Topo
pesquisar

Exercícios sobre cavalaria medieval

Exercícios de História

Por meio destes exercícios sobre cavalaria medieval, você poderá avaliar seus conhecimentos sobre a organização das ordens de cavalaria na Idade Média. Publicado por: Cláudio Fernandes
questão 1

Entre as principais ordens de cavalaria da Idade Média, podemos destacar:

a) Ordem dos Dominicanos e Ordem dos Salesianos.

b) Ordem de Malta e Ordem dos Jacobinos.

c) Ordem dos Cavaleiros Teutônicos e Ordem dos Salesianos.

d) Ordem dos Templários e Ordem dos Franciscanos.

e) Ordem de Malta e Ordem dos Templários.

questão 2

(UFPA) “O escudeiro, antes de entrar na Ordem da Cavalaria durante a Idade Média europeia, deve confessar-se das faltas que cometeu contra Deus [...]”. Libro de La Orden de Caballeria apud PEDRERO-SANCHEZ, Maria Guadalupe. HISTÓRIA DA Idade Média: textos e testemunhas. São Paulo: UNESP, 2000. p. 102.

Sobre esse primeiro “mandamento” que regia o ingresso do jovem na Cavalaria, é importante observar que a:

a) estrutura original da Cavalaria era de natureza guerreira e religiosa, demasiado próxima das ordens monástico-religiosas, o que ameaçava o poder terrenal da nobreza e a unidade espiritual e física da instituição.

b) obrigação para com os preceitos religiosos forjou nos cavaleiros uma moral militar que se sobrepunha à defesa de Deus, da Igreja e da nobreza, quebrando a unidade da Cristandade consolidada desde os tempos imperiais de Roma.

c) Igreja gerou no seio da Cavalaria um sentimento de fraternidade militar, despojando-a de seu papel guerreiro, visando apenas ao combate àqueles que não seguissem os ensinamentos evangélicos, conforme determinavam os príncipes.

d) religiosidade dos cavaleiros determinará o fim da prática dos torneios e das guerras justas, sendo a Cavalaria mais tarde absorvida pelos Estados Absolutistas, servindo apenas para o aparato das cortes reais europeias.

e) Igreja teve um papel fundamental em relação à Cavalaria, incutindo a fé e cristianizando-lhe os rituais, tanto que na oração da Investidura era pedido a Deus que abençoasse a espada do cavaleiro para que ele pudesse defender a Igreja, as viúvas, os órfãos e todos os servidores de Deus.

questão 3

Os principais inimigos contra os quais lutaram os cavaleiros na região do Oriente Médio, com vistas à ocupação da terra sagrada de Jerusalém, foram:

a) os persas.

b) os bizantinos.

c) os romanos.

d) os egípcios.

e) os muçulmanos.

questão 4

(UFPE) Analise as afirmativas abaixo relacionadas com a existência das Cruzadas:

1) As Cruzadas eram expedições organizadas pelos senhores feudais, com a finalidade de reativar a vida nos feudos.

2) As Cruzadas, expedições marcadas por interesses religiosos e econômicos, contavam com a participação da Igreja Católica.

3) As Cruzadas não trouxeram contribuições para a economia no Ocidente, pois criaram conflitos inexpressivos e exacerbaram o fanatismo religioso.

4) A participação da população pobre nas Cruzadas foi significativa e aponta para um dos momentos de crise do sistema feudal.

5) Os lucros dos nobres nas Cruzadas contribuíram para revitalizar a economia feudal, com a adoção do trabalho assalariado.

Está(ão) correta(s):

a) 1, 2, 3, 4 e 5;

b) 2 e 4 apenas;

c) 5 apenas;

d) 2 e 3 apenas;

e) 1 apenas.

respostas
Questão 1

Letra E

A Ordem dos Pobres Cavaleiros de Cristo e do Templo de Salomão (conhecida como Ordem dos Templários) foi uma ordem de cavalaria que durou de 1119 a 1312, tendo nascido das consequências da Primeira Cruzada, de 1096. Ela foi uma das mais importantes ordens de cavalaria da Baixa Idade Média, tal como a Ordem de Malta, ou Ordem Soberana e Militar de Malta, que nasceu de um ramo da ordem religiosa beneditina, mas se tornou uma ordem militar também durante a primeira Cruzada.

Voltar a questão
Questão 2

Letra E

A cavalaria medieval era uma prática intrinsecamente ligada à Igreja e dela devedora. As ordens de cavalaria nasceram durante o processo da Primeira Cruzada, no fim do século XI, processo esse que partiu de um apelo direto da autoridade papal. Todos os membros das ordens de cavalaria estavam subordinados ao papado.

Voltar a questão
Questão 3

Letra E

Os muçulmanos, na época das Cruzadas, controlavam boa parte do mundo médio-oriental, inclusive dominavam o fluxo comercial do Mar Mediterrâneo. Com as investidas dos cavaleiros cristãos contra as posições islâmicas no Oriente Médio, o continente europeu acabou por ficar novamente aberto a trocas comerciais com o Oriente por meio do Mediterrâneo.

Voltar a questão
Questão 4

Letra B

Os cavaleiros cruzados estavam subordinados ao Papa e eram por ele investidos – isto é, dele recebiam sua permissão para atuar, bem como seu título de cavaleiro, de modo que os interesses da Igreja atrelavam-se aos interesses dos cavaleiros. Todo o conjunto das cruzadas empreendidas na Idade Média contou com parcelas diversas da população. A cruzada dos pobres e a das crianças atestam esse fato.

Voltar a questão
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
artigo
relacionado
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Exercícios Brasil Escola