Topo
pesquisar

Exercícios sobre consequências da Primeira Guerra Mundial

Exercícios de História

Apesar de ser proclamada como a guerra que colocaria fim às outras guerras, a Primeira Guerra Mundial teve como consequência uma série de conflitos posteriores. Publicado por: Tales dos Santos Pinto
questão 1

(PUC-RS) Dentre os desdobramentos políticos-econômicos imediatos na ordem internacional produzidos pela Primeira Guerra Mundial (1914-1918), é correto apontar:

  1. o fim dos privilégios aduaneiros da França no comércio com a Alemanha.
  2. o surgimento da Organização das Nações Unidas, por meio do Tratado de Sevres.
  3. a criação da Iugoslávia, como decorrência das questões políticas dos Balcãs.
  4. a anexação da Palestina, da Síria, e do Iraque ao Império Otomano.
  5. a incorporação da Hungria e da Tchecoslováquia aos domínios austríacos.
Ver Resposta
questão 2

(Ufpel 2008) Artigos do Tratado de Versalhes (séc. XX):

Art. 45 - Alemanha cede à França a propriedade absoluta [...], com direito total de exploração, das minas de carvão situadas na bacia do rio Sarre. 

Art. 119 - A Alemanha renuncia, em favor das potências aliadas, a todos os direitos sobre as colônias ultramarinas. 

Art. 171 - Estão proibidas na Alemanha a fabricação e a importação de carros blindados, tanques, ou qualquer outro instrumento que sirva a objetivos de guerra. 

Art. 232 - A Alemanha se compromete a reparar todos os danos causados à população civil das potências aliadas e a seus bens. 

                                                                                                            MARQUES, Adhemar Martins et all. "História Contemporânea Textos e documentos". São Paulo: Contexto, 1999.

De acordo com o texto e com seus conhecimentos, é correto afirmar que o Tratado de Versalhes: 

a) Encerrou a 2ª  Guerra Mundial, fazendo com que a Alemanha perdesse as colônias ultramarinas para os países dos Aliados. 

b) Extinguiu a Liga das Nações, propondo a criação da Organização das Nações Unidas (ONU), em 1945, com o objetivo de preservar a paz mundial. 

c) Estimulou a competição econômica e colonial entre os países europeus, culminando na 1ª Guerra Mundial. 

d) Permitiu que as potências aliadas dividissem a Alemanha no fim da 2ª Guerra Mundial, em quatro zonas de ocupação: francesa, britânica, americana e soviética. 

e) Impôs duras sanções à Alemanha, no fim da 1ª Guerra Mundial, fazendo ressurgir o nacionalismo e reorganizando as forças políticas do país.

Ver Resposta
questão 3

Leia o trecho abaixo:

A guerra interrompeu uma revolução de valores, de aspirações e de comportamentos iniciados no final do século XIX. Numa síntese rápida, ela suspendeu a expansão do movimento trabalhista europeu, as aspirações dos jovens, das mulheres e das vanguardas intelectuais e artísticas.

BRAICK. P.R.; MOTA, M. B. História das cavernas ao terceiro milênio. São Paulo: Moderna, 2007. p. 540.

Uma das consequências da I Guerra Mundial foi o surgimento de movimentos de caráter nacionalista e conservador, que se opunham no domínio político ao liberalismo desenvolvido no século XIX.

Indique a alternativa abaixo que expõe corretamente dois dos países que desenvolveram essas características:

  1. Suécia e Dinamarca.
  2. Alemanha e Itália.
  3. Noruega e Rússia.
  4. Alemanha e Dinamarca.
  5. Itália e Suécia.
Ver Resposta
questão 4

Leia o texto abaixo:

A Primeira Guerra Mundial, anunciada como a “guerra para terminar com as guerras”, além de preparar conflitos posteriores ainda mais graves, deixou fixa a imagem de devastações e morticínios. Perto de treze milhões foram mortos e vinte milhões feridos. As despesas bélicas não apresentam termo de comparação com as das guerras precedentes e as devastações infligidas aos países, em cujos territórios se desenvolveram as operações ou devido à campanha submarina, alcançaram números vertiginosos. Levando em conta a alta dos preços, o custo total do conflito representa 30% da riqueza nacional francesa, 22% da alemã, 32% da inglesa, 26% da italiana e 9% da norte-americana.

CROUZET, Maurice. História geral das civilizações. v. 15, p. 45.

Apesar da tentativa de colocar a Primeira Guerra Mundial como a “guerra para terminar com as guerras”, o que se viu foi a eclosão de inúmeros outros conflitos, alguns ainda maiores. Das alternativas abaixo, aponte um conflito que não ocorreu como consequência dos desdobramentos da Primeira Guerra Mundial:

  1. Revolução Russa.
  2. Guerra Franco-Prussiana.
  3. Guerra Civil Espanhola.
  4. Segunda Guerra Mundial.
Ver Resposta
respostas
Questão 1

Letra C. A formação da Iugoslávia foi um dos resultados da Primeira Guerra Mundial, configurando a formação de um novo país nos Balcãs. Essa união de diversos estados resultaria décadas depois, durante os anos 1990, em uma sangrenta guerra entre os estados que faziam parte do país.

Voltar a questão
Questão 2

Letra E. O Tratado de Versalhes foi assinado em 1919 e impôs duras sanções à Alemanha, como dispendiosas indenizações e a perda de importantes territórios, além de fomentar novamente o nacionalismo através do nazismo.

Voltar a questão
Questão 3

Letra B. A ascensão do nazismo e do fascismo nos dois países ilustra as duas características expostas acima, impondo limites aos desenvolvimentos apontados no trecho do texto após a subida ao poder desses dois tipos de regime.

Voltar a questão
Questão 4

Letra B. A Guerra Franco-Prussiana ocorreu em 1870-1871, portanto aconteceu antes da I Guerra Mundial, mas foi um conflito que esteve na origem da I Grande Guerra.

Voltar a questão
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Exercícios Brasil Escola