Topo
pesquisar

Exercícios sobre a civilização hebraica

Exercícios de História

Após seu apogeu durante o reinado de Salomão, a civilização hebraica conheceu um profundo processo de declínio que incluiu divisões internas e ocupações estrangeiras. Publicado por: Tales dos Santos Pinto
questão 1

(PUC-SP) Diáspora é o termo que designa a dispersão dos hebreus por várias regiões do mundo, após serem expulsos de seu território no século II. Somente depois de 1948, com a criação do Estado de Israel, esse povo pôde voltar a se reunir num mesmo país. Entretanto, essa reconquista vem sendo, há quase meio século, motivo de contendas entre os israelenses e o povo ocupante daquela região. O ano de 1995, talvez, seja o marco do apaziguamento desses conflitos, uma vez que acordos têm sido realizados pelos seus líderes, sob a chancela da diplomacia internacional – o que, infelizmente, não impediu o assassinato do primeiro-ministro de Israel. O povo que provocou a dispersão dos hebreus no século II e o povo que manteve o confronto com os israelenses desde 1948 são, respectivamente:

  1. os egípcios e os iranianos.
  2. os romanos e os palestinos.
  3. os palestinos e os egípcios
  4. os romanos e os iranianos
  5. os egípcios e os palestinos.
Ver Resposta
questão 2

A história da civilização hebraica é marcada por diversos movimentos migratórios, bem como por conflitos internos e externos ao seu próprio povo na região do Oriente Médio. A partir de seus conhecimentos sobre a história dos hebreus, indique a alternativa que relaciona corretamente as afirmativas abaixo com os eventos apresentados:

  1. Saída gloriosa dos hebreus do Egito, guiados por Moisés.
  2. Dispersão do povo hebreu provocada pelos romanos.
  3. Divisão das tribos hebraicas em dois reinos: Israel e Judá.
  4. Movimento feito pelos judeus espalhados pelo mundo inteiro para a volta à Terra Prometida.
  1. Diáspora – Êxodo – Cisma – Sionismo.
  2. Êxodo – Diáspora – Cisma – Sionismo.
  3. Cisma – Diáspora – Êxodo – Sionismo.
  4. Êxodo – Cisma – Diáspora – Sionismo.
Ver Resposta
questão 3

A organização política da civilização hebraica entrou em declínio a partir do século X, quando profundas crises e invasões assolaram os territórios hebreus. Tal situação ocorreu após a morte de qual rei hebreu, no ano de 935 a.C.?

  1. Davi
  2. Saul
  3. Jeroboão.
  4. Salomão.
  5. Roboão.
Ver Resposta
questão 4

Os judeus foram dominados por diversos povos da Antiguidade, após seu estabelecimento na região da Palestina, no Oriente Médio. Qual das alternativas abaixo NÃO corresponde a um povo que dominou os judeus:

  1. Fenícios.
  2. Macedônios.
  3. Romanos.
  4. Assírios.
  5. Babilônios.
Ver Resposta
questão 5

Analise as afirmativas abaixo:

I - A crise política atingiu seu auge em 935 a.C., momento em que o rei Salomão faleceu, situação que causou a separação dos hebreus em dois diferentes Estados: o Reino de Judá e o Reino de Israel.

II - No século I a.C., os romanos dominaram os judeus depois de subjugar os territórios anteriormente controlados pelos macedônicos.

III - O conhecido Cativeiro Babilônico, que durou meio século, foi interrompido quando o rei persa Ciro I conquistou a Babilônia e libertou os judeus.

IV - Os intensos conflitos entre judeus e romanos resultaram na violenta destruição da cidade de Jerusalém no ano de 70 d. C. Depois de destruírem a capital judaica, o povo judeu foi proibido de retornar à Palestina, no episódio conhecido como Diáspora.

Indique a alternativa correta:

  1. Nenhuma das afirmativas é correta.
  2. Apenas as afirmativas I, II e IV estão corretas.
  3. Apenas as afirmativas III e IV estão corretas.
  4. Todas as alternativas estão corretas.
  5. Apenas as alternativas I, III e IV estão corretas.
Ver Resposta
respostas
Questão 1

Letra B. Expulsos da Palestina pelos romanos, os judeus ficaram dispersos por várias regiões do mundo até o início do século XX, quando o movimento sionista iniciou a campanha para reconquistar a região palestina, palco de intensos conflitos militares até os dias atuais.

Voltar a questão
Questão 2
Questão 3

Letra D. Durante o reinado de Salomão, o reino hebreu conheceu seu apogeu de riqueza e fartura. Porém, após sua morte, as lutas internas formaram dois reinos, o de Judá e o de Israel.

Voltar a questão
Questão 4

Letra A. Apesar de conviverem em áreas próximas, os fenícios não dominaram os hebreus.

Voltar a questão
Questão 5
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Exercícios Brasil Escola