Exercícios sobre a Civilização Micênica

Com estes exercícios, você pode avaliar seus conhecimentos sobre a Civilização Micênica, que habitou a região da Grécia Continental durante o Período Pré-Homérico. Publicado por: Daniel Neves Silva
Questão 1

Os micênicos – também conhecidos como aqueus – habitaram parte da Grécia Continental, desenvolveram cidades-estado e mantiveram certo contato comercial com civilizações estrangeiras. Os micênicos viveram seu auge em qual período da história da Grécia Antiga?

a) Pré-Homérico

b) Homérico

c) Arcaico

d) Clássico

e) Helenístico

Ver resposta
Resposta

Letra A

Os micênicos desenvolveram-se na época da história grega que corresponde ao Período Pré-Homérico. Esse período caracterizou-se pela formação da cultura e do povo grego a partir da junção dos traços de cinco povos distintos: cretenses, dórios, eólios, jônios e os micênicos. O Período Pré-Homérico estendeu-se de 2000 a.C. até 1200 a.C. Os micênicos viveram o seu auge de 1600 a.C. a 1200 a.C.

Questão 2

Os micênicos eram um povo de origem indo-europeia que se estabeleceu na região balcânica por volta de 2000 a.C. e que, entre o período de 1600-1200 a.C., viveu seu auge. Nesse período, os micênicos exerceram a hegemonia nessa região e absorveram um povo importante que habitava uma ilha no Mar Egeu. Estamos falando dos:

a) Dórios

b) Eólios

c) Jônios

d) Cretenses

e) Hititas

Ver resposta
Resposta

Letra D

A chegada dos micênicos coincidiu com a decadência dos cretenses. Os cretenses habitavam a ilha de Creta e estavam em decadência por causa de desastres naturais que os haviam empobrecido. Como os micênicos eram um povo militarizado, os cretenses foram gradualmente sendo absorvidos por volta de 1400 a.C. A absorção dos cretenses fez com que os micênicos adquirissem determinados elementos da cultura desse povo.

Questão 3

Até hoje, os historiadores não sabem ao certo se a Guerra de Troia de fato existiu ou se apenas foi um mito passado de geração em geração no mundo grego e registrado na forma escrita por Homero. No entanto, algumas teorias baseadas em indícios arqueológicos foram formuladas, e uma delas afirma que a Guerra de Troia foi um conflito dos micênicos (chamados de Ahhiyawa pelos seus inimigos) contra os:

a) Egípcios

b) Assírios

c) Hititas

d) Dórios

e) Cretenses

Ver resposta
Resposta

Letra C

Até hoje, não se sabe ao certo se a Guerra de Troia de fato aconteceu ou não. No entanto, as evidências arqueológicos de estudos conduzidos na região levaram alguns historiadores a formularem uma teoria que afirma que o conflito pode ter sido um confronto de hititas contra micênicos. Documentos hititas apontam a existência de um povo chamado Ahhiyawa, na região da Ásia Menor, e que a expansão desse povo fez com que os hititas declarassem guerra a eles, em um local onde Troia pode ter existido.

Questão 4

Assinale abaixo a alternativa que corresponde a uma característica que pertencia aos micênicos:

a) Os micênicos baseavam sua economia no comércio marítimo, e sua forma de governo era conhecida como Talassocracia.

b) Os micênicos possuíam uma sociedade militarista que se organizava em cidades-estado, e Micenas e Tirinto foram as mais famosas.

c) Os micênicos acreditavam que os fundadores da cidade de Micenas haviam sido Rômulo e Remo, que em sua juventude tinham sido criados por uma loba.

d) Os micênicos ficaram conhecidos por possuírem métodos cruéis contra seus inimigos, como o esfolamento humano, e um importante rei de Tirinto construiu a famosa Biblioteca de Tirinto.

e) Os micênicos possuíam uma lenda conhecida como Epopeia de Gilgamesh, na qual um importante rei local partia em uma jornada à procura da eternidade.

Ver resposta
Resposta

Letra B

Os micênicos formaram uma sociedade militarizada na qual uma aristocracia guerreira ocupava cargos administrativos importantes. A constatação da militarização desse povo deu-se a partir de indícios arqueológicos, que apontaram grande quantidade de armas e a construção de enormes fortificações nas cidades micênicas. Cada cidade micênica possuía sua própria administração, por isso, são consideradas como cidades-estado.