Topo
pesquisar

Exercícios sobre a Comuna de Paris

Exercícios de História

Existindo por apenas dois meses, a Comuna de Paris foi a primeira experiência de governo proletário da história da humanidade. Publicado por: Tales dos Santos Pinto
questão 1

(UFRS) Considere as seguintes afirmações sobre a Comuna de Paris.

I – Ocorreu como desdobramento imediato da crise provocada pela queda de Napoleão III e a consumação da derrota francesa ante a Prússia em 1871;

II – Apresentou importantes medidas de cunho popular-progressista, visando dissolver o exército permanente, separar a Igreja do Estado, instituir o ensino gratuito e entregar as fábricas à direção dos trabalhadores;

III – Constituiu o exemplo histórico europeu mais bem-sucedido, no século XIX, de conquista do poder pela burguesia liberal.

Quais estão corretas?

  1. Apenas I.
  2. Apenas II.
  3. Apenas III.
  4. Apenas I e II.
  5. Apenas I e III.
questão 2

Leia o texto abaixo:

A ­­­­­­­­­________ foi a primeira experiência de governo proletário da história. Após o fim da _________, a França estava envolta numa atmosfera que reunia nacionalismo exacerbado, sentimentos de humilhação, ressentimentos pela derrota para os _______ e ódio de classe dos trabalhadores, que responsabilizavam a burguesia pelo desfecho da guerra. Em 18 de março de 1871, os operários revoltaram-se contra o governo republicano e constituíram um comitê central, que criou um órgão de governo revolucionário formado por ________________, eleitos por voto direto e identificados com a luta pelo _______. Surgia assim a _________.

Agora, indique qual alternativa contém as palavras que preenchem corretamente os espaços em branco, de acordo com os fatos do fenômeno histórico citado.

  1. Revolução Russa, Primeira Guerra Mundial, alemães, militares do Exército Vermelho, socialismo e Revolução Russa.
  2. Revolução Francesa, Guerra dos Sete Anos, ingleses, representantes da aristocracia, capitalista e Revolução Francesa.
  3. Comuna de Paris, Guerra Franco-Prussiana, alemães, representantes da população trabalhadora, socialismo e Comuna de Paris.
  4. Comuna de Paris, Guerra Franco-Prussiana, ingleses, representantes do clero, catolicismo e Comuna de Paris.
  5. Revolução Francesa, Guerra Franco-Prussiana, ingleses, representantes da população trabalhadora, capitalismo e Revolução Francesa.
questão 3

Louis-Eugène Varlin foi um operário encadernador francês que participou ativamente do processo revolucionário que culminou com a Comuna de Paris. Em março de 1871, ele escreveu um texto no qual afirmava que:

“enquanto os nossos estadistas procuram substituir o regime do governo pessoal por um governo parlamentar e liberal (estilo Orléans), esperando assim desviar o avanço de uma revolução que ameaça os seus privilégios, nós, os socialistas, que sabemos por experiência que todas as velhas formas políticas são impotentes para satisfazer as reivindicações populares, nós devemos, aproveitando os erros e deslizes dos nossos adversários, apressar a hora da libertação. Devemo-nos dedicar ativamente à preparação dos elementos de organização da sociedade futura, de modo a tornar mais fácil e mais certeira a obra de transformação social que se impõe à Revolução”.

(La Marseillaise, nº 81, 11 de Março de 1871).

Sobre a Comuna de Paris, aponte a alternativa incorreta:

  1. O Governo Republicano liderado por Thiers foi formado para substituir o Império de Napoleão III.
  2. A queda de Napoleão III ocorreu em virtude da derrota francesa na Guerra dos Sete Anos.
  3. Um dos objetivos da Comuna de Paris era realizar uma revolução que desencadeasse uma transformação social que daria o poder aos trabalhadores.
  4. As forças militares formadas para proteger a Comuna dos ataques do exército francês e prussiano tinham como princípio a eleição de oficiais através do voto direto.
  5. Com a declaração da Comuna de Paris, o Governo Republicano liderado por Thiers refugiou-se em Versalhes, de onde partiu a contraofensiva.
questão 4

(FGV) Até hoje se sonha com uma sociedade perfeita, justa e harmoniosa - utópica. No século XIX, o Romantismo produziu muitas utopias, que influenciaram duas correntes ideológicas diferentes: o socialismo e o nacionalismo. A partir de 1848, tais ideias passaram para o campo concreto das lutas sociais na Europa. Já nas novas áreas de domínio colonial, o nascente nacionalismo assumiu o caráter de luta contra a exploração e a presença estrangeira. Respectivamente, os movimentos que exemplificam o socialismo, o nacionalismo na Europa e o nacionalismo contra o domínio europeu são:

  1. a Comuna de Paris, a unificação da Alemanha e a Revolta dos Boxers.
  2. o ludismo, a independência da Grécia e a Guerra dos Cipaios.
  3. a Internacional Socialista, a Revolução do Porto e a Guerra do Ópio.
  4. a Revolução Praieira, a independência da Bélgica e a Guerra dos Bôeres.
  5. o Cartismo, a unificação da Itália e a Revolução Meiji.
questão 5

Analise as duas imagens abaixo sobre a Comuna de Paris:

Ambas fazem uma retratação da Comuna e também da figura feminina. Sobre as duas imagens, é correto afirmar que:

  1. A imagem a é positiva em relação à Comuna de Paris.
  2. A imagem b é negativa em relação à Comuna de Paris.
  3. A imagem b é uma celebração à participação feminina nos confrontos.
  4. A imagem a retrata a Comuna de Paris como uma mulher que está construindo uma nova Paris.
respostas
Questão 1

Letra D. A burguesia liberal não conseguiu impor suas aspirações políticas dentro da organização política da Comuna de Paris.

Voltar a questão
Questão 2

Letra C. A Comuna de Paris foi realmente a primeira experiência de governo proletário da história, formado por trabalhadores em oposição ao Governo republicano que havia capitulado frente aos prussianos.

Voltar a questão
Questão 3

Letra B. A queda de Napoleão III ocorreu em virtude da derrota dos franceses na Guerra Franco-Prussiana.

Voltar a questão
Questão 4
Questão 5

Letra C. A imagem b é uma retratação do papel desempenhado pelas mulheres na defesa da Comuna de Paris, evidenciando o princípio de igualdade entre os sexos pregado pelos communards.

Voltar a questão
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
artigo
relacionado
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Exercícios Brasil Escola