Topo
pesquisar

Exercícios sobre a Crise do século XIV

Exercícios de História

A Crise do século XIV marcou o final do feudalismo na Europa Ocidental, abrindo caminho para transformações profundas na sociedade europeia. Publicado por: Tales dos Santos Pinto
questão 1

(Fatec-SP) A dissolução do feudalismo foi apressada, no final da Idade Média, por uma sucessão de acontecimentos que geraram a chamada “crise do século XIV”. Entre esses acontecimentos, é correto citar:

  1. Epidemias, como a Peste Negra, originadas principalmente da falta de estruturas das cidades para suportar o aumento populacional e enfrentar o problema da fome.
  2. Grande Fome, manifestada neste século, devido ao grande número de pragas que destruíram as plantações.
  3. Guerra dos Cem Anos, envolvendo, de um lado, França e Espanha, e, de outro, Inglaterra e Portugal, e que gerou inúmeras mortes.
  4. Revolta dos Camponeses; estes, sem ter o que comer, abandonaram os campos e causaram muitas mortes nas cidades.
  5. Epidemias, como a Peste Bubônica, que matou cerca de 2/3 de toda a população da Europa.
Ver Resposta
questão 2

(Uerj) “Afirmo, portanto, que tínhamos atingido já o ano bem farto da Encarnação do Filho de Deus de 1348, quando, na mui excelsa cidade de Florença, cuja beleza supera a de qualquer outra da Itália, sobreveio a mortífera pestilência.”

BOCCACIO, Giovanni. Decamerão. São Paulo: Círculo do livro, 1991.

No século XIV, a Europa conheceu uma crise, marcada pela tríade “guerra, peste e fome”. No entanto, esta crise possibilitou condições para inúmeras transformações.

Como exemplo dessas transformações, ocorridas a partir do século XV, podemos citar:

  1. aumento da densidade demográfica, determinando o crescimento da produção de alimentos.
  2. reforço dos laços de servidão, provocando a migração de habitantes das cidades para o campo.
  3. início do processo de expansão marítima, fortalecendo as monarquias em processo de centralização.
  4. reabertura do mar Mediterrâneo, promovendo o crescimento de relações econômicas mais dinâmicas.
Ver Resposta
questão 3

A chamada crise do século XIV representou o fim do feudalismo na Europa Ocidental, sendo marcada por três eventos principais, que são:

  1. Guerra dos Cem Anos, jacqueries e Grande Fome.
  2. Cruzadas, abertura do Mediterrâneo e Peste Negra.
  3. Grande Fome, Cruzadas e Peste Negra.
  4. Peste negra, revoltas camponesas e Grande Fome.
  5. Guerra dos Cem Anos, Cruzadas e abertura do Mediterrâneo.
Ver Resposta
questão 4

Sobre a Crise do século XIV, é incorreto afirmar:

  1. que em regiões da Bélgica, França e Inglaterra, os camponeses envolveram-se em grandes revoltas que ficaram conhecidas pelo nome de “jacqueries”.
  2. que as últimas décadas do período medieval foram marcadas por guerras, centralização do poder político e reorganização das atividades econômicas.
  3. que temendo a escassez de alimentos – o que de fato aconteceu –, vários nobres facilitaram a saída dos servos de suas propriedades, pretendendo trocá-los por trabalhadores assalariados.
  4. em pouco tempo, milhares de europeus foram dizimados por uma terrível epidemia que se alastrou graças às péssimas condições de higiene daquela época.
Ver Resposta
questão 5

Observe a imagem abaixo:

Triunfo da Morte, de Pieter Bruegel, o Velho (1526/1530-1569)
Triunfo da Morte, de Pieter Bruegel, o Velho (1526/1530-1569).*

O nome da tela é Triunfo da Morte e ela foi feita por Pieter Bruegel, em 1562. Na tela, é possível perceber como um dos eventos relacionados à chamada Crise do século XIV marcou o imaginário da época. Qual era o evento retratado na tela?

  1. Grande Fome.
  2. Guerra dos Cem Anos.
  3. Revoltas Camponesas.
  4. Peste Negra.

*Crédito da Imagem: Museu do Prado.

Ver Resposta
respostas
Questão 1

Letra E. As demais estão incorretas pelos seguintes motivos: a) o problema a ser combatido não era o aumento populacional, mas sim a inexistência de infraestrutura sanitária, o que contribuiu para a disseminação de doenças; b) os motivos seriam mais climáticos que em decorrência de pragas; c) envolveu apenas França e Inglaterra; d) os camponeses revoltosos não abandonaram o campo.

Voltar a questão
Questão 2

Letra C. A expansão marítima fortaleceu-se após o século XV, garantindo novas fontes de riqueza às monarquias em formação.

Voltar a questão
Questão 3

Letra D. Os principais eventos que caracterizaram a crise do século XIV são mesmo os três, conhecidos ainda como a tríade “guerra, fome e peste”.

Voltar a questão
Questão 4

Letra C. A preocupação com a diminuição da produção agrícola levou os senhores de terras a impedirem a saída dos servos para que pudessem trabalhar nas lavouras.

Voltar a questão
Questão 5

Letra D. A tela busca retratar a Peste Negra e como a morte se alastrou pela sociedade europeia da época. É possível perceber a morte, representada por esqueletos, arrastando inúmeras pessoas e cadáveres, além do desespero da fuga de inúmeras dessas pessoas.

Voltar a questão
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
artigo
relacionado
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Exercícios Brasil Escola