estava ligado à propriedade das terras do senhor pela questão da própria dependência econômica e do discurso religioso empregado na legitimação desse mesmo modo de organização.

Voltar a questão
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
artigo
relacionado
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Exercícios Brasil Escola