Topo
pesquisar

Exercícios sobre a Contrarreforma

Exercícios de História

Teste os seus conhecimentos: Faça exercícios sobre a Contrarreforma e veja a resolução comentada. Publicado por: Rainer Gonçalves Sousa
questão 1

(UnB) A Reforma Protestante rompeu com a unidade cristã existente na Europa e deu origem a uma reforma religiosa na Igreja Católica, a chamada Contrarreforma. A esse respeito, julgue os itens adiante.

a) O combate ao lucro e à usura, bases da vida comercial e financeira que se dinamizava ao final da Idade Média, mostrava o descompasso da Igreja romana em relação às transformações ocorridas na sociedade.

b) A ideias de Lutero centravam-se na salvação pela fé e na leitura direta e interpretação pessoal do Evangelho, além de contestarem a supremacia da Igreja sobre o Estado.

c) Exaltando o trabalho e a poupança na conduta humana, Calvino consagrava valores morais e políticos defendidos pela burguesia mercantil.

d) A Contrarreforma significou a tentativa da Igreja Católica de reorganizar-se com base em princípios liberais: abrandamento da hierarquia clerical, e da autoridade papal, tolerância quanto aos hereges e abandono de censura.

Ver Resposta
questão 2

A Igreja Católica, motivada pela Reforma Protestante e por críticas do próprio clero à degradação espiritual dos católicos, tomou a decisão de reunir as mais altas autoridades da Igreja na cidade de Trento, na Itália, para definir uma posição em relação ao Cisma Protestante.

a) Caracterize o Concílio de Trento.

b) Cite cinco decisões estabelecidas no Concílio de Trento.

Ver Resposta
questão 3

(FUVEST - SP) Em 1571 a Igreja Católica criou a Congregação do Índex.

a) Que era Índex?

b) Quais as implicações históricas de sua instituição?

Ver Resposta
questão 4

(PUC - MG) Diante do avanço do protestantismo, o papa Paulo III convoca o XVIII Concílio Ecumênico da Igreja Católica, reunido em Trento, na Itália, a partir de 1545, apresentando como resultados, exceto:

a) o reconhecimento do batismo e do casamento como únicos sacramentos válidos.

b) a instituição dos seminários destinados à formação dos clérigos.

c) o fortalecimento da autoridade pontifical através da infalibilidade do Papa.

d) a adoção do latim como língua litúrgica oficial da Igreja Católica.

e) a determinação do celibato clerical e o combate aos movimentos heréticos.

Ver Resposta
respostas
Questão 1

Apenas a letra “d” é falsa. Ao observar a ascensão de novas Igrejas, os líderes católicos decidiram reafirmar todas as bases fundamentais de sua fé, destacando o poder de mando do papa, o combate às publicações que contrariassem os valores pregados pela Igreja e a perseguição de todos os cristãos que fossem acusados de seguir algum movimento de natureza herética.

Voltar a questão
Questão 2

GABARITO A: O Concílio de Trento foi uma reunião que congregou os mais importantes dirigentes da Igreja Católica para discutir as medidas a serem tomadas com relação ao surgimento do movimento protestante. Por meio das decisões ali tomadas, os clérigos católicos buscaram assegurar os seus fiéis e determinar medidas que promovessem a expansão do catolicismo pelo mundo.

GABARITO B: Entre outras ações tomadas podemos destacar: a reafirmação da infalibilidade papal, a manutenção do celibato clerical, o respeito à hierarquia que organizava a Igreja, a manutenção de todos os sacramentos e a confirmação da transubstanciação.

Voltar a questão
Questão 3

GABARITO A: Consistia em uma lista de livros que eram proibidos a todos os praticantes do catolicismo. Entre as obras conhecidas que figuravam essa lista, podemos destacar “Decameron” de Boccaccio, o “Livro de La oración” do frei Luís de Granada e o “Elogio da Loucura” de Erasmo de Roterdam.

GABARITO B: Do ponto de vista histórico, a imposição do Index motivou a queima de várias obras em praça pública, a perseguição de pessoas acusadas de lerem obras proibidas e o empecilho na disseminação de alguns livros e autores.

Voltar a questão
Questão 4

Letra A. Durante o Concílio de Trento todas as liturgias relacionadas ao cristianismo católico foram reafirmadas. Dessa forma, o batismo e o casamento foram validados junto a todos os outros sacramentos já realizados pelas autoridades religiosas do catolicismo romano. 

Voltar a questão
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
artigo
relacionado
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Exercícios Brasil Escola