Topo
pesquisar

Exercícios sobre a Civilização Assíria

Exercícios de História

Conhecida por sua militarização e crueldade, a Civilização Assíria reinou em parte da Mesopotâmia entre 1300 a.C. e 612 a.C. Publicado por: Tales dos Santos Pinto
questão 1

(Osec - SP) Os assírios destacaram-se:

  1. pelas suas realizações científicas no campo da astronomia.
  2. pelo notável intercâmbio comercial realizado com os fenícios.
  3. pelo militarismo organizado e cruel.
  4. pela codificação do antigo direito consuetudinário.
  5. pela construção de tumbas monumentais para seus reis.
questão 2

(FATEC) O primeiro exército organizado do mundo, com recrutamento obrigatório e que se tornou uma força permanente após o reinado de Tiglatfalasar III (745 - 728 a. C.), foi uma criação dos:

a) egípcios

b) caldeus

c) assírios

d) sumérios

e) acádios

questão 3

O predomínio social entre este povo cabia a uma aristocracia sacerdotal e militar que sujeitava toda a massa camponesa, a qual era obrigada a pagamento de tributos em cereais, metais, gado e a prestar serviços gratuitos ao Estado. Com a crescente expansão e militarização da sociedade, a produção e os serviços públicos acabaram ficando a cargo das populações vencidas, transformadas em escravos, e grande parte dos lavradores e artesãos passou a compor o exército”.

VICENTINO, C. História Geral. Ensino médio. São Paulo: Scipione, 2000. p. 33.

Apesar de algumas características comuns aos povos que dominaram a região mesopotâmica, percebemos no texto acima a indicação de uma sociedade extremamente militarizada, que escravizou as populações dominadas.

O texto refere-se a que Império da Antiguidade?

  1. Império Assírio.
  2. Império Acádio.
  3. Império Persa.
  4. Império Babilônico.
  5. Império Hebreu.
questão 4

Leia o texto abaixo:

A partir da época de Hamurabi, certos templos passaram a organizar bibliotecas, em que as tabuinhas, cuidadosamente classificadas segundo o gênero e a obra, empilhavam-se em cestos dotados de uma etiqueta de argila, de acordo com um processo igualmente utilizado para a classificação e conservação dos arquivos.”

“Soberanos houve que agiram de modo semelhante em seus palácios. Mas nenhum dedicou a esta atividade tanta energia como Assurbanipal, que afirmava ter recebido dos deuses ‘toda a ciência da escrita’. Ordenava a seus funcionários que procurassem e enviassem ao palácio os originais, ou pelo menos cópias, de todos os textos rituais, religiosos, mágicos, astronômicos, históricos, etc. Suas circulares concluíam a enumeração por conselhos do seguinte tipo, dirigido a seu representante em Borsipa, na Caldeia: ‘E se existir alguma tabuinha em texto ritual, a cujo respeito não te instruí, mas que tu achares bom para o meu palácio, seleciona, toma, e envia-nos’.”

AYMARD, André e AUBOYER, Jeannine. O Oriente e a Grécia Antiga. in CROUZET, Maurice. História Geral das Civilizações. Vol. 1, São Paulo: Difel, 1972. p. 159.

O texto acima descreve a ação do rei Assurbanipal que buscou incentivar a conservação da produção cultural dos povos que havia conquistado. Em qual reino Assurbanipal reinava e qual a biblioteca por ele construída?

  1. Império Macedônico e a Biblioteca de Alexandria.
  2. Império Hitita e a Biblioteca de Hattusa.
  3. Império Babilônico e a Biblioteca da Babilônia.
  4. Império Assírio e a Biblioteca de Nínive.
  5. Reino de Pérgamo e a Biblioteca de Pérgamo.
respostas
Questão 1

Letra C. Os assírios ficaram conhecidos na Antiguidade pela organização de um exército e pela forma com que tratavam seus inimigos no campo de batalha.

Voltar a questão
Questão 2

Letra C. Os assírios construíram seu Império na Antiguidade baseados principalmente na expansão militar e na forma violenta e cruel pela qual tratavam seus inimigos.

Voltar a questão
Questão 3
Questão 4

Letra D. Apesar de serem conhecidos pela imensa crueldade, os assírios construíram também uma das maiores bibliotecas da Idade Antiga, sendo que parte de seu acervo de tabuinhas encontra-se hoje no British Museum, em Londres.

Voltar a questão
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
artigo
relacionado
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Exercícios Brasil Escola