Topo
pesquisar

Exercícios sobre o Consulado na Revolução Francesa

Exercícios de História

Por meio destes exercícios sobre o Consulado na Revolução Francesa, você pode testar seus conhecimentos sobre os aspectos da fase da revolução que se estendeu de 1799 a 1804. Publicado por: Cláudio Fernandes
questão 1

Ao chegar ao poder por meio do golpe de 18 de brumário, que deu fim à fase do Diretório na Revolução Francesa, Napoleão passou a ser cônsul da França, juntamente a mais dois cônsules, que eram:

a) San Martin e Danton.

b) Marat e Saint-Juste

c) Robespierre e Marat.

d) Sieyès e Roger Ducos.

e) Robespierre e Sieyès.

questão 2

(UFPR) Napoleão Bonaparte tornou-se Primeiro-cônsul da França em 1799. Sobre o período napoleônico, é correto afirmar:

a) A chegada de Napoleão Bonaparte ao poder foi uma vitória dos partidários da realeza, que desejavam o retorno da Monarquia na França.

b) A origem aristocrática de Napoleão e o apoio da nobreza francesa foram decisivos para ele derrubar o Diretório e implantar o Consulado.

c) No plano interno, o governo de Napoleão ficou marcado pela reestruturação da burocracia estatal e pelas obras de infraestrutura realizadas.

d) O imperador Napoleão governou a França difundindo a democracia republicana e fortalecendo a representação política nas assembleias do poder legislativo.

e) No plano externo, o período napoleônico caracterizou-se pelo apoio militar à Áustria contra os interesses expansionistas da Inglaterra.

questão 3

Do ponto de vista econômico, qual foi a principal medida implementada pelo Consulado?

a) a criação da indústria de aviões.

b) a criação da indústria automobilística.

c) a exigência de indenização dos austríacos.

d) a contração de empréstimos com a Inglaterra.

e) a criação do Banco da França.

questão 4

(Mackenzie) A Revolução Francesa eliminou privilégios do Antigo Regime, difundindo os princípios da liberdade, da igualdade e da fraternidade. Napoleão Bonaparte adotou medidas que violaram esses princípios. Assinale a alternativa que contém uma dessas medidas:

a) A ratificação da reforma agrária realizada pela Revolução.

b) O congelamento de preços por meio da decretação da Lei do Máximo.

c) A proibição, no Código Civil Napoleônico, de greves operárias.

d) A manutenção do Consulado.

e) O tratado de Tilsit.

respostas
Questão 1

Letra D

Roger Ducos e o abade Siyès integraram, com Napoleão, a chamada fase do Consulado, no contexto da Revolução Francesa. Essa fase durou até o ano de 1804, quando Napoleão, por meio de um plebiscito, conseguiu tornar-se imperador da França.

Voltar a questão
Questão 2

Letra C

Napoleão foi o responsável por reorganizar a estrutura da máquina estatal francesa, bem como por promover amplas reformas urbanas. Além disso, foi no período do Consulado que foram desenvolvidas as bases do Código Civil criado por Napoleão enquanto cônsul e aperfeiçoado também por ele, mas como imperador.

Voltar a questão
Questão 3

Letra E

O Banco da França foi criado em 1800 e era controlado pelo Estado Francês. O objetivo do banco era oferecer crédito para que a burguesia conseguisse ampliar suas atividades.

Voltar a questão
Questão 4

Letra C

O Código Civil Napoleônico foi formulado entre os anos de 1803 e 1804. Apesar de ele ter definido as bases de organização geral da sociedade civil francesa e de essas bases terem servido, a posteriori, como modelo para muitas nações nos séculos XIX e XX, havia certos prejuízos com relação à liberdade. Um desses prejuízos foi a criminalização do direito de greve.

Voltar a questão
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Exercícios Brasil Escola