Topo
pesquisar

Exercícios sobre Concílio de Trento

Exercícios de História

Por intermédio da resolução destes exercícios sobre Concílio de Trento, você poderá avaliar seu conhecimento sobre esse acontecimento. Publicado por: Cláudio Fernandes
questão 1

O chamado Concílio de Trento, ocorrido entre as décadas de 1540 e 1560, teve como objetivo principal reafirmar os dogmas católicos. Tal objetivo partiu de uma necessidade no seio da Igreja Católica, que decorreu do impacto exercido:

a) pelo pelagianismo

b) pela Revolução Francesa

c) pela Revolução Russa

d) pelas Reformas Protestantes

e) pela Companhia de Jesus

questão 2

Uma das resoluções do Concílio de Trento visava à padronização do rito da missa. Marque a alternativa que assinala uma característica da missa definida pelo Concílio de Trento:

a) a liturgia abandou todos os símbolos e imagens, desde o sacrário até o uso de batinas pelos padres.

b) os fiéis leigos também poderiam ministrar os sacramentos durante a missa.

c) toda a liturgia deveria ser rezada em latim.

d) o sacerdote deveria rezar a missa de costas para o sacrário e de frente para o público fiel.

e) houve a abolição do ritual da comunhão com a hóstia consagrada.

questão 3

(Cesgranrio) No contexto dos diversos conflitos religiosos que eclodiram na Europa, ao longo do século XVI, identificamos a convocação pela Igreja Católica, a partir de 1545, do Concílio de Trento. Dentre suas determinações, destacamos corretamente o (a):

a) reconhecimento da autoridade política e teológica da Igreja anglicana frente ao papado, encerrando os conflitos provocados na Inglaterra devido à luta de Henrique VIII contra o Vaticano.

b) fim do clero regular como solução para conter os abusos cometidos pela Igreja, tais como a venda de indulgências e sacramentos.

c) oficialização da doutrina calvinista que admitia o lucro comercial como uma dádiva divina e não mais como um pecado usurário, como um novo dogma católico.
d) submissão da Igreja católica aos Estados imperiais laicos e a validade da livre interpretação da Bíblia.
e) reafirmação da hierarquia eclesiástica católica e a reativação do tribunal do Santo Ofício da Inquisição.

questão 4

Do ponto de vista dogmático e teológico, uma das posições que a Igreja Católica reafirmou por meio do Concílio de Trento foi:

a) a rejeição da ideia de Trindade, entre Pai, Filho e Espírito Santo.

b) a necessidade dos sacramentos da confissão e do exame de consciência para o alcance da graça santificante.

c) a permissão de compreensões divergentes dos dogmas católicos, conhecidas sob o nome de heresias.

d) a permissão sem restrições da prática da venda de indulgências.

e) a admissão de mulheres entre altos cargos clericais, incluindo o de papisa.

respostas
Questão 1

Letra D

O Concílio de Trento ocorreu cerca de trinta anos após a deflagração do movimento reformista pelo monge agostiniano Martinho Lutero. As Reformas Protestantes, durante o século XVI, conduziram a Europa a incessantes focos de guerra civil. Em meio à situação de caos político, a Igreja Católica precisou organizar um Concílio para decidir que caminho tomar a partir de então. Esse Concílio foi reunido na cidade de Trento entre as décadas de 1540 e 1560. Essa demora ocorreu sobretudo porque a reunião precisou ser interrompida mais de uma vez por conta das guerras civis religiosas.

Voltar a questão
Questão 2

Letra C

Uma das resoluções do Concílio de Trento referente à celebração da santa missa referia-se justamente à preservação do latim como língua litúrgica, haja vista que foi essa a língua que deu unidade ao mundo cristão durante a Idade Média.

Voltar a questão
Questão 3

Letra E

A hierarquia da Igreja foi mantida com o Concílio de Trento, o que assegurava à Igreja Católica manter-se estruturada como uma instituição tanto com poder espiritual quanto com poder secular. O Tribunal do Santo Ofício, ou Santa Inquisição, foi reconfigurado no século XVI e teve forte presença sobretudo na Península Ibérica.

Voltar a questão
Questão 4

Letra B

A confissão, apoiada no exame de consciência, foi um dos sacramentos reafirmados pela Igreja Católica por meio do Concílio de Trento. A confissão tinha, sobretudo, a função de estabelecer uma mediação entre o fiel e um clérigo, que também poderia ser o seu diretor espiritual.

Voltar a questão
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
artigo
relacionado
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Exercícios Brasil Escola